Bem-vindo à Comunidade UBNT

Estudo de caso outdoor: Quais os equipamentos adequados?

Bom dia senhores,

Tenho uma pequena rea (300x200m) em minha fazenda a 100m de distncia de uma

torre de 7m

1) A Ubiquiti possui equipamentos que possam ser instalador na torre atual
para que os devices possam se comunicar diretamente por toda a rea mesmo
que a soluo no fique 100%? No gostaria de ter que colocar outra torre
no meio da rea devido aos custos com torre, postes de energia, obra, etc...

2) Se a opo 1 for impossivel ou oferecer resultados muito ruins, quais
equipamentos devo utilizar na torre 1 e na 2? Pensei no Nanostation M2 (em
AP) e Picostation M2 (qual o melhor modo? wds?) com os devices se conectando
a esta ultima.

3) Adaptando/adicionando uma antena externa de roteador, aquelas pequenas,
aos devices ajudaria?

4) Alguma outra sugesto? As cameras ip so mais capazes na comunicao
comparada a smartphones e outros devices?

Agradeo qualquer ajuda. Por favor no precisam ser suscintos nas explicaes.

Cordialmente.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8527 Pontos

Ol @mbach , agradeo por ter reservado o devido tempo para correr atrs de informaes antes de instalar, no depois que j deu tudo errado. :manwink:

Vamos l, primeiramente sim, a Ubiquiti tem equipamentos que podem fazer o que voc quer, mas o equipamento correto depende de mais dados do local, primeiramente isso parece uma plantao, ento, h algum tipo de plantas altas neste local? Altas eu digo o suficiente para afetar a visada do aparelho que estar conectado com a torre.

A torre, qual seria a altura da mesma, os 5m mencionados no desenho? 100m no  uma distncia muito grande, mesmo se fosse usado antenas normais omni, a maior parte dos dispositivos, mesmo mveis conseguiria retornar o sinal para ele, mesmo que a taxa de transferncia fosse baixa. Mas claro, esta no seria minha recomendao, o correto seria utilizar uma antena direcional setorial de 90 ou 120 graus, que atenderia provavelmente toda a rea.

S no entendi corretamente quantas torres so e como  o esquema de distribuio que voc quer. Seria uma conexo ponto a ponto da primeira para a segunda torre que est no meio do campo e a partir dessa, um ponto de acesso que se comunica com todos os dispositivos,  isso? Os dispositivos seriam de que tipo exatamente, s cmeras e sensores? Eles sero mveis e percorrero todo a rea demarcada em vermelho,  isso?

Se for isso mesmo, acho que a melhor abordagem seria uitilizar equipamentos separados para "backhaul", no sei como se traduz isso para portuugus, no caso recomendaria duas nanostation loco, preferencialmente as M5, uma em cada torre, a qual faz a conexo entre as duas, e na torre que est no meio do campo, um AP adicional com antenas omni possivelmente. Neste caso poderia ser um UAP-Outdoor ou ainda mantendo a linha airMAX, utilizando um rdio rocket conectado  antenas omni, por exemplo.

A segunda torre, no meio do campo  realmente necessria? Talvez fosse mais fcil fazer tudo utilizando uma nica torre, pois ficaria mais fcil utilizar antenas direcionais para atingir corretamente toda a rea demarcada, ao invs de utilizar antenas omni que tem um ganho muito menor...

• mbachmbach 0 Pontos

Ol R4V3R,

Obrigado pelo apoio. Desculpe a demora e vamos as informaes adicionais:

A rea  de pasto que no passa de 1m de altura. No h barreiras.



A torre (crculo vermelho) tem 5 a 6 metros sim. Os 100m seria a distncia dela

at a quina da rea em questo.





Eu s tenho esta torre e gostaria de por um equipamento nela de forma que

fosse suficiente para estabelecar fluxo de dados com iphones, tables, ipcams

e outrospequenos dispositivos por toda a rea circulada de vermelho.

O equipamento estaria em modo AP e os dispositivos se conectariam a ele para

enviar dados de sensores (por exemplo temperatura) a cada 1 minuto. E no caso

de ipcam, fluxo contnuo. Gostariam que todos os dispositivos pudessem enviar

os dados preticamente ao mesmo tempo. Como se fosse 3 pessoas com smarphones

surfando na net ao mesmo tempo.



Uma segunda torre  indesejvel, somente se no houvesse outra forma.

Ento utilizando a torre existente quais modelos ubiquiti voce sugere?

R4V3R, se voce poder me 2 duas opes (Uma com 100% de eficincia e outra

mais simples), eu agradeo, pois a minha aplicao no  to critica.











