Bem-vindo à Comunidade UBNT

Descepção UBNT

Olá pessoal, venho através desta lhes trazer meu descontentamento com a ubiquiti.

Tenho uma rede caprichada, cuido no maior carinho é sério, são 84 devices que assim seja, tudo em nobreak, só uso switch gerenciável, tenho ptp de 40, 30, 15, 20, 50, outro 50 outro 40 km e outros q não vou citar agora pra não perder tempo.

Não aguento mais comprar rocket e airgrid, tão queimando porta lan "adoidado" se é que alguém entende a expressão.

Além disso, nanostation m5 enlaçado em painel não dá pra usar se for além de 800 metros, passou disso vira um lixo de conexão, tem q usar airgrid até 1.200 metros e olhe lá. Se paga tão caro por um aparelho que só funciona pertinho e ainda dá pau.

Gostaria de trocar experiências com alguém que tenha passado pelas mesmas dificuldades pra ver como faço aki e dar os tais pulos do gato.

Grato pela paciência!
bfelipe091

Comentários

• vaquerovaquero 26 Pontos
    Ola amigo, gostaria de compartilhar minha experiencia sobre os equipamentos da ubiquiti mas antes me tire uma duvida, seus "devices" sao clientes de internet ou ptps que vc fez interligando empresas apenas?
  • Alm disso, nanostation m5 enlaado em painel no d pra usar se for alm de 800 metros, passou disso vira um lixo de conexo, tem q usar airgrid at 1.200 metros e olhe l. Se paga to caro por um aparelho que s funciona pertinho e ainda d pau.
    Gostaria de trocar experincias com algum que tenha passado pelas mesmas dificuldades pra ver como fao aki e dar os tais pulos do gato.
    Grato pela pacincia!
    Ol amigo,
    O NanoStation M5 (que no seja loco)  recomendado para enlaces de 5+ quilmetros de distncia. Portanto, gostaria de saber mais informaes sobre a instalao desses produtos em sua rede. Tem algum exemplo em particular que podemos analisar com calma?
    O airGrid, por sua vez,  recomendado para enlaces de 10+ km. Favor compartilhar mais detalhes conosco (inclusive imagens de sua rede, prints de tela da aba main, resultados de testes feitos, etc.).
    Abrao,
    Jamie
    bfelipe091
  • Ola amigo, gostaria de compartilhar minha experiencia sobre os equipamentos da ubiquiti mas antes me tire uma duvida, seus "devices" sao clientes de internet ou ptps que vc fez interligando empresas apenas?
    Olá Vaquero

Tenho na minha rede enlaces a longa distância e clientes de internet. As duas coisas na mesma rede.
  • Olá amigo,

O NanoStation M5 (que não seja loco) é recomendado para enlaces de 5+ quilômetros de distância. Portanto, gostaria de saber mais informações sobre a instalação desses produtos em sua rede. Tem algum exemplo em particular que podemos analisar com calma?

O airGrid, por sua vez, é recomendado para enlaces de 10+ km. Favor compartilhar mais detalhes conosco (inclusive imagens de sua rede, prints de tela da aba main, resultados de testes feitos, etc.).

Abraço,
    Jamie
    Olá Jamie

Então, note que minha dificuldade está no enlace com o painel 5.8(RocketM5).

Especificando melhor, o painel está a 35 metros de altura.
    Geralmente na casa do cliente optamos por instalar primeiro o nanostation m5 16Db. Porém na maioria das vezes não dá certo, até enlaça com 68 ou 70 dependendo da localização, airmax sempre ativado, mas a navegação fica lenta e ocorre perca de pacotes.

Então quando fica assim eu tiro o nano e coloco a airgrid 23Db, que na maioria das vezes até resolve, ontem mesmo não resolveu, tive que colocar airgrid 27Db pra ficar legal a conexão de uma cliente que está a 1,5 km do painel.

Realmente concordo contigo, tenho ponto a ponto com airgrid 27 de 17km que é uma maravilha, nunca deu problema e o cliente nunca reclamou.

E olha só essa, tenho um ptp com uma fazenda a 40 km, uso duas rocket dish30, porém pintou um cliente na saída da cidade, 4 km, coloquei um nanostation m5 lá e enlacei nesse ptp, funciona muito bem, já tem uns 4 meses. E com um painel que seria mais espalhado o sinal não funciona legal, será algo com o rocket???

Já as nossas omnis 2.4 da ubnt funcionam muito bem, nosso sinal pega por toda a cidade, é uma pena ser tão complicado encontrar nano m2 aki na minha região, Mato Grosso. 2.4 é só instalar nos clientes e já era, funciona que é um tiro.

Outra dúvida que tenho é sobre o nano antigo, é possível fazer alguma manha pra que eu possa usar o airmax ativado na omni e possa usar o nano antigo tb??

Pq a princípio se eu ativo o airmax o nano antigo até enlaça, mas não passa internet, isso é fato.

