Bem-vindo à Comunidade UBNT

Fim de Vida (EoL) dos APs Legados

UI-SamuelUI-Samuel 1212 Pontos
editado março 30 em UniFi Wireless

A Ubiquiti anunciou o fim de vida (EoL) dos APs UniFi legados a partir de março/2021. Durante esse período de 1 ano os APs seguem sendo suportados pelas novas versões da controladora. Depois desse período, passa a valer o EoL e os devices não serão suportados nas novas versões nem receberão novas atualizações. Foi um ciclo de vida de 10 anos, muito superior à média para hardware dessa natureza.

Fiquem atentos!

#--- APs EoL em 03/2021
  • UAP-Outdoor
  • UAP-Outdoor+
  • UAP-Pro
  • UAP-IW
  • UAP (v1+v2)
  • UAP-LR (v1+v2)
  • UAP-AC-EDU
  • UAP-AC-IW-PRO

--
Link do Comunicado Oficial:
https://community.ui.com/questions/Announcement-EOL-for-some-UniFi-AP-models/65487283-ce9d-49f4-85b9-b6aa54659ef7
israelrosley

Comentários

• Olá @UI-Samuel Obrigado por transmitir estas informações. Também li sobre este anúncio no medium.com. Mas só para esclarecer, esta linha de AP's dos UAP's mencionados acima continuarão funcionando, porém, não se comunicarão mais com controladoras que estiverem com as atualizações mais recentes? É isso mesmo? No caso dos novos AP's AC's LITE, LR, EDU e PRO? Creio que não se enquadram nesta situação. Se for este o caso, por mais quanto tempo, o senhor acha, que eles receberão suporte da Ubiquiti? Muito obrigado e bom dia!
  • UI-SamuelUI-Samuel 1212 Pontos
    Quando o fim de vida é anunciado, quer dizer que o AP deixará de receber novas atualizações e não será mais suportado nas novas versões da controladora a partir da data informada, no caso 03/2021, ou seja, durante esse ano os APs legados ainda serão suportados pelas novas controladora. Apenas os APs mencionados nesse comunicado estão em EoL e os demais seguem sendo suportados. Nenhum equipamento legado vai deixar de funcionar utilizando uma versão compatível do software da controladora...
  • Obrigado por responder tão brevemente. Se ainda me permite perguntar, o quão impactante pode ser para a segurança da rede e/ou equipamentos se estes AP's ou mesmo a Controladora não forem atualizados? Possuímos vários prédios e cada um têm vários AP's instalados. Alguns poucos destes são dos AP's listados no anúncio. Esperamos conseguir fazer a substituição de todos dentro de um ano. Mas onde, temporariamente, isto não for possível, pensei em manter tanto os AP's quanto as Controladoras nas versões em que sejam compatíveis. Acha que isto seria permissivo?
    A recomendação do fabricante é sempre utilizar equipamentos atualizados...
  • UI-Samuel disse:
    A recomendação do fabricante é sempre utilizar equipamentos atualizados...
    @EQUIPE02
  • Boa tarde, sou novo aqui no fórum e não sei se esse seria o melhor local para realizar minha pergunta.
    Irei realizar minha pergunta, caso não for o melhor local peço que me orientem.

Ontem fiz a atualização da minha controladora instalada em Windows Server e a mesma não conectou mais no controlador, oi wifi funcionava normal, até que eu esqueci o unifi na controladora e dei um reset no roteador unifi.

Após instalar a ultima versão do firmware do meu UBN UAP-LR ele inicializa normal e fica na luz laranja (Aguardando adoção), meu dispositivo aparece para a controladora, porém o botão de adotar fica escurecido e não consigo clicar.

A unica coisa de aviso que tem é o informativo dizendo que o dispositivo será descontinuado, porém não consigo adotá-lo na ultima controladora disponível, sendo que o dispositivo está na ultima versão do firmware.

Alguém já teve esse problema e ou poderia me ajudar?
  • BendlinBendlin 0 Pontos
    UI-Samuel disse:

A Ubiquiti anunciou o fim de vida (EoL) dos APs UniFi legados a partir de março/2021. Durante esse período de 1 ano os APs seguem sendo suportados pelas novas versões da controladora. Depois desse período, passa a valer o EoL e os devices não serão suportados nas novas versões nem receberão novas atualizações. Foi um ciclo de vida de 10 anos, muito superior à média para hardware dessa natureza.

Fiquem atentos!

#--- APs EoL em 03/2021
    • UAP-Outdoor
    • UAP-Outdoor+
    • UAP-Pro
    • UAP-IW
    • UAP (v1+v2)
    • UAP-LR (v1+v2)
    • UAP-AC-EDU
    • UAP-AC-IW-PRO

--
    https://community.ui.com/questions/Announcement-EOL-for-some-UniFi-AP-models/65487283-ce9d-49f4-85b9-b6aa54659ef7
    UI-Samuel disse:

Fiquem atentos!

#--- APs EoL em 03/2021
    • UAP-Outdoor
    • UAP-Outdoor+
    • UAP-Pro
    • UAP-IW
    • UAP (v1+v2)
    • UAP-LR (v1+v2)
    • UAP-AC-EDU
    • UAP-AC-IW-PRO

--
    Uma dúvida, o UAP-Pro é o mesmo produto que o UAP-AC-PRO ???? 
    Não, o UAP-PRO é legado e não foi homologado no Brasil. 
  • Boa tarde, sou novo aqui no fórum e não sei se esse seria o melhor local para realizar minha pergunta.
    Irei realizar minha pergunta, caso não for o melhor local peço que me orientem.

Ontem fiz a atualização da minha controladora instalada em Windows Server e a mesma não conectou mais no controlador, oi wifi funcionava normal, até que eu esqueci o unifi na controladora e dei um reset no roteador unifi.

Após instalar a ultima versão do firmware do meu UBN UAP-LR ele inicializa normal e fica na luz laranja (Aguardando adoção), meu dispositivo aparece para a controladora, porém o botão de adotar fica escurecido e não consigo clicar.

A unica coisa de aviso que tem é o informativo dizendo que o dispositivo será descontinuado, porém não consigo adotá-lo na ultima controladora disponível, sendo que o dispositivo está na ultima versão do firmware.

Alguém já teve esse problema e ou poderia me ajudar?
    Oi @bclempreendimentos, você já tentou utilizar a controladora com alguma versão anterior a atual? Não é o recomendado mas talvez funcione.

• Bom dia @UI-Samuel!
    Há uma estimativa de por mais quanto tempo os AP's AC-LITE, LR e PRO continuarão receber atualizações e suporte da Ubiquiti? Por mais 06, 10 anos ou mais?
    Muito obrigado. 
    Não.
    Hoje seguem sendo suportados...
    israelrosley
  • R4V3RR4V3R 8527 Pontos
    Bom dia @UI-Samuel!
    Há uma estimativa de por mais quanto tempo os AP's AC-LITE, LR e PRO continuarão receber atualizações e suporte da Ubiquiti? Por mais 06, 10 anos ou mais?
    Muito obrigado. 
    A linha AC Gen2 que é a que compõe os equipamentos que você cita foi lançada em 2015, então estes já tem 5 anos de vida, tenha isso em mente ao fazer este tipo de estimativa. ;)
    israelrosley
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.