Bem-vindo à Comunidade UBNT

Usar Litebean LBE m5 gen2 para receber sinal wifi

Ola a todos.
Sou de Portugal e registei me pork quero aprender.

Adquiri recentemente a referida antena, mas nao consigo configurar. 
Pretendo apanhar o sinal wifi de um router de outra situada a cerca de 600m em linha de vista. 
Esta antena tem essa capacidade de receber o sinal e depois espalhar o mesmo com outro nome de rede, para depois eu poder conetar um telemovel, tablet, pc atraves de wifi..
Podem ajudar e dizer quais as configuraçoes.

Comentários

• UI-JallesUI-Jalles 202 Pontos
    Olá @FerreiraJMC,

Você precisa de um par de LiteBeam AC Gen2 para estabelecer uma conexão ponto a ponto entre elas e dessa forma transportar o link de internet até o local desejado.

A distribuição desse link de internet deve ser feita utilizando equipamentos da linha UniFi. 

FerreiraJMC

FerreiraJMC

• Ola e desde já obrigado pela ajuda, mas questiono se é mesmo necessario comprar mais uma litebean lbe gen2, uma vez que além do custo, como é uma distância pequena (600m em linha de vista) e do outro lado tenho um router xiaomi 5g.
    O que pretendo é apanhar esse sinal do xiaomi com a litebean e depois ligar a ela por cabo rede um router a distribuir o sinal.
    Isto é possivel?
  • R4V3RR4V3R 8495 Pontos
    Ola e desde já obrigado pela ajuda, mas questiono se é mesmo necessario comprar mais uma litebean lbe gen2, uma vez que além do custo, como é uma distância pequena (600m em linha de vista) e do outro lado tenho um router xiaomi 5g.
    O que pretendo é apanhar esse sinal do xiaomi com a litebean e depois ligar a ela por cabo rede um router a distribuir o sinal.
    Isto é possivel?

Litebeam não "apanha sinal", Litebeam se conecta a outra litebeam, ou outro rádio airMax é isso, ela não é um equipamento de uso geral.
    FerreiraJMC
  • Entao precipitei me e comprei uma antena errada.
    Perguntas:

1 . Entao posso colocar a litebean a enviar o sinal em modo ponto de acesso ptp e depois com o router receber o sinal por wifi e espalhar o mesmo via wifi?
    2 . Posso ligar a litebean por cabo de rede a um router e enviar o sinal wifi para longe e depois onde detetar esse sinal conetar com telemovel?
    3 . Para nao ter de comprar mais uma litebean, exite algum router com tecnologia airMax que me permite receber o sinal da litebean e depois espalhar o mesmo nessa casa onde está intalado para ter sinal wifi (para ligar tlm, pc, tablet).
    4 . Qualquer outra sugestão que me possa ajudar no meu problema.
    Desde já obrigado

• R4V3RR4V3R 8495 Pontos
    1) não
    2) não
    3) não
    4) compre outra litebeam ou outro rádio airmax AC. ;)
    FerreiraJMC
  • R4V3R disse:
    1) não
    2) não
    3) não
    4) compre outra litebeam ou outro rádio airmax AC. ;)
    Que tipo de rádio airmax devo comprar? Pode dar sugestão...
    Obrigado
  • UI-SamuelUI-Samuel 1016 Pontos

• A ubiquiti tem algum router airmax com as duas tecnologias em que o colocaria como AP a enviar sinal wifi naquela residencia junto da janela (para expandir o sinal dakela casa) e depois na outra residencia conetava a litebean a esse router.
  • Com a nantostation loco m5 já consigo usar como cliente e apanha o sinal wifi de um router convencional ou por ser M5 tambem nao se consegue conetar?
  • Resumindo: 
    O que eu pretendo e apanhar um sinal wifi (200MB de velocidade) de outra casa a 600m em linha de vista e expandir em minha casa, conseguindo pelo menos uns 10 ou 20MB.
    Isto claro sem grande gastos e pouco trabalho de instalaçao pois queria evitar fazer buracos na parede para passar os cabos de rede e instalaçao de mastros no telhado.