Obrigado e desculpe a bíblia rsrrssrsrs
  • Si, si puedes utilizar airmax en ap, y cliente sin airmax, y todo ok.

mira en foro espaol.

actualiza versiones ultimas a todos los dispositivos, y podrs conectar aunque no tengas airmax en cliente.

sin ningun problema.

forum.ubnt.com/es/showthread.php?t=61009

suelo estar en el foro espaol

saludos.
  • Si, si puedes utilizar airmax en ap, y cliente sin airmax, y todo ok.

mira en foro español.

actualiza versiones ultimas a todos los dispositivos, y podràs conectar aunque no tengas airmax en cliente.

sin ningun problema.

forum.ubnt.com/es/showthread.php?t=61009

suelo estar en el foro español

saludos.
    ok, vou testar no rocket m2 da omni.

hoje o dia foi uma inferno, queimou mais um rocket m5 painel, mesma coisa, porta lan, chove ligações no meu celular, kkkkkkk
  • Ol Jamie

E olha s essa, tenho um ptp com uma fazenda a 40 km, uso duas rocket dish30, porm pintou um cliente na sada da cidade, 4 km, coloquei um nanostation m5 l e enlacei nesse ptp, funciona muito bem, j tem uns 4 meses. E com um painel que seria mais espalhado o sinal no funciona legal, ser algo com o rocket???

Ol amigo,

Sim, o sinal fica mais espalhado mas uma consequncia de usar o painel/setorial em vez de uma antena dish  que o ganho  menor. A antena no d mais potncia para o sistema de rdio, ela manipula a energia de tal forma que  irradiada em uma direo, quanto mais 'espalhada' essa energia, menor a distncia que atinge.

Abraos,
    Jamie
  • Olá Vaquero

Tenho na minha rede enlaces a longa distância e clientes de internet. As duas coisas na mesma rede.
    Amigo, minha experiencia com os produtos da ubiquiti ate entao esta muito boa.

Só tive uma decepção ate hoje com a linha da nanobridge m5, onde apos um tempo as ponteiras param de funcionar e nao conectam no ap. quando chegam a conectar, fica caindo constantemente. incrivel como este problema ocorre depois de 1 ano quando acaba a garantia. tentei trocar sem sucesso.

Mas no geral to satisfeito com a qualidade que estes produtos oferecem.
    Nos PtPs usava nanobridge m5 5.8, mas devido a muita interferencia na polarizacao vertical, uma vez que as nanobridges trabalham polarizadas simultaneamente na horizontal e vertical, estou mudando para a airgrid 5.8. ja montei um PtP de 10km com a airgrid 5.8, sinal otimo, -63 ate hoje sem problemas.

ja nos clientes de internet, sao todos 2.4. antes era uma bullet m2 na vertical. implantei uma nova antena omini da hyperlink dupla polarizacao, é uma antena concorrente da ubiquiti, onde possui as mesmas caracteristicas da omini 2.4 de 13 de ganho da ubiquiti. claro q preferiria implantar a antena omini da ubiquiti, mas o preço ta muito alto ainda, cerca de R$650,00 onde a concorrente sai por R$250,00. esta um rocket m2 nesta antena, me surpreendeu o alcance que meu sinal chega, e nem esta com alta potencia de saida, apenas 22db. note melhor polarizacao na horizontal.

Entao era isto que gostaria de compartilhar.
  • Amigo, minha experiencia com os produtos da ubiquiti ate entao esta muito boa.

Só tive uma decepção ate hoje com a linha da nanobridge m5, onde apos um tempo as ponteiras param de funcionar e nao conectam no ap. quando chegam a conectar, fica caindo constantemente. incrivel como este problema ocorre depois de 1 ano quando acaba a garantia. tentei trocar sem sucesso.

Mas no geral to satisfeito com a qualidade que estes produtos oferecem.
    Nos PtPs usava nanobridge m5 5.8, mas devido a muita interferencia na polarizacao vertical, uma vez que as nanobridges trabalham polarizadas simultaneamente na horizontal e vertical, estou mudando para a airgrid 5.8. ja montei um PtP de 10km com a airgrid 5.8, sinal otimo, -63 ate hoje sem problemas.

ja nos clientes de internet, sao todos 2.4. antes era uma bullet m2 na vertical. implantei uma nova antena omini da hyperlink dupla polarizacao, é uma antena concorrente da ubiquiti, onde possui as mesmas caracteristicas da omini 2.4 de 13 de ganho da ubiquiti. claro q preferiria implantar a antena omini da ubiquiti, mas o preço ta muito alto ainda, cerca de R$650,00 onde a concorrente sai por R$250,00. esta um rocket m2 nesta antena, me surpreendeu o alcance que meu sinal chega, e nem esta com alta potencia de saida, apenas 22db. note melhor polarizacao na horizontal.

