Bom dia,
Eu estou a implementar unifi wireless uplink com 1 UAP-AC-IW e 1 UAP-AC-Mesh para cobrir a distancia de 80 metros. No entanto após a configuração e inicial e validação que o Uplink esta a funcionar correctamente, o AP mesh quando é colocado nos 80 metros nunca connecta.
Durante os testes
- validei que consigo ligar-me ao wifi no limiar do cobertura de sinal pelos +/- 65 metros;
- validei que o AP mesh quando instaldo nos 80 metros e no 1ro arranque consegue identificar o Uplink, mas a ligacao e recusada;
- validei que se mover a AP mesh para os 58 metros nunca connecta, e por vezes o AP IW reduz a cobertura de sinal para o 20 metros.
- após todos os testes efetuados se mover o AP mesh para junto do IW connecta-se correctamente ao UPlink
- consigo validar no unifiman que o ap iw esta a emitir a 81 / 83 dbm (Força Sinal - AP_IW.jpg) e o AP mesh a 50 dbm (Força Sinal - AP_IW mais AP mesh.jpg) mas nunca se veem.
O que poderá ser?
- Será que está implementado algum bloqueio, para não deixar ligar equipamentos acima dos -80 dbm? Caso sim, é possivel remover o bloqueio? (definindo o AP IW com o minimo RSSI de 93 dbm continua a não connectar)
Qual será o problema?
Comentários
- Wireless Uplink: Como Montar Uma Rede WiFi Mesh em Locais de Difícil Passagem de Cabos
Se o wifi de ambos cobre até 90 metros de distancia, se colocar o segundo AP a 90 metros de distancia do primeiro, a intercepção do sinal será nos 45 metros logo deveria de dar correcto?
Com 82 dbm tenho aproximadamente 23 mbps de velocidade (2 MB), que é suficiente para a necessidades.
O site https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/221321728-UniFi-Understanding-and-Implementing-Minimum-RSSI refere minimu rssi 80 dBm, mas nada diz que bloqueia a ligação de 1 equipamento.
Logo e apesar de existir 1 minimo de troughput deveria de deixar connectar.
Se você quer ou precisa usar mesh ou wireless uplink, então fique dentro das boas práticas, ou seja, sinal em torno de 70% ou mais(conforme exibido pela controladora). Abaixo disso você pode verificar instabilidades e baixa performance, ou mesmo inviabilidade de conectividade, que parece ser o seu caso pela descrição inicial.
Ademais, o recurso MINRSSI não é obrigatório, tampouco vem habilitado por padrão. Isso é algo que você especifica, e habilita, por rádio, sob demanda e você absolutamente não precisa mexer com ele para resolver problemas relativos à conectividade em topologia Mesh.
Após ler "as boas praticas" referidas por muita gente no meu ver, e bom que exista, no entanto para finalidade de extender / repeater penso que devia de haver 1 modo de remover os limites existentes para a ligação do Uplink.
Pelas várias análises que efetuei o uplink tem limites ou imposições para funcionar correctamente,
1. tanto o Uplink cabelado e o uplink wireless tem de se ver 1 ao outro;
2. a rede wifi + a rede wifi de gestão tem de ser ver 1 a outra
3. tem de existir dBm minimos para a permitir ligar.
Chego a conclusão supra mencionada, porque os AP conseguem-se ver, o "sistema" que bloqueia a ligação porque não atinge os requisitos minimos.
A titulo de curiosidade, eu tenho 1 extender D-Link que custa 1/4 do Unifi e desde que tenha sinal wifi a chegar (-94 dBm) tenho internet a saida do d-link.
Em resumo não existe nada a fazer, enquanto não conseguir remover os bloqueios.
Entenda, a solução de conectividade Mesh, tem sim limitações, propositais, que não dizem respeito ao usuário ou administrador final, mas que são definidas internamente pela Ubiquiti, por questões técnicas de performance e confiabilidade da solução, e isso não vai mudar, nem eu nem você não teremos acesso à esse tipo de informação ou configurações. Espero que tenha ficado claro.