• Esta antena nanostation ns 5acl já seria possivel fazer o que pretendo, ou seja, colocada no telhado a receber a rede wifi e depois conetada por cabo de rede a um AP dentro de casa a espalhar sinal?
    Repetindo tudo que já foi dito até agora de outra forma, se o que você deseja é distribuir o sinal de um ponto A para outro ponto B, use DOIS rádios airMAX (PTP). Se o que você deseja é criar uma célula Wi-Fi para dispositivos terminais, use os APs UniFi que são específicos para WLAN. 

Caso ainda não tenha ficado claro, os rádios airMAX são equipamentos especializados que devem ser usados em conjunto com outros rádios airMAX em enlaces PTP/PTMP. Qualquer uso diferente desse, principalmente na antiga linha M5 que permite desativar o protocolo airMAX, está fora da especificação do produto e não é mais oficialmente recomendado/suportado, conforme explicado no artigo abaixo. 

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204949644--ARCHIVED-airMAX-Configure-a-Wi-Fi-Access-Point
  • Encontrei a  Nanostation loco AC 5ghz MIMO com um bom preço acessivel.
    Pela informação que já adquiri neste forum julgo que me permite conetar com a minha litebean ac  gen2, tirando o máximo partido da mesma.
    Está correto?
    Sim.
  • 1. As nanostation loco ac nao pode ser um AP no caso de pretender fazer um ponto multiponto. Certo? PORQUÊ?
    2. Os radios CPE nao permitem conexoes PtmP, apenas os que sao CPE / PTP. Correto
    3. No meu caso, quero ter dois clientes, devo colocar a litebean AC em AP PtMP e usar as duas loco AC em modo satation PtMP?
    4. Poderia usar 3 loco AC e copocar uma delas em AP PtMP, ou como sao CPE nao permitem?
    1) Sim, todos os rádios airMAX AC podem ser AP para PTMP nos modos AC (aceitam apenas CPEs AC) ou Mixed (aceitam CPEs AC e M5).

2) Todos os rádios airMAX podem ser uma estação (cliente) em PTMP ou PTP.

3) Sim, um rádio airMAX deve ser o AP PTMP e os outros rádios serão Station PTMP (clientes). No entanto, tenha em mente que usar a LiteBeam como AP não é uma boa ideia porque sua antena tem alto ganho, ou seja, seu ângulo de abertura é bastante fechado porque ela foi projetada para ser uma CPE apontando para um AP. Normalmente o rádio em modo AP possui antenas com maior abertura para cobrir um determinado setor, enquanto que os clientes possuem antenas de alto ganho. 

4) É possível...

Nas tabelas que vou compartilhar  no próximo comentário você encontra a combinação recomendada de rádios airMAX para AP e para CPE, embora todos suportem ambos os modos. 
    FerreiraJMC

• Agradeço imenso a ajuda, que tem sido muita.

Na configuracao, no separador "Network" qual a diferença de escolher Bridge (ponte) e router (lugo que é isso k aparece)?
    1.Se no AP no separador wireless escolher AP PtMP, qual devo escolher no separador Network (bridge ou router)
    2. E no Cliente no separador wireless escolho statipn PtMP e no Network (bridge ou router).
    3 Qual a diferença entre escolher bridge ou router?
    Essa escolha depende da topologia da sua rede. Como o próprio nome já diz, colocar o rádio em modo router é torná-lo um roteador (L3) separando logicamente as sub-redes nas interfaces LAN/WAN, enquanto que o modo bridge (L2) simplesmente coloca as interfaces na mesma rede. O modo router tem melhor desempenho e segurança, mas requer mais conhecimento. Essa já não é uma dúvida sobre produto, mas sim sobre operação de redes, então talvez seja melhor buscar auxílio de um profissional da área. O artigo abaixo explica como configurar um link PTMP usando os rádios airMAX. 

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205197610-airMAX-Configure-a-Point-to-Multipoint-PtMP-ISP-Style-Access-Point
    FerreiraJMC
  • Ola.  Com a vossa ajuda Já instalei as duas antenas, a nanostation loco ac em modo AP PtP e a Litebean ac (800m linha de vista) em modo Station PtP e tenho uma velocidade de 200MB sendo que no AP sai a 500MB.
    Estou muito contente com a velocidade, embora sei k talvez se direcionar melhor as antenas conseguiria melhorar as velocidades.
    Existe alguma aplicacao no airos k me ajude nisso? É de facil execução e compreensão?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.