Entao era isto que gostaria de compartilhar.
    Fico muito satisfeito pela sua partilha, inclusive me identifiquei rsrsrsrs
    Tb tive o mesmo problema com nanobridge 25, exatamente o mesmo.
    Porém eu subsituí por outro radio nb25 e está até hoje lá, tem uns 8 meses eu acho, no topo de um silo numa fazenda, rsrsrs.

Cara, fiz uma aqui inacreditável, temos uma torre que joga internet em 4 bairros, são 2 painéis com Rocket M5. O enlace da torre central até esta torre era com 2 nanobridge 25, um dos rádios queimou, agente só tem airgrid hp 23 aqui, eu troquei os 2 radios pelos airgrid, coloquei no disco da nanobridge pra ver qual era, ficou melhor que antes kkk
    Agora a net ta voando nakeles clientes que antes eram lentos, sei lá, axo q o disco é bem melhor q a grade.

Tb consegui fazer funcionar o airmax na serie antiga dos nanostation2 e loco2 fazendo a firmware 4.0, nem sabia q tinha essa firmware. Agora pude ativar o airmax na omni.

Bom, por hora é isso q gostaria de compartinlhar, um grande abraço a todos até++
  • Fico muito satisfeito pela sua partilha, inclusive me identifiquei rsrsrsrs
    Tb tive o mesmo problema com nanobridge 25, exatamente o mesmo.
    Porém eu subsituí por outro radio nb25 e está até hoje lá, tem uns 8 meses eu acho, no topo de um silo numa fazenda, rsrsrs.

Cara, fiz uma aqui inacreditável, temos uma torre que joga internet em 4 bairros, são 2 painéis com Rocket M5. O enlace da torre central até esta torre era com 2 nanobridge 25, um dos rádios queimou, agente só tem airgrid hp 23 aqui, eu troquei os 2 radios pelos airgrid, coloquei no disco da nanobridge pra ver qual era, ficou melhor que antes kkk
    Agora a net ta voando nakeles clientes que antes eram lentos, sei lá, axo q o disco é bem melhor q a grade.

Tb consegui fazer funcionar o airmax na serie antiga dos nanostation2 e loco2 fazendo a firmware 4.0, nem sabia q tinha essa firmware. Agora pude ativar o airmax na omni.

Bom, por hora é isso q gostaria de compartinlhar, um grande abraço a todos até++
    kkkkk pensei q apena eu tinha passado pelo problema das nanobridges que travam....ainda bm q n estou sozinho nesta....rssrs

realmente uma vez logo no começo quando ainda n tinha muito conhecimento dos produtos ubiquiti inverti sem querer as ponteiras de uma nanobridge m5 e uma airgrid m5, onde ia interligar uma casa a outra. nem parece que estava invertido as ponteiras;;;;kkkkk=]

como lhe falei sobre o problema da nanobridge, estou tendo novamente problemas com um ptp, nao sei pq motivo tds os dias das 22:30 ate o dia seguinte as 10:00 o sinal cai de -65 para -86 na ponteira transmissora. depois das 10:00 volta para -65 e fica normal ate as 22:30....q loucura...

realmente n sei o q acontece...ja estou providenciando uma nova airgrid m5 pq n estou confiante com as nanosbridges, alem de que esta em falta as ponteiras no nosso distribuidor oficial para o brasil (los hermanos paraguaios)
  • Descobrimos uma solução pra queimação constante de porta lan nos aparelhos ubnt que vem acontecendo aqui na minha região e gostaria de compartilhar com todos.

Eliminamos a fonte poe e ligamos direto os cabos lan nos aparelhos, lembrando da sequencia das cores dos fios no conector rj45 (Vc,V,Lc,A,Ac,L,Mc,M).

Em alguma parte do cabo, sangra se os fios "azul e azul claro" depois os fios "marrom claro e marrom" deixando os separados.

Une se os fios azul e azul claro que são a polarização positiva (+) depois une se os fios marrom claro e marrom que são o negativo (-).

Depois de separado as polarizações, deve se ligar o + e o - a uma boa fonte 12v chaveada com conversor flutuante, que também é ligada a uma boa bateria 12v de preferencia que seja a base de "gel" para atuar como "no-break".

Pronto, funciona muito bem. O grande segredo é separar o máximo possível a alimentação que entra nos aparelhos, do pino onde passa dados o qual fica muito próximo a entrada de energia, quando ocorre o centelhamento na rede elétrica, um pequeno e ínfimo raio de choque passa do pino + ao - descarregando certa voltagem na passagem de dados, é onde "queima a porta lan".

Não "pinga" mais na porta do rádio, não se tem mais acesso ao equipamento e não passa internet apesar do aparelho continuar enlaçado.

Depois que fizemos esse procedimento não tivemos mais problemas, já deu raio aqui, nosso concorrente está com varias estações queimadas e eu to rindo a toa.

