Bem-vindo à Comunidade UBNT

Conexão travada em 100mb

Saudações usuários, sou novato aqui no fórum e gostaria de compartilhar o problema que estou tendo. Desde já, quero dizer que não entendo muito do software da ubiquiti, mas estou disposto a aprender. Bom, quando eu resolvi fazer o uso do unifi aqui em casa, optei por comprar o Unifi AP AC lite, acabei comprando somente ele. A instalação que fizeram aqui foi a seguinte, ligaram por um cabo lan saindo do modem/roteador até o unifi, quando finalizaram a instalação e a config, foram feitos os testes e chegava 100mb de down e up, na época meu plano era esse mesmo. Acontece que recentemente aumentei para 300mb e só estou atingindo está velocidade pelo cabo, pois então eu fui verificar se o ubiquiti estava operando na 5ghz também, não estava, fiz então o band steering privilegiando o 5ghz, fiz os testes e nada de aumentar os megas. Pesquisando bastante eu descobri que quando conexões de mais de 100megas são feitas, é preciso usar uma porta lan gigabit. Seria esse o problema? Devo ter um aparelho entre as conexões do podem da operadora e o unifi? não sei dizer se a porta lan do modem da operadora é gigabit, mas acredito que provavelmente não. 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1379 Pontos
    Se o AP estiver conectado em uma porta LAN de 100Mbps, então esse será o limite máximo. Se for esse o caso, é fácil identificar na controladora através da marcação 100FDX no status do AP. 

Assumindo que a porta LAN seja de 1Gbps, então o problema está relacionado à conexão Wi-Fi e existem N fatores que podem impactar nisso, conforme explico no artigo abaixo:

Como Funciona a Velocidade no Wi-Fi?
  • aliceunifialiceunifi 0 Pontos
    verifiquei no status e vi que está em 100FDX mesmo, para resolver esse problema qual seria a melhor opção?