Bem-vindo à Comunidade UBNT

Migração de estrutura para Unifi

Olá meus amigos, nós estamos refazendo uma reestruturação aqui na empresa onde trabalho (o qual é um clube náutico), atualmente está bem bagunçada com switchers da Cisco alguns um da IBM tão antigos quanto, estamos pretendendo unificar toda estrutura com Unifi (hoje todas as nossa antenas já são Unifi.

O ambiente que queremos montar a principio seria esse a baixo:

A internet, Mikrotik  e proxy já estão bem funcionais, talvez em algum futuro eu consiga colocar um Gate na Unifi.

O projeto em si é remover todos os conversores de fibra e centralizar tudo no US-16-XG, e ir distribuindo a fibra pelo clube. Porem eu estou tendo algumas duvidas de como proceder com o projeto, para ai sim dar continuidade as aquisições. Atualmente só tenho o US-16-XG e o UF-MM-10G.

As perguntas até então são:
  • O US-16-XG as portas são retro compatíveis com o SFP padrão? (sei que todas as portas são SFP+)?
  • Interligando os switch com apenas uma porta SFP é possível transmitir as 2 vLans? Ou será necessário passar individualmente dois links para poder fazer as duas redes (igual no UML)
  • É possível interligar o US-16-XG  com os switch US-24 com os kits UF-MM-10G? Caso não qual seria o mais indicado?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1212 Pontos
    1) Sim;

2) Sim, basta criar as VLANs no software UniFi que por padrão todas as portas dos switches são trunk carregando todas as VLANs;

3) Sim, mas o uplink vai ser de apenas 1G porque somente os switches de 48 portas têm portas de 10G - isso no portfólio de switches de primeira geração. No switch 24 você não pode nem usar um módulo de 10G porque a SFP dele é 1G, não é SFP+ de 10G. 
    bulfaitelo

bulfaitelo
  • UI-Samuel disse:
    3) Sim, mas o uplink vai ser de apenas 1G porque somente os switches de 48 portas têm portas de 10G - isso no portfólio de switches de primeira geração. No switch 24 você não pode nem usar um módulo de 10G porque a SFP dele é 1G, não é SFP+ de 10G. 
    Olá Samuel Muito obrigado pelo esclarecimento, porem eu fiquei na duvida com o final da resposta, no caso eu só não entendi se é possível eu colocar o UF-MM-10G no US-24 e ele irá trabalhar a velocidade máxima de 1gb ou se necessariamente preciso colocar 2 gbic de 1gb para interliga-los.
    Via de "regra" (na maioria dos casos) uma interface SFP de 1G não é compatível com um módulo de 10G, no entanto uma interface SFP+ de 10G é retrocompatível com módulos de 1G. Há casos em que essa regra nem sempre é verdadeira, por exemplo quando é possível reconhecer o módulo para setar manualmente a velocidade nos dois lados, mas sempre há chance de incompatibilidade.

Se você já tiver os módulos e quiser testar, ok... Caso esteja avaliando os módulos para compra, recomendo usar módulos de 1G em slots SFP e módulos de 10G em SFP+. Particularmente no que diz respeito aos módulos UFiber (por ex MM-10G) e aos switches UniFi, um módulo de 10G funciona em um slot de 1G (a 1G, claro). 

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/360000021468-UFiber-SFP-SFP-and-Active-Fiber-FAQ
    bulfaitelo
  • UI-Samuel disse:
    Via de "regra" (na maioria dos casos) uma interface SFP de 1G não é compatível com um módulo de 10G, no entanto uma interface SFP+ de 10G é retrocompatível com módulos de 1G. Há casos em que essa regra nem sempre é verdadeira, por exemplo quando é possível reconhecer o módulo para setar manualmente a velocidade nos dois lados, mas sempre há chance de incompatibilidade.

Se você já tiver os módulos e quiser testar, ok... Caso esteja avaliando os módulos para compra, recomendo usar módulos de 1G em slots SFP e módulos de 10G em SFP+. Particularmente no que diz respeito aos módulos UFiber (por ex MM-10G) e aos switches UniFi, um módulo de 10G funciona em um slot de 1G (a 1G, claro). 

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/360000021468-UFiber-SFP-SFP-and-Active-Fiber-FAQ

Muito obrigado pelas respostas, não querendo abusar poderia me direcionar no que eu estudo para fazer essas vlans? pois eu estou vendo alguns vídeos a maioria deles usar o gate da unifi (meu caso eu montei uma maquina virtual para este fim).

Desde já agradeço muito pela ajuda!

bulfaitelo

bulfaitelo

• UI-Samuel Muito obrigado, eu realmente fiquei muito mais tranquilo / esclarecido para seguir com meu projeto, uma ultima pergunta, seria possível interligar vLans entre o Us-24 com um Cisco SG-24?

Você pode integrar switches Edge ou UniFi com quaisquer outros switches de terceiros...
    bulfaitelo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.