Bom, era isso que gostaria de compartilhar, abraço a todos espero ajudar alguém.
  • kkkkk pensei q apena eu tinha passado pelo problema das nanobridges que travam....ainda bm q n estou sozinho nesta....rssrs

realmente uma vez logo no começo quando ainda n tinha muito conhecimento dos produtos ubiquiti inverti sem querer as ponteiras de uma nanobridge m5 e uma airgrid m5, onde ia interligar uma casa a outra. nem parece que estava invertido as ponteiras;;;;kkkkk=]

como lhe falei sobre o problema da nanobridge, estou tendo novamente problemas com um ptp, nao sei pq motivo tds os dias das 22:30 ate o dia seguinte as 10:00 o sinal cai de -65 para -86 na ponteira transmissora. depois das 10:00 volta para -65 e fica normal ate as 22:30....q loucura...

realmente n sei o q acontece...ja estou providenciando uma nova airgrid m5 pq n estou confiante com as nanosbridges, alem de que esta em falta as ponteiras no nosso distribuidor oficial para o brasil (los hermanos paraguaios)
    Me parece ser interferência, os aparelhos ubnt operam em caráter secundário e possuem certa sensibilidade a interferências, repetidoras de rádiocomunicação VHF já nos interferiram aqui, troquei o canal e resolveu. Essas repetidoras liberam muitas portadoras, por incrível que pareça eu sei que trabalham numa frequência bem mais baixa porém a onda gera o espelho que reflete casas acima gerando ruído que causa a interferência. Experimente trocar canal, firmware sempre mais atualizada 5.5.2, tem no site pra baixar.

Abraço!
  • Me parece ser interferência, os aparelhos ubnt operam em caráter secundário e possuem certa sensibilidade a interferências, repetidoras de rádiocomunicação VHF já nos interferiram aqui, troquei o canal e resolveu. Essas repetidoras liberam muitas portadoras, por incrível que pareça eu sei que trabalham numa frequência bem mais baixa porém a onda gera o espelho que reflete casas acima gerando ruído que causa a interferência. Experimente trocar canal, firmware sempre mais atualizada 5.5.2, tem no site pra baixar.

Abraço!
    caro jvoiski, obrigado pela dica, mas to com trauma do firmware 5.5.x.
    toda vez q instalo ele me da algum problema. o caso mais recente passei numa nanobridge m5, airgrid m5 e nanoloco5.

com a airgrid m5 com o fw 5.3.5 o sinal fica em -65 ccq 98% ruido -98, basta mudar para o 5.5.2 q muda td, sinal cai para -78, ccq 70% ruido -80....incrivel, nem mexi na antena e fica assim, ai volta pro 5.3.5 fica perfeito.

mesma coisa com uma nanoloco5, interliguei uma casa a outra com elas, nem dava 800 metros, ela estava com a versao 3.6, sinal blz em -68, apenas instalei a versao 4.0.1 e mudou td, sinal foi pra -80 do nada sem explicacao, voltei pro 3.6 e fico blz em -68

com a nanobridge m5 foi mesma coisa dos casos acima.....

detalhe: em tds os casos foi mudado apenas o fw, sem alterar configuracoes de frequencia e potencia.
    ex: com o 5.3.5 funciona blz no 5550mhz 20dbi, com o fw 5.5.2 fica ruim em 5550mhz 20dbi.

