Bem-vindo à Comunidade UBNT

Perda de Velocidade UNIFI AC LITE X WIFI ROTEADOR VIVO

Boa noite nobre senhores,

Estou analisando que a velocidade da minha internet não esta sendo entregue corretamente via meus APs Unifi.

Vejam só:

Tenho 2 Unifi AP AC LITE com uplink cabeado.
Internet fibra vivo de 300Mb
Todos meus equipamentos de casa já são 802.11ac, consequentemente, todos usam a frequências 5G

Já fiz a configuração separando as redes 2,4G e 5G para não ter risco de meus equipamentos conectarem na 2,4G e a velocidade cair e desativei o Wifi do roteador da vivo para não ter interferências com minha rede dos Unifi.

Porém a questão é, quando eu uso a rede Wifi do Unifi a minha velocidade fica entre 180 a 200mb no máximo. Se eu ativar o Wifi do roteador da vivo, chega a velocidade correta de 300mb. Ou seja a operadora esta entregando, tem algo errado na minha rede interna.....

Alguém já passou por isso? 

Será que é alguma configuração que estou fazendo errada?

Obrigado desde já pela ajuda de todos vcs!

Abraço!

Comments

• R4V3RR4V3R 8484 Points
    180 a 200 Mbps está condizente com o UAP-AC-Lite em sua configuração padrão, ou seja, utilizando canais com largura de 40Mhz na banda de 5Ghz.
    Você pode tentar aumentar pra usar canais de 80Mhz, que provavelmente é o padrão em seu roteador VIVO, mas sinceramente, não recomendo muito fazer isso, você vai estar reduzindo um pouco o alcance e potencialmente sofrendo o dobro de interferência. Use o recurso com cautela.  ;-)
    fabujamra
  • Legal, vou tentar fazer isso e posto aqui o que eu pude notar de diferença.

Muito obrigado pela ajuda nobre R4V3R disse:
    180 a 200 Mbps está condizente com o UAP-AC-Lite em sua configuração padrão, ou seja, utilizando canais com largura de 40Mhz na banda de 5Ghz.
    Você pode tentar aumentar pra usar canais de 80Mhz, que provavelmente é o padrão em seu roteador VIVO, mas sinceramente, não recomendo muito fazer isso, você vai estar reduzindo um pouco o alcance e potencialmente sofrendo o dobro de interferência. Use o recurso com cautela.  ;-)
    Abraço,
  • A taxa de transmissão também vai depender totalmente da capacidade do seu cliente. Por exemplo, agora mesmo estou com um MacBook e um Nexus 5X conectados a 400 Mbps (nominal) em um UAP-AC-LITE no mesmo cômodo, o que é excelente, visto que essa taxa seria o limite máximo da modulação (256-QAM) para canais de 40 MHz em 5 GHz com dispositivos 2x2. No entanto, todos os demais dispositivos estão conectados a 230 Mbps ou menos...

No seu caso, como você falou que o mesmo cliente se conectava em velocidades mais altas, também fico inclinado a acreditar que a explicação técnica para isso seria o roteador da operadora estar utilizando canais de 80 MHz. Faça uma varredura do espectro em 5 GHz para detectar se não existe nenhuma outra rede concorrente na banda baixa (UNII-1) ou na banda alta (UNII-3) e, caso não haja, então você pode se dar ao "luxo" de utilizar canais de 80 MHz. Do contrário, o ideal é realmente seguir utilizando canais de 40 MHz. 
  • Boas.
    Estou comum problema similar. o ap em questão é um AC-LITE; o equipamento terminal que estou a utilizar para testar é um samsung note 8.
    tenho um acesso em fibra contratado a uma operadora com 200/20 Mbps (dwn/up). o router da operadora é um technicolor tg789vac v2 SPECS:
    "Standard: up to 20dBm (100mW EIRP)
    High Power (optional): up to 24dBm (250mW EIRP)
    „ „ 2x2 MIMO 2.4 GHz Wi-Fi features SGi STBC
    20/40 MHz coexistence
    „ „ 3x3 MIMO 5 GHz Wi-Fi features SGi STBC with IEEE 802.11ac compliant transmit beamforming
    20/40/80 MHz mode
    „ „ RX/TX switched diversity
    „ „ Dynamic rate switching for optimal wireless performance"
    quando faço testes no wireless do cpe da operadora consigo os 200/20. no entanto os teste realizados ligado no ac-lite não passam dos 130/20.
    já testei diferentes configs no ac lite com canal auto e forçado; canal a 20, a 40, e a 80 mhz; potencia do sinal auto, baixa, media e alta. não tenho mesh activo. a ligação wired feita diretamente ao cpe da operadora está a GbE, já troquei o cpe da operadora por um ERX, mas os resultados mantêm-se: tenho melhores velocidades no wireless do router da operadora do que no ac-lite que adquiri para melhorar o desempenho e cobertura da minha rede wireless. o que noto a comparar as specs é que o cpe da operadora suporta beamforming e o ac-lite não; e o MIMO do da operadora é 3x3 nos 5ghz enquanto no ac-lite é 2x2.
    será que o desempenho wireless do router da operadora é efetivamente superior, sendo o hardware melhor em relação ao ac-lite ou existe alguma config que me está a escapar. Obrigado

• Senhores, boa tarde.

