Bem-vindo à Comunidade UBNT

Como criar VLan para usar dentre o Edgerouter e os UNIFI AP

ricardomaioliricardomaioli 14 Pontos
editado julho 8 em EdgeMAX
Prezados, tenho um Edgerouter-Er-x como gateway na minha rede.
um cloudKey, para gerenciar 3 APs.
quero criar uma VLan para separar a rede Wifi dos clientes da rede corporativa.
mas vendo os vídeos (vários), ainda não ficou claro pra mim como fazer.

alguns detalhes..
preciso indicar essa VLan no edgerouter e nos APs, apenas??  ou no caso teria tambéḿ que indicar no Switch (meu switch não é gerenciável)
o fato de usar o modo Guest, não deixa a rede totalmente protegida de acesso certo?? o correto seria a Wlan corporativa em uma rede, e a dos clientes em uma VLan...

desde já agradeço a ajuda

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    Para roteamento inter-VLAN funcionar, deve ser configurado no roteador e nos switches da infraestrutura (que devem ser gerenciáveis). Nos APs basta associar cada SSID com sua respectiva VLAN. Não adianta apenas criar as VLANs no roteador se o(s) switch(es) não forem capazes de identificá-las e separar as tags. A configuração de roteamento inter-VLAN no EdgeRouter é explicada no vídeo que vou embutir no próximo comentário. 

• UI-Samuel disse:
    Para roteamento inter-VLAN funcionar, deve ser configurado no roteador e nos switches da infraestrutura (que devem ser gerenciáveis). Nos APs basta associar cada SSID com sua respectiva VLAN. Não adianta apenas criar as VLANs no roteador se o(s) switch(es) não forem capazes de identificá-las e separar as tags. A configuração de roteamento inter-VLAN no EdgeRouter é explicada no vídeo que vou embutir no próximo comentário. 
    Olá Samuel, obrigado pela resposta..  Eu entendi a parte do Switch, mas então se nesse caso, se a conexão for direto no edgerouter, mesmo assim não funciona? as portas dele estando configuradas como a Vlan, tbm não passa?

desde já agradeço.
    Se você tiver um switch gerenciável no cenário, é melhor ligar os APs diretamente nele, embora o ER-X possa ser utilizado como switch em ambientes pequenos, seguindo a configuração abaixo. 

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115012700967-EdgeRouter-VLAN-Aware-Switch
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.