por isto tenho trauma desta firmware
    minha rede é 100% 5.3.5
  • caro jvoiski, obrigado pela dica, mas to com trauma do firmware 5.5.x.
    toda vez q instalo ele me da algum problema. o caso mais recente passei numa nanobridge m5, airgrid m5 e nanoloco5.
    com a airgrid m5 com o fw 5.3.5 o sinal fica em -65 ccq 98% ruido -98, basta mudar para o 5.5.2 q muda td, sinal cai para -78, ccq 70% ruido -80....incrivel, nem mexi na antena e fica assim, ai volta pro 5.3.5 fica perfeito.
    mesma coisa com uma nanoloco5, interliguei uma casa a outra com elas, nem dava 800 metros, ela estava com a versao 3.6, sinal blz em -68, apenas instalei a versao 4.0.1 e mudou td, sinal foi pra -80 do nada sem explicacao, voltei pro 3.6 e fico blz em -68
    detalhe: em tds os casos foi mudado apenas o fw, sem alterar configuracoes de frequencia e potencia.
    ex: com o 5.3.5 funciona blz no 5550mhz 20dbi, com o fw 5.5.2 fica ruim em 5550mhz 20dbi.
    minha rede  100% 5.3.5
    Fato interessante amigo. Aqui foi exatamente ao contrrio, quando atualizo a firmware, o aparelho melhora em todos os aspectos.
    Fique atento a este fato, "a sensibilidade do aparelho tambm aumenta".
    Nesse link tem todas as correes de falhas ou mudanas (change logs) feitas nas firmwares, desda 5.3.5 at a 5.5.2.
    http://dl.ubnt.com/firmwares/XN-fw/v5.5.2/changelog.txt
    Flws o/
    Verso 5.5.2-Service lanamento (17 de agosto de 2012)
    ----------------------------------------------
    Suporte novo produto:
    - Nova: Rocket M2 Titanium
    - Nova: Rocket M5 Titanium
    - Novo: NanoStation M6
    Atualizaes regionais:
    - Novo: freqncias Habilitar DFS para EUA / Porto Rico / Canad para NanoStationM5/Loco M5/Rocket M5/Rocket M5 GPS / modelos M5 NanoBridge
    - Novo: Cdigo de bloqueio pas Indonsia: uma vez selecionada a pgina de login no permitem mudar de pas, a menos que redefinir os padres de
    - Novo: DFS Remover ativar / desativar a opo para a ustria, vire DFS ON aps o upgrade para a ustria. Mantenha DFS ativar / desativar a opo para o resto de pases da UE
    - Correo: atualizar normas regulamentares para a ndia faixa de 2,4 GHz
    - Correo: Mover Porto Rico EUA sob o domnio de normas
    Correes:
    - Fix: AirMax: Quando um dos clientes de reiniciar todos os outros esto desligados da AP
    - Fix: AirMax: inesperados dispositivo reinicia-se no alto de carga / PTMP (correo possvel)
    - Fix: o trfego da Internet Traffic shaping regras de ingresso na porta LAN em alguns casos bloquear
    - Fix: Traffic shaping estourando  aumentado para o valor mximo permitido de acordo com os limites de taxa de transferncia configurados
    - Fix: Associao para no-difuso SSID CISCO AP leva alguns minutos
    - Fix: AP configurao repetidor-Complex cria circuito nesta rede
    - Fix: Aumente o comprimento atributo senha para 18 quando o envio de senha em branco para o servidor RADIUS
    - Fix: Auto Channel melhoria lgica de seleo
    - Correo: DFS: Permitir UNII-2 banda para o Canad w / o desbloquear chave para modelos de produtos aprovados
    - Fix: as regras de trnsito Shaper alteraes durante a atualizao da v5.3.5
    - Fix: PPPoE pra de enviar pacotes Descoberta PPPoE sobre a mudana de tempo
    - Fix: NBM3/NBM365 deve suportar 2 portas Ethernet, mas mostra apenas 1.
    - Fix: agregados problemas de transmisso com alguns laptops da Apple e outros dispositivos
    - Correo: Os clientes no podem se reconectar a AP com WPA2-AES motivo de segurana (15)
    - Fix: Aps a atualizao a partir de v5.3.5 para v5.5 porta Ethernet secundrio no est configurado (executando configurao padro)
    - Fix: dissociao Estaes por causa de pacotes de transmisso devolvido na interface Ethernet
    - Fix: Segundo porta LAN MTU mximo  2024B no 1614B (afetou todos os produtos da srie M)
    - Correo: Sem ligao  Internet para clientes atrs de dispositivo em modo roteador
    - Fix: Ponto de Acesso ignora Session-Timeout limite recebido do servidor RADIUS
    - Correo: reduzir os falsos positivos e erros de classificao de eventos invlidos DFS radar
    - Fix: No  possvel iniciar AirView quando a janela inicial desativado
    - Correo: Fazer alteraes na rede guia repe MTU para 1500, quando o Gerenciamento de VLAN  habilitado
    - Fix: ebtables incorretas queda regras VLAN
    - Correo: No deixe para fazer o upload do arquivo de configurao do domnio regulamentar diferente
    - Fix: Port Forwarding questo ampla pblico porto
    - WEB UI: Show estado DFS na pgina principal
    - WEB UI: AirSync: Ver ranhuras padro corretos, dependendo do tamanho do canal
    - WEB UI: Rota esttica desaparece em modo Router
    - UI WEB: Opo para desativar o aumento Multicast para AP
    - WEB UI: validao de endereos IP melhorada
    - WEB UI: No permitir "Portas de Gesto DMZ DMZ" quando  ativado (Roteador / SOHO Router)
    - WEB UI: Ponte problema de exibio de tabela. Tabela muito grande
    - WEB UI: No mostrar grfico para interface quando ele no est em uso
    - WEB UI: No relate TOUGHSwitch / AirCam modo WLAN no resultado de descoberta de dispositivo
    - WEB UI: Adicionar suporte ao idioma turco
    - WEB UI: Em LAN simples configurao do modo deve ser BRIDGE0 contendo ambas as interfaces Ethernet
    - WEB UI: Mostrar a informao mesma antena na pgina principal como na pgina de configuraes sem fio cair
    - UI WEB: Site boto Scan Pesquisa  desativado em navegador IE
    - WEB UI: clonagem de MAC para PONTE interface em modo Router
    - WEB UI: tabela da ponte no  exibido na pgina principal quando h ponte mltipla

Melhorias de segurana:
    - UI WEB: alterar as configuraes padro: Ativar HTTPS (porta 443) por padro
    - WEB UI: Removido funcionalidade admin.cgi
    - WEB UI: Adicionar opo para desabilitar o servio HTTP
    - WEB UI: Adicionar lembrete quando usando nome de usurio padro admin / senha
  • Descobrimos uma solução pra queimação constante de porta lan nos aparelhos ubnt que vem acontecendo aqui na minha região e gostaria de compartilhar com todos.