• R4V3RR4V3R 8527 Pontos
    Entendi, bom queria eu poder ajudar mais, mas esta no  exatamente minha rea, eu trabalho somente com distribuio indoor, e somente com a linha UniFi. Acho que neste caso o pessoal que tem provedor e conhece bem a linha airMAX poderia lhe ajudar melhor.
    Tambm daria para fazer utilizando os UniFi outdoor com antenas setoriais, mas no sei se isso seria recomendvel, pelas distncias envolvidas, eu acho que os rdios airMAX se sairiam melhor, no caso um rocket M2 conectado  uma antena airmax sector de 120. Como so poucos dispositivos a densidade no seria relevante, e aparentemente o trfego de dados ser mnimo, mas isso depende de quantas e quais cmeras voc espera utilizar claro, pois isso pode mudar completamente o cenrio, dependendo do trfego que elas forem gerar.
  • mbachmbach 0 Pontos

R4V3R, fiquei meio perdida...



1) Ento se colocarmos um nanostation loco m5 na torre atual ela no

d conta de cobrir a rea com sinal?Ser que atinge at onde?



E se usarmos uma antena externa com angulo de 120 junto?



2) Se usarmos o UniFi Outdoor na torre atual com as antenas de fbrica

tambem no dar certo? Ser que atinge at onde?

E se adicionarmos uma antena externa omni 2g10?



3) E se combinarmos 1 com 2? No queria por outra torre mas ser que daria certo?

A nanostation na torre atual, sem antena externa, manda sinal para o Unifi, com as

antenas de fbrica, que estar no meio da rea. E os dispositivos em volta acessa

pela Unifi. Ser que assim cobre toda a rea?





Pessoal, ninguem tem outra sugesto? Ficou tudo por conta do R4V3R?:womantongue:

Depois vou tentar no forum em ingls... derrepente alguem d uma dica.



• UBNT-JamieUBNT-Jamie 711 Pontos

Ol mbach,

Se eu entendi certo, da torre para o campo, haver um enlace dedicado. Posso recomendar dois NSM5 loco. Para tal enlace,  recomendado verificar que a visada esteja livre de quaisquer obstrues: www.ubnt.com/airlink. A menos que voc instale um NSM5 loco em cada um dos sites onde haver uma cmera fazendo monitoramento, provavelmente seria mais sbio instalar um dedicado sistema de Wi-Fi no campo. . . 

Quanto ao campo, uma antena omni certamente abranger mais rea de cobertura, pois h um ganho maior (10dBi ou 13dBi) do que as antenas bsicas que veem junto com o UniFi (no mximo, 6dBi). Se quer saber mesmo qual  minha sugesto? Comprar uns UniFi-Outdoor+, conectando-os o primeiro via switch ao enlace NSM5. Se os sinais chegando aos clientes no seja desejvel em todos os casos, pode instalar o resto dos UniFi-Outdoor+, conectando ao primeiro UniFi via wireless uplink (uma forma proprietria de implantar um sistema de WDS / mesh).

Att.,
    Jamie

• R4V3RR4V3R 8527 Pontos
    O Jamie entendeu da mesma forma que eu entendi da primeira vez, como se fossem duas torres, sendo um ponto a ponto entre elas, e redistribuio a partir da torre no meio do campo,  que seu desenho ficou ambguo, d a impresso de serem duas torres.
    Minha sugesto era utilizar um rdio rocket M2 com antenas setoriais(omni no  indicado neste caso) instalado na sua torre(prximo da casa) e apontado para o campo. Pode tambm ser usado o nanostation m2 mas este  um rdio mais fraco e no suporta a utilizao de antenas externas. As antenas que a ubiquiti fornece tem abertura de 90 ou 120, e pelo ngulo de abertura no seu desenho parece-me que uma de 90 atenderia, mas no h como afirmar com certeza, somente testando. Desta forma voc teria apenas um rdio, instalado prximo da casa, com antena direcional apontando para o campo, s isso.
    Como eu comentei, d pra obter o mesmo resultado usando um rdio da linha UniFi como o Outdoor+, mas eu recomendo voc a ficar com a linha airmax mesmo, no vejo nenhuma vantagem em utilizar a linha UniFi no seu cenrio.
  • mbachmbach 0 Pontos

Ok R4V3R! Resumiu e acho que pode dar certo. Obrigada pela fora.

Jamie, obrigada e desculpe pela imagem. Usei-a apenas para capturar

o google earth mas veio com os cones da ubiquiti.

Perguntas finais:

Pansando que os dispositivos estaro a no mx 1m de altura e mais

provavel a 50cm, a que altura devo instalar a antena? 5m mesmo?

Devo dar algum grau de inclinao em direo ao solo?



• R4V3RR4V3R 8527 Pontos

mbach wrote:

Ok R4V3R! Resumiu e acho que pode dar certo. Obrigada pela fora.

Jamie, obrigada e desculpe pela imagem. Usei-a apenas para capturar

o google earth mas veio com os cones da ubiquiti.

Perguntas finais:

Pansando que os dispositivos estaro a no mx 1m de altura e mais

provavel a 50cm, a que altura devo instalar a antena? 5m mesmo?

Devo dar algum grau de inclinao em direo ao solo?

D para calcular a altura mnima da torre pelo google maps(desculpa, pelo airlink), se voc quiser, envie as coordenadas que ns ajudamos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.