Bem-vindo à Comunidade UBNT

Edgerouter x + unifi ap ac lite (conexão limitada a 100 mbps)

Saudações camaradas. Comprei um Edgerouter x e um ap unifi lite apos anos de uso de produto mikrotik. Apos pesquisa, configurei minha rede conforme imagem e inicialmente o edgerouter definiu interfaces 1000 mbps, tanto no poe in qto no poe out, entretanto apos algumas horas, ambas as interfaces cairam para 100 mbps. Tive que alterar a rede, pois apesar de ter um link de 300/150 mbps, toda a minha rede estava limitada a 100 mbps por causa da interface de entrada. Iiguei a fonte no edgerouter e conectei o poe na eth4 com passthrough desativado. Minha rede com hw ativado e dpi desativado entrega os 300 mbps por cabo, mas toda o resto da rede wifi esta limitada a 100 mbps por causa da interface. Se as interfaces tanto do edgerouter qto do ap lite são gigabits, porque esta limitando a 100 mbps?

Comments

• grcustogrcusto 9 Points
    Confere se tua fone POE é /1000
  • lucianohklucianohk 0 Points
    edited janeiro 1
    Sim, o poe é gigabit, é o original da ap-ac-lite que acompanha o kit. A principio, como citei anteriormente, a configuração mostrava no edgerouter que ambas as interfaces estava em 1000 mbps, depois de algumas horas baixou para 100 mbps.
    edited janeiro 1
    No momento, a eth0 recebe a Wan e a eth4 esta conectado ao ap-ac-lite atraves do poe.

Sim, o poe é gigabit.
  • grcustogrcusto 9 Points
    Bem, se vc coloca essa fonte POE em qualquer porta e depois ela muda para 100, esse POE deve estar com problemas...
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Você está procurando o problema no lugar errado na verdade, a questão não é com o roteador, mas com estes patch cords que você está usando. Pela foto, não me parecem ser de muito boa qualidade, e isso irá interferir diretamente na questão que você cita. ;)
    As fotos são meramente ilustrativas, só para mostrar meu setup inicial. Eu troquei todo o meu cabeamento para cat6 conforme recomendação do provedor, pq o cat5 não estava entregando os 300/150 mbps do meu plano.
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Bom, cabo CAT6 não é necessário na verdade, CAT5e de boa qualidade e corretamente terminado é mais que suficiente para manter uma conexão gigabit pela máxima extensão possível, 90/100 metros.
    Se você tem certeza que o injetor PoE é de fato gigabit(tenha ele vindo com o access point ou não), então a única resposta plausível pra questão é de fato o cabeamento como eu cito anteriormente, já que um único par mal terminado nele pode causar esse efeito.
    O roteador em si não toma partido nessa questão, ele apenas negocia com o outro equipamento conectado ao cabo a maior velocidade possível de acordo com o meio disponível, o cabo neste caso.
    Grato pela atenção, já me resignei em relação a isso mas continuar pesquisando não faz mal a ninguem. valeu.
Sign In or Register to comment.