Eliminamos a fonte poe e ligamos direto os cabos lan nos aparelhos, lembrando da sequencia das cores dos fios no conector rj45 (Vc,V,Lc,A,Ac,L,Mc,M).

Em alguma parte do cabo, sangra se os fios "azul e azul claro" depois os fios "marrom claro e marrom" deixando os separados.

Une se os fios azul e azul claro que são a polarização positiva (+) depois une se os fios marrom claro e marrom que são o negativo (-).

Depois de separado as polarizações, deve se ligar o + e o - a uma boa fonte 12v chaveada com conversor flutuante, que também é ligada a uma boa bateria 12v de preferencia que seja a base de "gel" para atuar como "no-break".

Pronto, funciona muito bem. O grande segredo é separar o máximo possível a alimentação que entra nos aparelhos, do pino onde passa dados o qual fica muito próximo a entrada de energia, quando ocorre o centelhamento na rede elétrica, um pequeno e ínfimo raio de choque passa do pino + ao - descarregando certa voltagem na passagem de dados, é onde "queima a porta lan".

Não "pinga" mais na porta do rádio, não se tem mais acesso ao equipamento e não passa internet apesar do aparelho continuar enlaçado.

Depois que fizemos esse procedimento não tivemos mais problemas, já deu raio aqui, nosso concorrente está com varias estações queimadas e eu to rindo a toa.

Bom, era isso que gostaria de compartilhar, abraço a todos espero ajudar alguém.
    caro amigo....

sua dica é muito interesssante

eu por outro lado nao cheguei a fazer isto q vc sugere, mas fiz outra coisa:
    muito ouvi falar nos cabos que a ubiquiti desenvolveu, mas nunca os usei. toda chuvinha que dava aqui era uma ponteira pro saco. entao investi no provedor. construi um casa de maquinas ao pe da torre, pequena 1x1, e coloquei um nobreak de 700va em 220v, montei o aterramento da linha com 2 astes e 4 astes pro para-raio separado desta e comprei o UBIQUITI TC-CARRIER TOUGH CABLE CAT5E, custo R$600,00 a caixa com 305m, mas gostei dele, tambem comprei a caixa UBIQUITI TOUGH CABLE CONNECTORS CAIXA COM 100 UNIDADES, sao conectores muito interessantes...mas enfim, apos estas mudanças e apos trocar os cabos das ponteiras, veio o primeiro teste....num dia de temporal dos bravos acabou a energia, o nobreak entrou em acao.....ficamos sem energia por 45 minutos e, debaixo dos raios e trovoes, o sistema nao parou e o melhor, nao queimou nenhuma ponteira....

era isto q gostaria de compartilhar
  • Material pesado hein hehehe

Aki não deu mais problema, as fontes resolveram e tá enchendoo de clientes, ja to mudando o balance pra rb 1100 pra entrar mais link.

O concorrente já tá grilado, semana passada foi uns 3 por dia. kkk
  • caro amigo....

sua dica é muito interesssante

eu por outro lado nao cheguei a fazer isto q vc sugere, mas fiz outra coisa:
    muito ouvi falar nos cabos que a ubiquiti desenvolveu, mas nunca os usei. toda chuvinha que dava aqui era uma ponteira pro saco. entao investi no provedor. construi um casa de maquinas ao pe da torre, pequena 1x1, e coloquei um nobreak de 700va em 220v, montei o aterramento da linha com 2 astes e 4 astes pro para-raio separado desta e comprei o UBIQUITI TC-CARRIER TOUGH CABLE CAT5E, custo R$600,00 a caixa com 305m, mas gostei dele, tambem comprei a caixa UBIQUITI TOUGH CABLE CONNECTORS CAIXA COM 100 UNIDADES, sao conectores muito interessantes...mas enfim, apos estas mudanças e apos trocar os cabos das ponteiras, veio o primeiro teste....num dia de temporal dos bravos acabou a energia, o nobreak entrou em acao.....ficamos sem energia por 45 minutos e, debaixo dos raios e trovoes, o sistema nao parou e o melhor, nao queimou nenhuma ponteira....

