Bem-vindo à Comunidade UBNT

IPv6

Olá todos,

Venho pedir a gentileza de me ajudar na seguinte situação, tenho acesso a WAN na interface eth0 com um IPv6 definido através de um servidor DHCP do roteador da internet, gostaria de retransmitir esse DHCP através da interface eth1 que usa servidor DHCP do EdgeRouter.

Desde ja agradeço a atençao

Comentários

• enjolrasenjolras 0 Pontos
    editado janeiro 29
  • UI-SamuelUI-Samuel 1016 Pontos
    Se você não entrar em modo de configuração usando o comando "configure", os comandos não vão funcionar mesmo... Além disso, os comandos listados não são para copiar e colar, são para te dar um norte para você adaptar no seu cenário. 
    UI-Samuel disse:
    Se você não entrar em modo de configuração usando o comando "configure", os comandos não vão funcionar mesmo... Além disso, os comandos listados não são para copiar e colar, são para te dar um norte para você adaptar no seu cenário. 
    Me desculpe a ignorância! 
    Agora eu consegui!
    Muito obrigado!
    Voce faz um excelente trabalho!
    UI-Samuel disse:
    Olá,

À princípio a solução resolveu, porém após uma queda na conexão eu descobri que o IPv6 distribuído pelo PPPOE no roteador é aleatório, então quando mudou a faixa de IPv6, tornei a perder a conexão e tive que voltar a configurar manualmente. Há alguma solução? 

Obrigado
    É possível só espelhar o IPV6 do servidor DHCP que se encontra no roteador da internet nas outras interfaces? Sem ter que colocar em bridge? Obrigado
    O que pode ser feito é receber um IP em uma interface do ER atrás do outro roteador (como se fosse a WAN) e então repassar outra(s) sub-rede(s) /64 via SLAAC na LAN conectada em outra(s) interface(s) do ER. Lembrando que ao usar dois roteadores será necessário fazer configurações de roteamento entre eles, nem que seja simplesmente adicionar uma rota default no ER apontando toda saída para o outro roteador. E no outro roteador teria que existir uma rota estática apontando para a LAN do ER. Enfim, a solução depende totalmente da sua topologia...
    Já começou errado com o fe80::/10 que é um prefixo reservado que é autoconfigurado exclusivamente para link local sem roteamento. Você tem que ter um prefixo válido na interface WAN (seja de um bloco seu ou entregue pela operadora) e depois repassar para a LAN da forma explicada nos comandos do meu primeiro comentário, adaptando para a sua realidade. 
    UI-Samuel disse:
    Já começou errado com o fe80::/10 que é um prefixo reservado que é autoconfigurado exclusivamente para link local sem roteamento. Você tem que ter um prefixo válido na interface WAN (seja de um bloco seu ou entregue pela operadora) e depois repassar para a LAN da forma explicada nos comandos do meu primeiro comentário, adaptando para a sua realidade. 
    O problema que não posso colocar um IPv6 estático na porta WAN no ER! Já que meu provedor altera o IPv6 /56 toda vez que faz o pppoe, e com essa configuração não dá para ativar DHCP na porta WAN! 
    Para ficar mais fácil, vou postar aqui os endereços de IPv6 que recebo, tirei um print depois reinicie e tirei outro print. Talvez assim possa me ajudar melhor, estou perdido, e não achando saída!

Eu fiz vários equívocos aí! Me desculpa! O desespero de resolver logo o problema... Eu estava confundindo meu IPv6 com o prefix! Mas mesmo assim a falha está no provedor porque o gateway está com ip fb80::/10... vou ligar neles e conferir as configurações por lá...
    O endereço do gateway ser fe80 não é problema nenhum, aliás é até bastante normal em muitas soluções, afinal o endereço do gateway necessariamente deve estar no mesmo link local dos clientes para que haja as resoluções NPD (o "ARP" do IPv6). Ou seja, usar como gateway o endereço IPv6 global ou mesmo o fe80 dessa mesma interface do endereço global não faz diferença nenhuma e ambos funcionam igualmente.
    Tentei contato com o provedor porém não tive solução, uma dúvida, tenho duas LiteBeam ac 2gen fazendo de ponto a ponto do GPON até o ER na entrada WAN porém eles estão em bridge, preciso atribuir IPv6 neles para que funcione? Obrigado
    O IP dos rádios airMAX em modo bridge é usado apenas para fins de gerência, então não faz diferença. 
    Estudando mais a fundo, eu acho que estava certo mesmo, o DHCP conectando direto na porta lan do GPON olha como ele me atribuiu o ip! Ou seja, é randômico mesmo! Por favor me ajuda a solucionar esse problema! Está me dando grande dor de cabeça! Quase virando a rede de cabeça pra baixo o virando todas as portas do ER em bridge! 🤯

• Poooooooorrrrr favorrrrr!!!! Alguma luz no fim do túnel????
  • Estou rodando em bridge, praticamente jogando fora meu ER! A semana toda tentando passar esse IPv6 e não tive sucessos!
  • Onde esta o erro? so consigo fazer ele atribuir em /64!

!-- IPv6: SLAAC na LAN
    set interfaces ethernet eth1 address 2804:5c:4::/36
    set interfaces ethernet eth1 ipv6 router-advert prefix 2804:5c:4::/36

!-- IPv6 Prefix-Delegation na WAN (eth0) p/ LAN
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd prefix-only
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 prefix-length 32 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth1 service prefix-id :1 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth1 service host-address ::1 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth1 service slaac 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth2 service prefix-id :2 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth2 service host-address ::1 
    set interfaces ethernet eth0 dhcpv6-pd pd 0 interface eth2 service slaac
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.