Gostaria de agradecer a ajuda de vcs. Realmente o meu modem da Vivo estava com a configuração de 80 MHz e após alterar essa configuração no meu Unifi resolveu o problema!!!

Agora consigo os 300M no meu Unifi. Mas realmente tem bastante interferência e queda da cobertura, porém como tenho pouca distancia entre minhas antenas não estou sofrendo muito com a alteração da largura de 40 para 80MHz.

Agradeço novamente e mais uma que aprendi!

Abraço,

UI-Samuel
  • SamukaSamuka 5 Points
    R4V3R disse:
    Excelente este tópico! Muita gente teve essa duvida e ajudou bastante. Pois ninguém entende como o modem da operadora da a velocidade full. A grosso modo, sei que cada caso é um caso e tem diversos fatores como já lido em outros tópicos. Mas pra entender melhor, utilizaremos Como Exemplo um ambiente de baixa densidade, de no máximo 5 Aps, varredura espectro limpa 5ghz, e um link de internet de 600mbps fibra. Entendo que cada equipamento cliente vai receber diferente como citado, mas usando como exemplo um Iphone X.

São apenas 3 perguntas em Negrito abaixo:

Padrão AC Lite 40mhz - Pelo que citado no exemplo atinge em média 180 a 200mbps velocidade;

Ao utilizar 20mhz, aumentaria +- 3db a potencia em relação do 40mhz pelo que li em outros tópicos, mas entregaria em Média quanto de mbps Velocidade? 

Já o de 80mhz diminuiria +- quantos db em média em relação a 40mhz? E entregaria em média quanto mbps de velocidade?
  • UI-SamuelUI-Samuel 987 Points
    Você pode esperar uma perda de 3dB (50%) cada vez que dobrar a largura do canal, embora na prática o efeito seja bem pior do que somente perder alcance porque o rádio irá escutar muito mais ruído e provavelmente haverá mais retransmissões ocupando o tempo aéreo, ou seja, pior desempenho, ainda que nos testes haja mais "velocidade". 

A taxa de transmissão alcançada pelo cliente também vai depender totalmente das capacidades dele, por isso é impossível generalizar. De qualquer forma, assumindo um cliente AC, você consegue as seguintes taxas de transmissão se estiver próximo do AP com a maior modulação no padrão AC (256-QAM), lembrando que na prática deve esperar por volta de 60% disso:

Cliente AC 1x1
    20 MHz = 087M
    40 MHz = 180M
    80 MHz = 390M

Cliente AC 2x2:
    20 MHz = 173M
    40 MHz = 360M
    80 MHz = 780M

Tabela MCS dos Índices Modulação:
    http://mcsindex.com
    Samuka
  • SamukaSamuka 5 Points
    UI-Samuel disse:
    Você pode esperar uma perda de 3dB (50%) cada vez que dobrar a largura do canal, embora na prática o efeito seja bem pior do que somente perder alcance porque o rádio irá escutar muito mais ruído e provavelmente haverá mais retransmissões ocupando o tempo aéreo, ou seja, pior desempenho, ainda que nos testes haja mais "velocidade". 

A taxa de transmissão alcançada pelo cliente também vai depender totalmente das capacidades dele, por isso é impossível generalizar. De qualquer forma, assumindo um cliente AC, você consegue as seguintes taxas de transmissão se estiver próximo do AP com a maior modulação no padrão AC (256-QAM), lembrando que na prática deve esperar por volta de 60% disso:

Cliente AC 1x1
    20 MHz = 087M
    40 MHz = 180M
    80 MHz = 390M

Cliente AC 2x2:
    20 MHz = 173M
    40 MHz = 360M
    80 MHz = 780M

Tabela MCS dos Índices Modulação:
    http://mcsindex.com
    CURIOSIDADE! Em 2.4ghz, 20mhz suporta aprox quanto de velocidade no máximo?
    Depende do dispositivo cliente, é só consultar a tabela. Se for um cliente 1x1 a velocidade nominal com a melhor modulação do padrão N (64-QAM) é 72M (real +/- 35-40). Se for 2x2 o data rate é 144M (real +/- 70-80). Se você considerar a alta interferência típica dessa banda na maioria dos cenários, daí o resultado é muito pior. 
    Samuka
  • SamukaSamuka 5 Points
    Srs. botei meu modem da net em Bridge, espetei o cabo Wan na eth0, antes fiz a configuraçao wizard da EdgeRouterX, navegando tudo perfeito, mas agora velocidade esta dando apenas 92mbps contra 200 no antigo modem da net, com os mesmos aps lite. Config em 5ghz nos aps tudo igual. Alguma configuração chave no EDX que Wizard não fez, a qual esta limitando e eu deveria atentar?
    A velocidade caiu no Wi-Fi apenas ou também no cabo? Não faz sentido nenhum a velocidade cair no Wi-Fi porque você trocou o roteador cabeado, a não ser que fosse uma limitação/gargalo da interface física do roteador, mas definitivamente não é esse o caso com o ER. O máximo que poderia ocorrer seria você não atingir desempenho de 900M-1G na interface do ER sem offloading (*), por exemplo usando recursos de QoS. No entanto, ainda assim o desempenho seria superior a 100-200M. 

(*) https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115006567467
    Samuka
  • SamukaSamuka 5 Points
    Perfeito Samuel. Troquei o cabo Cat5e por um Cat6 Giga e funcionou perfeito. Era o cabo. Obrigado novamente.
Sign In or Register to comment.