era isto q gostaria de compartilhar
    Ainda estou sofrendo pra substituir todas as instalações que fiz com o TOUGH CABLE Level 1 e 2. Com menos de seis meses todos, sem excessão alguma e em caixas diferentes e tanto no level 1 e 2 tiveram a capa de proteção completamente rachada quando exposto ao sol. Dai quando chovia entrava agua pra tudo que era lugar. Era fonte queima, equipamento queimado, hub queimado. Resultado foi uma queimação total com os clientes. Pela experiencia que tive nem de graça uso esses TOUGH CABLE da ubiquiti. Mas quem sabe fizeram um novo modelo que não rache mais a capa de cobertura.
  • caro jvoiski, obrigado pela dica, mas to com trauma do firmware 5.5.x.

minha rede é 100% 5.3.5
    Verifique se o Installer EIRP Control esta ativado na aba advanded, por padro ele vem desativado, oque limita em muito a pontencia dependendo. Depois de ativar, v para a aba wireless e desative o Auto Adjust to EIRP Limi, ai voc vai poder alterar a potncia da forma mais apropriada que achar. Talvez seja este seu problema.
  • Tambm ando muito descontente com o UBNT Comprei 4 Bullet M5 HP que aqui no Brasil  carissimo.
    E s depois de muitos dias de trabalho de pesquisa e etc... sem soluo. descobri que ele  uma merda em banda B e em G pior ainda ao qual nunca trabalhei pois minha regio  infestada de frequecia 2.4 me obrigando assim trabalhar apenas em modo de banda B.
    O que descobri foi que ele s opera bem com equipamento em que operi em banda N ai eu fiquei mais irado ainda porque a merda do equipamento vem dizendo B/G/N e  incompativel com B/G ai eu penso P... porque no me avisaram que essa bosta so opera bem em N fui enganado.
    Estou me sentindo lesado.
    Comprei esse bullet M2 HP porque ele tem mais processamento, mais memoria e mais potencia ai iria trabalhar com folga sem forar.
    tenho um bullet 2 trabalhando em banda B a 19 dbm e muito lindo lisinho.
    quiz melhorar dar ferias a ele e um upgrade em minha rede e deu em merda.

nenhum cliente quer mudar equipamento eu teria que arca sozinho e nem compensa para minha situao.

desapontado totalmente no indico a ninguem comprar esse M2 HP.

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

Orlandojnior wrote:

Tambm ando muito descontente com o UBNT Comprei 4 Bullet M5 HP que aqui no Brasil  carissimo.
    E s depois de muitos dias de trabalho de pesquisa e etc... sem soluo. descobri que ele  uma merda em banda B e em G pior ainda ao qual nunca trabalhei pois minha regio  infestada de frequecia 2.4 me obrigando assim trabalhar apenas em modo de banda B.
    O que descobri foi que ele s opera bem com equipamento em que operi em banda N ai eu fiquei mais irado ainda porque a merda do equipamento vem dizendo B/G/N e  incompativel com B/G ai eu penso P... porque no me avisaram que essa bosta so opera bem em N fui enganado.
    Estou me sentindo lesado.
    Comprei esse bullet M2 HP porque ele tem mais processamento, mais memoria e mais potencia ai iria trabalhar com folga sem forar.
    tenho um bullet 2 trabalhando em banda B a 19 dbm e muito lindo lisinho.
    quiz melhorar dar ferias a ele e um upgrade em minha rede e deu em merda.

nenhum cliente quer mudar equipamento eu teria que arca sozinho e nem compensa para minha situao.

desapontado totalmente no indico a ninguem comprar esse M2 HP.

Um radio de pouco mais de 300 reais  "carssimo"? Fala srio n.

Fora isso, os padres 802.11b e 802.11g so obsoletos, e no devem ser utilizados hoje em dia, pois so muito ineficientes se comparados ao 802.11n, mas alm disso, voc percebe que estes 3 padres utilizam EXATAMENTE as mesmas frequncias n? Sim porque pelo seu comentrio d a entender que eles utilizam frequncias diferentes, e dessa forma voc  "forado" a usar um padro legado, o que no  verdade.

Claro que voc sequer citou a aplicao  que voc destina estes rdios, mas se  para PtP/PtMP, e voc tem problemas de congestionamento do espectro de 2.4Ghz em sua rea, a soluo  bastante simples, use rdios de 5.8Ghz, como os Nanostation Loco M5, que custam at mais barato que seus Bullet M2 ;)

• Amigo R4V3R; onde resido os 3 bullets me custaram : R$:1,277,00 Apenas os bullets, excluindo antenas e torre.
    Em questo de que os padroes serem obsoletos para o senhor, para mim no so pois, os clientes que possou opero apenas em banda B e G; no vejo ineficiencia em opera no padro B.
    Com certeza a N  superior e eu sei disso. Apenas o que eu falei e estou falando  que se vende um padro onde o equipamento no funciona como deveria.
    Era s colocar modo 802.11 N mas nada e eu no teria comprado, comprei com intuido que iria funcionar na B, G e tambm na N sem muitos problemas o que no entando no acontece, s funcionoubem na N.
    Em equipamentos que operam apenas em 802.11 B ou G ou os dois ele no  eficiente e no atente.
    Fiz varios testes e obtive ping horrivel, trafego horrivel, sinal excelente e qualidade regular.
    Desta forma me forou a obter apenas equipamentos 802.11 N o que eu no vou fazer pois passaria de 50 mil reais para troca todos os clientes e continuaria na frequencia 2.4. No qual seria melhor mudar tudo para 5.8ghz e ficaria muito superior.

