Eu quero configurar VLANS na minha rede e nela eu tenho uma rede com o seguinte cenário:
21 APs Unifi;
4 Switches HP gerenciáveis;
1 Cloud Key;
1 USG.
Eu sei que aqui só tem como serem passadas configurações a respeito de equipamentos e configurações Ubiquiti e é isso que eu quero, eu preciso saber como configurar a minha VLAN no meu cenário atual, então vou dividir minhas dúvidas em número:
1 - Eu quero que minha rede tenha meus APs ligados ao meu switch e que minhas VLANs sejam distribuídas apenas via wireless, via cabo não necessito;
2 - Meu USG está configurado com a faixa de IP 192.168.25.1 e o Cloud Key 192.168.25.2;
3 - Eu quero criar 2 VLANs com que distribuam IP's DHCP nas faixas 192.168.26.x e 192.68.27.x;
4 - Todos os meus APs já trabalham na faixa 192.168.25.X, porém, eles só distribuem as wireless configuradas no gerenciador dentro dessa faixa, mesmo que eu crie 2 redes wireless e as associe as VLANs 26 e 27 , essas 2 redes não conectam;
Então eu quero saber como eu devo deixar as minhas portas do meu switch ligadas a meus APs, Cloud Key e USG configuradas? Tipo, precisa ser trunk, tagged ou untagged? Eu preciso servidores DHCP para distribuir as minhas VLANS as faixas 192.168.26.x e 192.168.27.x? Se sim, preciso cria-las no controler ou nos meus switches? Deixando claro que a única coisa que quero, é que minhas VLANS sejam distribuídas via wireless, tipo, uma wireless administrativa distribuindo 192.168.25.x, uma wireless visitantes distribuindo 192.168.26.x e uma visitantes 2 distribuindo 192.168.27.x.
(não estou perguntando como devo configurar meus switches, eu sei operar as configurações dele, só não sei o que fazer para que minhas VLANs criadas no controler sejam distribuídas via wireless nos APs). Desde já agradeço muito a quem me ajudar pois já estou ha 2 meses nessa luta.
Comentários
- 5 UAPs Unifi;
- 1 Switch Cisco Sg300;
- 1 USG;
- 1 CloudKey;
Conectaria a controladora CloudKey e o USG no Switch;
Conectaria um UAP diretamente no Switch via cabo, os demais UAPs seriam conectados ao AP primário via Wireless Uplink e também gostaria de implementar VLANs neste cenário. É possível?
- Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos
Obrigada pela resposta, vou analisar e ver se realmente vale a pena implementar esse cenário.