Bem-vindo à Comunidade UBNT

Clientes desconectando

Bom dia,

estou passando por algumas dificuldades com equipamentos UniFi Wireless. Tudo estava funcionando normalmente até 1 mês atras, até que comecei a receber reclamações constantes de queda.

Equipamento: UniFi AP-AC-Lite;
Quantidade: 3;
Versão / Firmware:4.3.20.11298
Todos com IP estático;

Já tentei deixar os canais 2.4 Ghz no automático como estático e o resultado é o mesmo. Já atualizei o Controller e o problema também continua. Não são todos os clientes que apresentam esse problema. Tenho notado esse problema com frequência em computadores que possuem adaptadores de redes sem fio mais antigos, notebooks e smartphones.

Alguém já passou por algo parecido?

Obrigado.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1214 Pontos
    editado setembro 14
    Bom, eu diria que de certa forma você já identificou o problema se diz ocorrer apenas com clientes com adaptadores antigos. Se houver muita interferência em 2G no seu ambiente, algo bem provável, e esses dispositivos suportam exclusivamente essa banda, esse comportamento é de certa forma esperado. E também é normal começar a ocorrer repentinamente porque Wi-Fi é dinâmico e as coisas mudam a todo momento. A simples inserção de novos roteadores ou APs vizinhos nas proximidades é suficiente para desencadear tráfego adicional competindo pela banda. De qualquer forma a resposta dessa pergunta depende da realização de um survey no local.

Vale a pena reavaliar o projeto e refazer toda a configuração da sua rede seguindo as boas práticas explicadas nos artigos (1) e (2), por exemplo delimitando o tamanho das células diminuindo a potência dos rádios para escutar menos interferência. 

(1) Planejamento de Canais em Redes WiFi: Como Fazer?

(2) Entenda os Diferentes Tipos de Site Survey em Redes Wi-Fi: Como o App WiFiman Pode Ajudar?
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    editado setembro 14
    @cpdsimoso

A mudança repentina no comportamento da rede sem fio pode ter causas além da configuração, como por exemplo a mudança do layout físico do local dos usuários, aumento de dispositivos clientes, uma nova fonte de interferência não Wi-Fi e até mesmo um "acidental" deslocamento do AP por terceiros, dependendo de como estiver instalado.

Caso não tenha uma motivo perceptível, o ideal é fazer um site survey e análise de espectro para identificar e localizar a causa dos problemas.
  • Boa tarde a todos,

obrigado pelas respostas, mas eu estou tendo muitos erros de WPA Authentication Timeout/Failure e DHCP Timeout/Failure já revirei o fórum e tentei varias soluções, mas nenhuma está me atendeu. Já fiz a analise dos canais e não tem nenhum canal sobreposto. E agora alguns dispositivos mais novos também começaram a apresentar quedas(Smartphones por exemplo). Não tenho problemas com o meu DHCP Server, pois quando cabeado, tudo funciona normalmente.

Muito obrigado.
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    editado setembro 22
    Dê uma olhada neste link.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.