No  citei se trabalharia emPTP ouPTMP com eles,porque no se fez nem se faz necessario para meu caso, porque o que eu mais utilizo  PTMP e poderia ocorrer de Utilizar PTP isso no interfere em nada.

Mesmo eu tendo um espectro de 2.4 congestionado consigo um excelente ping, excelente sinal, excelente qualidade de sinal e um trafego excelente para um bullet 2 de 100Mw.

Agradeo sua resposta e ateno. Se tiver alguma sugesto e resposta para solucionar meu dilema com o Bullet M2 HP, sou todos ouvidos.

Atenciosamente Orlando Junior.

"Niguem  to inteligente que no possa aprender nem to burro que no possa ensinar"

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Certo Orlando, eu sinto muito informar, mas acho que voc foi roubado. Existem 3 grandes distribuidores ubiquiti no Brasil, e 2 deles vendem em pequenas quantidades, at uma nica unidade se voc quiser, que so a OIW e a WDC. A streakwave  mais chata e s aceita pedidos de volume maior, pelo menos da ltima vez que consultei... Nunca usei este rdio, mas obviamente este valor  um assalto, vou pedir uma cotao aos distribuidores pra saber o valor exato dele.
    Quanto ao restante, eu entendi tudo que voc disse, e embora outdoor no seja minha praia, obviamente h algo de errado a. Voc citou que somente tem clientes legados que utilizam padro B e G, pois bem, que tipo de clientes seriam estes, digo que tipo de equipamento exatamente?
    Fora isso, porque no comear a migrar seus clientes gradativamente? Os equipamentos de 5.8Ghz custaro mais barato que manter seu ambiente legado, que sinceramente no sei como opera bem ainda nos dias de hoje, voc deve possuir equipamentos de altssima qualidade para durarem tanto tempo assim...
    Claro que isso no resolve o problema com os equipamentos que voc j adquiriu, mas por outro lado, eles realmente foram feitos para operar no padrao N, mesmo sendo retrocompatveis com os padres legados. Eu mesmo faz vrios anos que no vejo nenhum tipo de quipamento que opere somente em 802.11B. G eu at tenho meu thinkpad velho de guerra aqui que ainda utilizo bastante, mas B?  um padro com mais de uma dcada de defasagem j...
  • UBNT-Jamie disse:

Alm disso, nanostation m5 enlaado em painel no d pra usar se for alm de 800 metros, passou disso vira um lixo de conexo, tem q usar airgrid at 1.200 metros e olhe l. Se paga to caro por um aparelho que s funciona pertinho e ainda d pau.
    Gostaria de trocar experincias com algum que tenha passado pelas mesmas dificuldades pra ver como fao aki e dar os tais pulos do gato.
    Grato pela pacincia!
    Ol amigo,
    O NanoStation M5 (que no seja loco)  recomendado para enlaces de 5+ quilmetros de distncia. Portanto, gostaria de saber mais informaes sobre a instalao desses produtos em sua rede. Tem algum exemplo em particular que podemos analisar com calma?
    O airGrid, por sua vez,  recomendado para enlaces de 10+ km. Favor compartilhar mais detalhes conosco (inclusive imagens de sua rede, prints de tela da aba main, resultados de testes feitos, etc.).
    Abrao,
    Jamie

ola,amigo gostaria de saber por que os loco m2 fica so desconctando do rocket m2 que est na torre 
    se puder me ajudar fico grato ,obg!!!!
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    @bfelipe091 verifique o motivo no log de ambos os equipamentos... impossível qualquer um de nós aqui do fórum "adivinhar" o motivo...

você tem que nos ajudar.. informando log, print das abas de ambos os equipamentos...
  • NtauNtau 1 Point
    Bom dia malta
    Estou a iniciar agora nesta mundo e quero saber se com a Rocket M2, airMAX Omni 2.4 Ghz 2x2 MIMO , posso disponibilizar 3 gamas diferentes de Ips pra os meus clientes?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Ntau disse:

Bom dia malta

Estou a iniciar agora nesta mundo e quero saber se com a Rocket M2, airMAX Omni 2.4 Ghz 2x2 MIMO , posso disponibilizar 3 gamas diferentes de Ips pra os meus clientes?
    Não use 2,4GHz... é a frequência com maior utilização que existe...muito menos com antenas OMNI! utilize a linha M5 com setoriais
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.