Bem-vindo à Comunidade UBNT

Configurar VLAN no meu cenário

Eu quero configurar VLANS na minha rede e nela eu tenho uma rede com o seguinte cenário:

21 APs Unifi;
4 Switches HP gerenciáveis;
1 Cloud Key; 
1 USG.

Eu sei que aqui só tem como serem passadas configurações a respeito de equipamentos e configurações Ubiquiti e é isso que eu quero, eu preciso saber como configurar a minha VLAN no meu cenário atual, então vou dividir minhas dúvidas em número:

1 - Eu quero que minha rede tenha meus APs ligados ao meu switch e que minhas VLANs sejam distribuídas apenas via wireless, via cabo não necessito;
2 - Meu USG está configurado com a faixa de IP 192.168.25.1 e o Cloud Key 192.168.25.2;
3 - Eu quero criar 2 VLANs com que distribuam IP's DHCP nas faixas 192.168.26.x e 192.68.27.x;
4 - Todos os meus APs já trabalham na faixa 192.168.25.X, porém, eles só distribuem as wireless configuradas no gerenciador dentro dessa faixa, mesmo que eu crie 2 redes wireless e as associe as VLANs 26 e 27 , essas 2 redes não conectam;

Então eu quero saber como eu devo deixar as minhas portas do meu switch ligadas a meus APs, Cloud Key e USG configuradas? Tipo, precisa ser trunk, tagged ou untagged? Eu preciso servidores DHCP para distribuir as minhas VLANS as faixas 192.168.26.x e 192.168.27.x? Se sim, preciso cria-las no controler ou nos meus switches? Deixando claro que a única coisa que quero, é que minhas VLANS sejam distribuídas via wireless, tipo, uma wireless administrativa distribuindo 192.168.25.x, uma wireless visitantes distribuindo 192.168.26.x e uma visitantes 2 distribuindo 192.168.27.x.
(não estou perguntando como devo configurar meus switches, eu sei operar as configurações dele, só não sei o que fazer para que minhas VLANs criadas no controler sejam distribuídas via wireless nos APs). Desde já agradeço muito a quem me ajudar pois já estou ha 2 meses nessa luta.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1190 Pontos

Além das configurações de roteamento inter-VLAN no USG e da associação dos SSIDs com as respectivas VLANs explicadas nos vídeos anteriores, é igualmente importante fazer as devidas configurações de VLANs no(s) switch(es).
  • Eu já fiz tudo desses tutoriais antes Samuel, o problema é que muito deles depende do switch ser ubiquiti, por exemplo, eu crio uma rede de gerência, quando eu aplico essa rede ao meu AP, ele demora 5 minutos tentando provisionar e fica como desconectado, por isso fiz essa série de perguntas sobre como devem estar as portas do meu switch, se tagueadas ou não tagueadas, se devo setar dentro do meu switch as mesmas VLAN IDs do Unifi Controller na porta em que meu AP estiver conectado, se devo criar um servidos DHCP dentro do switch ou se as redes criadas no USG já são direcionadas para ele.
    As dúvidas evidentemente estão relacionadas à configuração dos switches, já que os vídeos explicam detalhadamente o passo a passo da configuração do USG e APs. Toda porta de um switch que conecta um AP com múltiplos SSIDs associados com VLANs deve ser um trunk com as VLANs tageadas, até porque só existe a possibilidade de ter uma única VLAN sem tag (nativa) em um trunk. Em relação ao DHCP, é você que decide onde habilitá-lo e como, estando ciente de que essa decisão impactará na topologia e configuração da sua rede. Se você seguir o tutorial do USG que compartilhei antes e habilitar o serviço DHCP nele, então não faz sentido usar um switch para esse fim. Todos esses são detalhes de operação básica que não têm nada a ver com a solução UniFi "depender" de um switch específico, até porque UniFi é modular e funciona normalmente com qualquer switch de terceiros. Aqui conseguimos ajudá-lo com a configuração de switches UniFi e EdgeMAX, sendo que switches de terceiros possuem seus próprios canais de suporte. 

• Entendi, acho que agora vai dar certo, só fiquei com 1 dúvida, por que quando eu vou em Services e mudo o Management VLAN para a VLAN de gerência que eu criei, exatamente como ensina o tutorial, o meu AP não provisiona e fica desconectado?
    Porque se os switches não estiverem devidamente configurados, é exatamente isso que vai acontecer. Mudar a VLAN de gerência implica em perder o link através da VLAN nativa que é padrão (sem tag) para que o AP receba um IP via VLAN com tag. 
  • Olá, gostaria de montar o seguinte cenário e queria saber se é possível:
    - 5 UAPs Unifi;
    - 1 Switch Cisco Sg300;
    - 1 USG;
    - 1 CloudKey;

Conectaria a controladora CloudKey e o USG no Switch;
    Conectaria um UAP diretamente no Switch via cabo, os demais UAPs seriam conectados ao AP primário via Wireless Uplink e também gostaria de implementar VLANs neste cenário. É possível?

Possível é... Se os APs realmente forem do modelo UAP, a questão é como você espera ter qualidade usando repetição wireless em APs legados que operam apenas na banda de 2,4 GHz.

Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos
    TuboarteCK
  • Sim, os APs são todos UAPs. 
    Obrigada pela resposta, vou analisar e ver se realmente vale a pena implementar esse cenário.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.