Bem-vindo à Comunidade UBNT

Iniciando provedor a rádio

crucialticrucialti 0 Pontos
E aí, feras! Tudo bem com vocês? Bom... Espero que sim. Estou pretendendo começar em alguns dias um provedor a rádio para atender área rual. Por quê rádio? É um ambiente misto com pequenos povoados (loteamentos) e vários sítios (residências mais isoladas). O que levantei: # A princípio conseguiria atender 100 clientes já no primeiro mês; # Para chegar nesses 100 clientes, preciso distribuir o sinal em 360 graus a uma altura de pelo menos 18 metros; # Os links principais serão recebidos por rádio e ficam a pelo menos 5 a 8 Km de distância da base; # Todos os clientes estão num raio de até 5 Km; # Não pretendo ter retrabalho ou mudanças de equipamentos, mas sem estourar orçamento, quero trabalhar com folga; # Planos de até 30 Mbps já atendem muito bem; # Pretendo trabalhar full Ubiquiti; # Meu único concorrente: HughesNet. Quais soluções recomendadas?

Comentários

• UI-JallesUI-Jalles 220 Pontos
    Olá @crucialti

Recomendo que você assista o vídeo abaixo. Nele é trazido dicas importantes de como começar um provedor a rádio do zero. 

crucialti
  • Flavio-Flavio- 66 Pontos
    boa tarde, grande  escolha sua usar UBIQUITI
  • crucialticrucialti 0 Pontos
    UI-Jalles disse:

Boa, Jalles! Acho que assisto esse vídeo umas duas ou três vezes por semana sempre revisando os tópicos. hehehe
    Tô quase chegando nos finalmentes e compartilho os resultados com a comunidade.
    Me diga uma coisa... Qual sua recomendação mínima de roteador com servidor DHCP e autenticação PPPoE para ambientes a partir de 100 clientes? Já uso uma ERPro-8 num cliente só com DHCP com variação de 40 a 60 hosts e ela não passa de 2% de processamento nem 10% de consumo de memória.
    Flavio- disse:
    boa tarde, grande  escolha sua usar UBIQUITI
    Com certeza, cara. Melhor custo/benefício atá agora.
    crucialti disse:
    UI-Jalles disse:

Boa, Jalles! Acho que assisto esse vídeo umas duas ou três vezes por semana sempre revisando os tópicos. hehehe
    Me diga uma coisa... Qual sua recomendação mínima de roteador com servidor DHCP e autenticação PPPoE para ambientes a partir de 100 clientes? Já uso uma ERPro-8 num cliente só com DHCP com variação de 40 a 60 hosts e ela não passa de 2% de processamento nem 10% de consumo de memória.
    Acredito que este vídeo vai ajudá-lo no dimensionamento do router adequado para a sua demanda. 
    UI-Jalles disse:
    crucialti disse:
    UI-Jalles disse:

Acredito que este vídeo vai ajudá-lo no dimensionamento do router adequado para a sua demanda. 
    Brigado, Jalles.

Após ver outros vídeos, fiquei com dúvida quanto ao EdgePoint. O cenário abaixo se aplica?
    ISP > EdgePoint > EdgeRouter (DHCP e PPPoE) > EdgePoint > APs

Sim, os modelos EP-R6 e R8 possuem todos os recursos dos roteadores da família EdgeMAX. Você pode descentralizar a autenticação dos assinantes do seu ISP utilizando um EdgePoint por PoP por exemplo. Porém você deve tomar cuidado para não sobrecarregar o processamento da caixa. Neste vídeo é apresentado mais detalhes sobre os diferentes modelos de EdgePoint. 
    UI-Jalles disse:
    Sim, os modelos EP-R6 e R8 possuem todos os recursos dos roteadores da família EdgeMAX. Você pode descentralizar a autenticação dos assinantes do seu ISP utilizando um EdgePoint por PoP por exemplo. Porém você deve tomar cuidado para não sobrecarregar o processamento da caixa. Neste vídeo é apresentado mais detalhes sobre os diferentes modelos de EdgePoint. 
    Fechado, Jalles! Brigado! Vou testar o EP-R8 com seis APs e PtP, mas DHCP e autenticação vão sair da EdgeRouter porque prevejo mais de 400 clientes nesse site.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.