Bem-vindo à Comunidade UBNT

Desativar 2.4GHz em apenas um Radio

Fala galera, sou iniciante no mundo Unifi e gostaria de tirar uma dúvida, seria possível desativar o 2.4GHz em apenas um rádio? Sei que tem a opção Prefer 5GHz, mas não funciona como eu gostaria, os meus coletores ainda conectam em 2.4GHz.

Minha controladora está na versão 6.0.20.0 e todos meus radios estão na 4.3.20.11298.

Se alguém tiver alguma dica, agradeço! 

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1212 Pontos
    > Devices 
    > Selecionar o AP
    > Config
    > WLANs
    > WLAN.2G (11n/b/g)
    > Off

Obs.: Na nova controladora versão 6 essa configuração mudou bastante. Não existe mais WLAN Group e no próprio SSID existe uma opção para habilitar/desabilitar o rádio 2G, o rádio 5G ou ambos, conforme explicado no post abaixo. 

https://forum-pt.ui.com/discussion/2332725/importante-nova-versao-6-do-software-unifi
    hbti
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    Se os coletores são dual band e continuam se conectando em 2.4GHz pode ser que a cobertura em 5GHz não esteja adequada ao ambiente. O ideal é fazer um site survey para validar a cobertura e capacidade da rede Wi-Fi.
  • hbtihbti 0 Pontos
    Sim, os coletores são dual band, já realizei um site survey com o WiFiman e não encontrei nenhum problema, mesmo a um metro do radio, sem interferências, ele se conecta em 2.4GHz. Mas isso acontece quando eu reinicio o radio e o coletor realiza a conexão, após isso, se eu esquecer a rede e conectar novamente ele faz a conexão em 5GHz. Acontece em mais de um radio, testei nos AC-LR e AC-Lite. Coletor Compex AutoID9 com android 9.
    E como está a configuração de potência dos rádios 2G e 5G nos APs? Eu não ficaria surpreso com esse comportamento se as potências estiverem automáticas (máximo), já que o coletor vai receber um sinal mais forte em 2G do que em 5G. Se o coletor tiver uma lógica simplista de seleção do AP baseada exclusivamente (ou principalmente) na força do sinal recebido pelos dois rádios do AP, então isso explicaria ele escolher 2G e não 5G.

Eu sugeriria diminuir 6 dB da potência do rádio 2G em relação ao rádio 5G e avaliar o comportamento. Se o problema persistir você segue com os ajustes finos diminuindo ainda mais a potência em 2G, até tentar encontrar o valor adequado. É claro que fazer esses ajustes vai mudar/invalidar completamente qualquer survey que tenha sido realizado anteriormente, mas assim é Wi-Fi...
    hbti
  • hbtihbti 0 Pontos
    2GHz mantenho no Low/Medium e 5GHz sempre no High. Vou tentar mais alguns ajustes finos a efeito de conhecimento mas pensei em criar um SSID apenas para os coletores e essa SSID manter apenas em 5GHz, é possível né? assim não precisaria isolar a configuração por radio...
    É perfeitamente possível, mas se é a melhor estratégia já são outros 500. Isso depende dos seus requisitos de projeto, por exemplo você precisa garantir que haja boa cobertura em 5 GHz em toda a área...
    hbti
  • hbtihbti 0 Pontos
    Vou analisar, agradeço as dicas!
  • CarlosBCarlosB 51 Pontos
    Mas isso acontece quando eu reinicio o radio e o coletor realiza a conexão, após isso, se eu esquecer a rede e conectar novamente ele faz a conexão em 5GHz.
    Já vi isso acontecer, a banda de 2.4GHz ser a primeira a ficar disponível ao ligar ou reiniciar o AP, mas depois o dispositivo se conectava em 5GHz. Claro que esse comportamento vai depender do cliente, das configurações e do ambiente.

Se cogitou desligar o rádio de 2.4GHz imagino que ele não esteja sendo usado no local, então talvez seja útil deixar que os coletores usem essa banda, podendo até ser benéfico. Certamente apenas se as condições permitirem, não havendo CCI/CCC, interferências não Wi-Fi etc.

• hbtihbti 0 Pontos
    Só necessito da banda de 5GHz sim, nesse ambiente apenas os coletores necessitam do wifi e tenho uma diferença gritante de velocidade na coleta de dados utilizando 5GHz ao invés do 2.4GHz, por isso da minha necessidade de desativar.
  • hbtihbti 0 Pontos
    UI-Samuel disse:
    > Devices 
    > Selecionar o AP
    > Config
    > WLANs
    > WLAN.2G (11n/b/g)
    > Off

Obs.: Na nova controladora versão 6 essa configuração mudou bastante. Não existe mais WLAN Group e no próprio SSID existe uma opção para habilitar/desabilitar o rádio 2G, o rádio 5G ou ambos, conforme explicado no post abaixo. 

https://forum-pt.ui.com/discussion/2332725/importante-nova-versao-6-do-software-unifi

Bom dia Samuel, não encontrei o menu WLANs nas Configs do Device, olhei item por item dos menus e submenus.

editado setembro 21
    Se você atualizou a controladora para a versão 6, é exatamente isso que vai acontecer, conforme observação no meu primeiro comentário. Agora a configuração dos rádios de operação fica na edição dos próprios SSIDs.

Obs.: Na nova controladora versão 6 essa configuração mudou bastante. Não existe mais WLAN Group e no próprio SSID existe uma opção para habilitar/desabilitar o rádio 2G, o rádio 5G ou ambos, conforme explicado no post abaixo. 

hbti
  • hbtihbti 0 Pontos
    Encontrei, muito obrigado! :-D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.