Bem-vindo à Comunidade UBNT

Conexão travada em 100mb

Saudações usuários, sou novato aqui no fórum e gostaria de compartilhar o problema que estou tendo. Desde já, quero dizer que não entendo muito do software da ubiquiti, mas estou disposto a aprender. Bom, quando eu resolvi fazer o uso do unifi aqui em casa, optei por comprar o Unifi AP AC lite, acabei comprando somente ele. A instalação que fizeram aqui foi a seguinte, ligaram por um cabo lan saindo do modem/roteador até o unifi, quando finalizaram a instalação e a config, foram feitos os testes e chegava 100mb de down e up, na época meu plano era esse mesmo. Acontece que recentemente aumentei para 300mb e só estou atingindo está velocidade pelo cabo, pois então eu fui verificar se o ubiquiti estava operando na 5ghz também, não estava, fiz então o band steering privilegiando o 5ghz, fiz os testes e nada de aumentar os megas. Pesquisando bastante eu descobri que quando conexões de mais de 100megas são feitas, é preciso usar uma porta lan gigabit. Seria esse o problema? Devo ter um aparelho entre as conexões do podem da operadora e o unifi? não sei dizer se a porta lan do modem da operadora é gigabit, mas acredito que provavelmente não. 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1379 Pontos
    Se o AP estiver conectado em uma porta LAN de 100Mbps, então esse será o limite máximo. Se for esse o caso, é fácil identificar na controladora através da marcação 100FDX no status do AP. 

Assumindo que a porta LAN seja de 1Gbps, então o problema está relacionado à conexão Wi-Fi e existem N fatores que podem impactar nisso, conforme explico no artigo abaixo:

Como Funciona a Velocidade no Wi-Fi?
  • aliceunifialiceunifi 0 Pontos
    verifiquei no status e vi que está em 100FDX mesmo, para resolver esse problema qual seria a melhor opção?
    Se o switch ou roteador/modem que o AP está conectado for apenas 10/100, então você precisa trocar esse equipamento. Se esse equipamento for 10/100/1000, então existe algum problema físico na ligação do AP, seja cabo, terminal do cabo, injetor, porta LAN, etc...
    Eu fiz um teste conectando um cabo lan no modem/roteador da operadora direto no notebook e consegui os 300 megas, ai fiquei em dúvida agora. Tem uma diferença entre conectar direto no notebook e conectar no AP? 
    Então o modem/roteador é  Giga. Agora é verificar o cabo e injetor que você usa no AP. É possível que você esteja usando um injetor 10/100 no AP que é 10/100/1000.
    Realmente o modem é giga, resolvi mudar de posição o cabo lan no podem/roteador e reiniciei tudo, deu certo, está chegando os 300mb e agora saiu a informação do lado do status "100FDX". Porém, se possível eu gostaria de saber onde na controladora eu vejo quantos megas está chegando no AP. E se possível também gostaria de saber qual a utilidade do security getway e do edge router.
    O link entre UAP-AC-Lite e equipamento vizinho é 1G quando não aparece 100FDX no status. Essa informação pode ser confirmada na opção overview/details do AP. 

Sobre USG e ER:
    http://bit.ly/USGxER 
  • Olá @UI-Samuel tudo bem?
    Estou com o mesmo problema.

Minha topologia é a seguinte

ISP > Router Operadora > Edge Router X > UAP AC LR.

Dentro do UAP AC LR não consigo velocidade superior a 100mb fui olhar o speed da rede dentro do UAP e vi que esta aparecendo 100FDX

Conectado direto pelo cabo no computador usando o Edge Router consigo a velocidade dos 300MB também, porém no WiFi não vai.

Pensei ser os cabos, já troquei e nada.
    Imagino que possa ser o PoE por isso preciso usar o Passthrough do Edge X mas não consigo agora ligar o UAP pelo Passthrough.
    Estou pensando em comprar uma injetora, mas o problema é comprar e não resolver o problema.

Pode me ajudar?
    Se o AP o uplink do AP está limitado a 100M é porque existe alguma limitação na interface vizinha. Como a interface do ER é 1G, então ele não é problema, naturalmente sobra o injetor que você está usando para alimentar seu ER (se estiver usando o passthrough) ou o injetor que está usando para alimentar o UAP-AC-LR. Basta usar um injetor 1G para conseguir negociar a porta LAN do AP em 1G, o que também não quer dizer que você terá essa velocidade no Wi-Fi (1). É bem simples a questão, assumindo que você não tenha nenhum problema físico no seu cabeamento...

(1) Como Funciona a Velocidade no Wi-Fi?
  • duhanygduhanyg 0 Pontos
    Olá @UI-Samuel tudo bem?
    Instalei um edge router X na minha rede onde assino 500mb da claro! 
    O modem da Claro está em modo BRIDGE e quem faz o roteamento é o Edge Router.
    Quando testo cabeado direto no modem da claro recebo os 500mb mas quando testo do Edge router o teste fica entre 280 a 300mb não chega aos 500mb contratado!
    Poderia me dar uma dica se estou fazendo algo errado?
    OBS: quando eu configurei o edge router a pertei sim na mensagem de configuração inicial.
    Grande abraço :emoji1:

• duhanyg disse:
    Olá @UI-Samuel tudo bem?
    Quando testo cabeado direto no modem da claro recebo os 500mb mas quando testo do Edge router o teste fica entre 280 a 300mb não chega aos 500mb contratado!
    OBS: quando eu configurei o edge router a pertei sim na mensagem de configuração inicial.

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115006567467-EdgeRouter-Hardware-Offloading
    duhanyg
    @eduardocrm

Eu fiz o procedimento abaixo:

configure

set system offload hwnat enable
    set system offload ipsec enable

commit ; save

Mesmo assim não funcionou :(
    eduardocrm disse:
    duhanyg disse:
    Olá @UI-Samuel tudo bem?

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115006567467-EdgeRouter-Hardware-Offloading
    Tks.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.