Bem-vindo à Comunidade UBNT

Rádio bem configurado, mas não alcança banda necessária

Olá pessoal...

Temos um link PtP com o cliente, e ele vem enfrentando algumas dificuldades...

Entregamos um link de 50mb pra ele, mas o link nunca bate 50mb, enfim, fica oscilando e não é pouco. Oscila pra 30mb, 40mb.

O cliente está a um raio de 6km de distância e estou usando 26dbm de potência.

Segue dados da estação abaixo:

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Obrigado.
Rotulado:

Comentários

• Bom dia, 

Potência no máximo nunca é uma boa opção, pois causa ruído e isso prejudica os níveis de CINR. Uma das alternativas para evitar o uso exagerado de potência de transmissão é optar por rádios com antenas de maior ganho. 

Você pode melhorar os níveis de CINR sem precisar despejar mais PTx seguindo as seguintes dicas:

- Escolha uma frequência que esteja dentro do range onde a antena utilizada tenha maior rendimento de ganho e VSWR;
    - Diminua a largura de canal aumentando dessa forma a densidade espectral de potência e diminuindo a interferência.

Espero ter ajudado. 

Abraço. 

• Bom dia Jales,

Desculpe, mas sou aventureiro neste quesito de enlace de rádio, então peço desculpas já pela minha falta de conhecimento...

Eu coloquei 26dbm no rádio, pois a distância entre eles é de 6km linha reta.

O rádio que estou usando é uma antena ubiquiti PowerBeam M5 400, que se não me engano tem um ganho de 150MB e o link que estou entregando é de 50MB (não consigo bater 50MB)

No datasheet da PowerBeam M5 400 não encontrei a tabela que possui os dados da melhor frequência que a antena tem maior rendimento.

Em relação a largura de canal, tentei diminuir para 20MHz e para 10MHz, mas sem sucesso tbm.

O cliente continua reclamando de oscilações, mas quando "pingo" a ponta do cliente não perco nenhum pacote, tenho alguns pacotes com uma latência alta, mas em geral está se comportando desta maneira....

• No menu wireless você deve selecionar o valor correto de ganho da antena, que é de 25dBi. O sistema operacional do rádio utiliza esse informação para realizar ajustes automáticos.  

Para estabilizar a taxa de transmissão e CCQ, o nível de sinal recebido precisa ser melhorado. Existem algumas formas de você fazer isso, sendo elas:

- Utilizar antenas de maior ganho;
    - Alinhamento e apontamento das antenas;
    - Dependendo da distância do enlace, seja necessário optar por torres maiores, pois a primeira curvatura de Fresnel pode estar comprometida. O software airLink ajudará você a dimensionar a altura ideal;
    - Aumentar a potência de transmissão tomando cuidado para não causar ruído interno. 

Acredito que as dicas deste vídeo devam ajudá-la.  
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.