Bem-vindo à Comunidade UBNT

Posso usar AP AC Pro com switch Tplink TP-SG 1008P?

O AP AC Pro é 802.3af e o switch TP-Link TP-SG 1008P tem 4 portas PoE 802.3af.
Posso então conectar o AP AC Pro neste switch TP-Link e não usar os injetores, certo? 
jcpassos

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    Sim.
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Grato, Samuel! 
    Adotando dois AP AC Pro na mesma rede, o roaming entre eles é automático? 
    Isto é, meu smartphone ou computador vai se conectar no AP de sinal mais forte? 

Se a rede estiver bem dimensionada, sim, o roaming entre APs é automático na solução UniFi. 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    O controller está num notebook. Ele precisa ficar ligado pro roaming automático funcionar, ou ele pode estar desligado? 
    Não há necessidade da controladora estar online, exceto para uso do portal...
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Obrigado! 
    E o que você quis dizer com "se a rede estiver bem dimensionada?" 
    Ao contrário do que alguns pregam, Wi-Fi não é plug & play. Toda rede Wi-Fi deve ser bem dimensionada através de um site survey, caso contrário certamente haverá problemas. Recomendo a leitura do artigo abaixo:

http://bit.ly/WiFi-Survey
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Obrigado, Samuel, o artigo é bem interessante! 
    No meu caso, é pra usar no apt e ter uma rede unica que me permita estar conectado em qualquer local do apt, mesmo que eu me movimente!
    Vou ver se consigo colocar a planta do apt no Controller pra fazer a medição preditiva! 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    A propósito, Samuel, vou usar a internet Fibra da Vivo. Posso usar o roteador da Vivo mesmo junto com os AP AC Pro, ou voce recomendaria eu usar o roteador da Ubiquiti USG? Lógico, considerando que vai ser um um uso doméstico, com uns 20 aparelhos conectados.. 
    UniFi é uma solução modular e os APs podem ser usados em conjunto com qualquer outro roteador de terceiros sem nenhum problema (respeitando o limite desse roteador, claro). Se for usar o roteador da operadora, recomendo desligar o Wi-Fi dele e isolar essa função apenas para os APs UniFi, assim a controladora UniFi não vai alertar a presença do outro roteador como um equipamento rogue no seu ambiente. 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Ok!
    Se eu tiver Vivo Fibra e Vivo TV, é possível usar o USG ao invés do roteador da Vivo? Ou seria melhor usar deixar os dois mesmos? 
    O equipamento da operadora sempre será necessário para executar a função modem porque é compatível com a tecnologia WAN dela em L2. O que pode ser feito é não usar o equipamento da operadora como roteador (L3), deixando-o em modo bridge (L2) e usando seu próprio roteador. 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Nesse caso, eu teria que configurar o USG para prover o sinal IPTV da Vivo TV certo?
    No caso de manter o equipamento da Vivo como Roteador, eu poderia criar outra rede com o USG, nao? 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Samuel, a propósito, pra que serve a segunda porta Lan do AC Pro? 
    Essa segunda porta é PoE? Isto é, eu conseguiria conectar uma câmera de vídeo PoE? 
    Não, a segunda porta do UAP-AC-PRO não é PoE. Ela é apenas uma bridge da porta primária. Você pode ligar uma câmera nela, mas a câmera teria que ser alimentada localmente via fonte/injetor.
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Obrigado! 
    A propósito, Samuel, qual a diferença do UAP-AC (quadrado) do UAP-AC-PRO?
    editado julho 8
    O UAP-AC quadrado já teve fim de vida (EoL) anunciado e não é mais suportado na nova controladora, conforme indicado em (1). O UAP-AC-PRO é do atual portfólio UniFi AC, suportado pelas atuais controladoras, conforme explicado em (2).

(1) https://help.ui.com/hc/en-us/articles/360012192813#faq-device-gen

(2) http://bit.ly/UniFi-AP
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Eu tinha lido sobre o EOL do UAP-AC quadrado, por isso perguntei se havia akguma diferença entre ele e o novo UAP-AC-PRO. 
    Vi que ola versao quadrada tem suporte até a versão 5.6 da controladora.
    Tem algum motivo pra declarar EOL dele?
    Isto é, pelo o que entendi, é possível usá-lo com uma versão mais antiga da controladora, o que o torna ainda funcional. 
    Há muita diferença na arquitetura do hardware, principalmente em relação ao processador, além da alimentação PoE que consome mais energia. O fato é que é um produto descontinuado há anos e sem suporte/atualização, logo não deveria ser usado em novos projetos, ainda que seja funcional na controladora LTS. 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Entendi obrigado! 
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    Samuel, boa tarde, eu observei que tem alguns modelos de AP Long Range que tem o símbolo U da Ubiquiti mas outros de mesmo modelo tem o símbolo que lembra uma gaivota! Tem algum motivo? Ha diferença entre eles? Ou é só a idade? 
    Você deve estar falando do antigo logo da Ubiquiti que era usado nos equipamentos bem antigos. Aliás, os modelos UAP-LR (v1/v2) são todos legados e já não são mais recomendados em novos projetos há muitos anos. A recomendação em novos projetos são os APs do portfólio AC apresentados no artigo abaixo. 

http://bit.ly/UniFi-AP
  • OsascoOsasco 5 Pontos
    O antigo logo da Ubiquiti era parecida com uma gaivota?
    Sim, os AP LR a que me refiro são os de 2.4 Ghz. Por que eles são chamados de legado?

São legados porque são baseados em tecnologia de 2009/2010 (padrão 802.11n). Desde 2014/2015 que o atual padrão usado em Wi-Fi é 802.11ac. Além disso, os APs legados de primeira geração já tiveram fim de vida (EoL) anunciado para março/2021, conforme explicado no artigo abaixo:

Fim de Vida dos UAPs Legados (EoL)

Logo Original:

• OsascoOsasco 5 Pontos
    Samuel, o AP-AC-IW-PRO tb esta na lista de EOL, mas ele tem banda de 5 Ghz tb, nao? E ja está com EOL anunciado? 
    Sim, todos na lista serão descontinuados. O AC-IW-PRO sequer foi homologado no Brasil e não é comercializado por aqui. A versão IW homologada no BR é o AC-IW:

UniFi UAP-AC-IW: Descubra Como o WiFi por Cômodo Pode Beneficiar o Setor de Hospitalidade
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.