Bem-vindo à Comunidade UBNT

Sobre throughput: Mundo real, quanto conseguimos entregar para 30 clientes?

Uma coisa que me deixou meio desconcertado foi a ideia de se conectar muitos clientes por AP. Mas como podemos ter qualidade?

Digamos que eu tenha a seguinte distribuio com clientes conectados em um Rocket M5:

10 Clientes de 1,5 mbps

15 Clientes de 3,00 mbps

05 Clientes de 6,00 mbps

com 80% de garantia

Ser que conseguiremos atender todos os clientes em um mundo real, com interferncia em torno de -90 no AP e entre -86 e -92 nos clientes? 

Comentários

• rocket segura bem mais que isso... com airmax ativado. ate 10 de 10mb/s

• T, mas no vimos nenhuma imagem com pelo menos 20 mbps na competio de quantidade de clientes por AP, teramos que ter bem mais pois certamente com mais de 100 clientes haveria trfego para isto!

Tenho dezenas de Rockets M5 e nenhum chega a 20 mbps, a grande maioria no chega nem a 10 mbps.

Isso  que tem me deixado intrigado!

• Se nao chega e porque nao tem uso. Se seus clientes nao reclamam  por estar segurando bem o rocket... o que mais puxa o processamento  o uso do trafego!

seus clientes perdem pacotes ou reclamam de lentidao?

• Tem uso e h reclamaes, por isto estamos procurando alternativas e informaes.

E veja bem, no acredito que um AP com mais de 100 pessoas no chegue a 20 mbps! No sei quais velocidades foram vendidas mas no imagino ningum vendendo menos que 500 kbps hoje em dia.

As imagens mostradas pelos colegas so bastante desanimadoras ...

• lembre-se que NUNCA todos os clientes usarao ao mesmo tempo... os rocket sao muito bons em multiponto com boas antenas setoriais e tambem sem interferencias claro...

mas qual seu objetivo neste topico? ainda nao entendi bem

• Bom, vamos esclarece algumas coisas:

estamos no mundo real, na minha cidade temos 4 provedores, no h a possibilidade de no termos interferncia.

Veja, se TODOS os clientes estivessem fazendo download, teramos:

10 Clientes de 1,5 mbps = 15 mbps / 15 Clientes de 3,00 mbps =  45 mbps / 05 Clientes de 6,00 mbps = 30 mbps

Isto daria 90 mbps! Lgico que no esto todos fazendo download. O que no consigo entender  como em pocas de FTTX e cabeamento U/FTP, no vejo nenhuma discusso sobre quanto um AP entrega e para quantos clientes.

Colocar mais de 100 clientes em um AP e entregar menos de 20 mbps ... isso  completamente fora da realidade dos provedores do interior do Nordeste do Brasil ...

O que quero com este tpico? Gostaria de ver uma discusso sobre o impacto das novas demandas de Internet e o quanto e como a Ubnt pode nos ajudar, com nmeros reais e sem ignorar o mercado!

• Aqui na cidade onde moro, meu primo possue um provedor grande, em torno de 2 mil clientes... em um dos servidores eu estou com acesso a internet via fibra optica, e com isso cada bairro tem um servidor proprio, e este servidor que gerencia a internet do bairro onde recebo a internet tem link de 100Mb... mas em horario de pico nunca passou dos 50Mb/s ... o que um radio Rocket M5 segura facilmente! Este servidor ao qual estou conectado tem 133 clientes cadastrados e 122 conectados em apenas uma RB Mikrotik que passa para fibra ate seus endereos! Nesse momento que estou postando est sendo usado 22Mb/s D e 6Mb/sUp de link (hora de pico chega a 30Mb/s) com planos que variam de 2 a 30Mb/s ... a maioria dos clientes tem planos de 6Mb e 4 Mb! o meu  de 10Mb/s... se levarmos em consideraao utilizando radios Rocket e nano loco... estaria tudo OK se nao tivessem outros provedores e interferencias proximas... e seria possivel entregar esses planos!

Sem lentidao no acesso e downloads...  o q posso dizer

• yoderyoder 0 Pontos

Aqui usamos canais de 10MHz geralmente (que dimuni pela metadade a capacidade)

Os planos que vendemos vo de 1 a 3 Mbps.

Temos APs com 30 - 40 clientes que funciona tranquilamente.  Dei uma olhada nos grficos agora e no consegui achar um que puxasse mais de 10 Mbps.

• Ol Osvaldo,

A proporo padro de uso  de 1/3, ou seja a cada 3 usurios conectados apenas 1 est navegando.
    E a maioria dos que navega nem sempre consome o mximo de banda. Geralmente  difcil encontrar aps com 40mb de troughput, mas tenha a certeza de que o equipamento suporta sim este throughput.

Lembre-se sempre tenha usurios com sinais acima de -60, e sempre utilizando a mxima modulao possvel.
    Ter um Ap com diversos usurios implica em total controle dos mesmos, caso contrrio a performace ser deteriorizada de acordo com que a clula cresce.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.