Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interligação UBIQUITI USG x Switch Cisco SG110

Olá,
recentemente fiz a compra de um UBIQUITI SECURITY GATEWAY USG para acrescentar a minha rede, mas estou tento problemas para divulgar as redes entre ambos.No USG tenho VLAN 100 (gerência), 200 (Dispositivos), 300 (Guest). Configurei no profile do USG a VLAN nativa 100 e a Tagged sendo 200 e 300. No CISCO coloquei a VLAN 100 em allowed e a 200 e 300 em trunk, porém de dentro do switch eu não consigo
pingar nenhumas destas redes criadas nas respectivas VLAN’s. 
100 - 10.32.0.1/28
200 - 10.32.1.1/24
300 - 10.32.2.1/24 

o que estou fazendo de errado? 
O switch cIsco com meu antigo router RV 320 funcionava sem problema. 
Obrigado! 

Comentários

• As configurações de roteamento inter-VLAN dependem do roteador e do(s) switch(es). Nos vídeos que vou embutir no comentário abaixo você encontra os detalhes dessa configuração no roteador USG e nos switches UniFi. Você deve consultar documentação de suporte dos demais fabricantes para detalhes desse procedimento em equipamentos de terceiros. 
  • Boa tarde! 
    primeiramente obrigado pela ajuda! 
    Eu já vi estes vídeos e nada adiantou. Como faço para apontar no USG a VLAN que vou deixar nativa da porta? 
    O problema é esse,  não localizei esta função.  
  • No caso do USG que é "semi-automático", a VLAN nativa é travada como sendo 1, por isso não é possível definir VLAN na LAN default que existe na opção Networks (e que não pode ser excluída). Outras sub-redes podem ser criadas em Networks, de forma que será possível  associá-las com outras VLANs. Ou seja, o que você pode fazer é criar uma sub-rede no USG que seja exclusiva para gerência dos seus ativos e depois alterar a VLAN de gerência em todos os demais ativos UniFi (switches e APs) através da opção abaixo, conforme explico nos vídeos anteriores. 

> Devices
    > Selecionar o Dispositivo
    > Config
    > Services
    > Management VLAN

Essa questão também pode ser tratada em qualquer outro switch personalizando a configuração do trunk 802.1q na interface que faz o uplink com o USG. 
  • Resumindo, se eu quiser gerenciar meus equipamentos através de um switch que não seja UBIQUITI eu vou precisar configurar a VLAN nativa 1 como gerência. Pois não tenho como apontar uma. 
    Entendi 
  • Resumindo, se eu quiser gerenciar meus equipamentos através de um switch que não seja UBIQUITI eu vou precisar configurar a VLAN nativa 1 como gerência. Pois não tenho como apontar uma. 
    Entendi 
    Se você usa um USG, a resposta é sim.
    Access points e switches UniFi podem ser atrelados à uma VLAN específica pra gerenciamento diferente da 1(ou untagged), isso após serem adotados e configurados em uma controladora UniFi. Pra configurar, você precisa da "vlan 1", ou seja, tráfego untagged.
    Já o USG tem mais questões envolvidas e neste equipamento não se pode atribuir uma VLAN de gerenciamento, ele sempre irá depender da "vlan 1", ou seja, tráfego untagged.
    Isso não quer dizer que você não consiga configurá-lo para uso no cenário específico que descreve aqui, eu não tenho como afirmar isso de antemão, teria que ser feita uma análise mais rigorosa do seu setup, a qual deixo à seu critério.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.