Bem-vindo à Comunidade UBNT

UniFi configurada com VLAN do Fortigate

Olá pessoal,

Estou com dois AP AC Lite para configuração, atualmente possuo Fortigate como firewall de borda e Switch gerenciável. Preciso configurar dois SSID's, um Corporativo e outro Visitantes, mas estou com problemas para direcionar tráfegos da porta LAN desse Foritgate. O Switch está com a conectado na porta LAN 1 do Fortigate, e o tráfego de internet chegando na WAN 1. Criamos uma outra rede na porta LAN 2 e conectamos o cabo do AP. Nessa porta LAN 2, criamos a rede (192.168.1.0) e ainda nessa mesma porta, criamos a VLAN (192.168.2.0). Mas ao configurar no AP, o mesmo não funciona a rede Visitantes. Configurei no AP indo em Network, uma rede do tipo GUEST e adicionando a tag da VLAN 3, da mesma forma como está no Fortigate, posteriormente configurei o Gateway/Subnet. Mas quando aplico as configurações e tento conectar um dispositivo no SSID Visitantes, o mesmo nem consegue obter um endereço de IP. Gostaria de saber se é possível direcionar diretamente no AP essas redes, ou eu teria que utilizar uma porta do Switch?

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 1374 Pontos
    A única configuração que precisa ser feita no AP é associar cada SSID com sua respectiva VLAN em Wireless Networks. Se você não possui um roteador USG e/ou switches UniFi, as configurações feitas na opção Networks do software UniFi não terão nenhum efeito. Toda a estrutura de roteamento inter-VLAN deve ser configurada no seu roteador e switch, nesse caso esse fórum não é o local mais adequado para ajudá-lo porque são equipamentos de terceiros. 
    cultibras
  • UI-Samuel disse:
    A única configuração que precisa ser feita no AP é associar cada SSID com sua respectiva VLAN em Wireless Networks. Se você não possui um roteador USG e/ou switches UniFi, as configurações feitas na opção Networks do software UniFi não terão nenhum efeito. Toda a estrutura de roteamento inter-VLAN deve ser configurada no seu roteador e switch, nesse caso esse fórum não é o local mais adequado para ajudá-lo porque são equipamentos de terceiros. 
    Obrigado por me informar Samuel, verificarei a configuração da inter-VLAN aqui internamente. Abraço!
  • cultibras disse:
    UI-Samuel disse:
    Obrigado por me informar Samuel, verificarei a configuração da inter-VLAN aqui internamente. Abraço!
    Nesse caso, eu configurando a VLAN aqui nos meus equipamentos, ainda sim é possível tagear ela no AP?
    Se você quer usar uma VLAN de gerência com tag no AP:
    > Devices
    > Selecionar o AP
    > Config
    > Services
    > Management VLAN

Se você quer associar VLANs com os SSIDs:
    > Settings
    > Wireless Networks
    > Edit no SSID
    > Advanced Options
    > VLAN
    cultibras
  • UI-Samuel disse:
    Se você quer usar uma VLAN de gerência com tag no AP:
    > Devices
    > Selecionar o AP
    > Config
    > Services
    > Management VLAN

Se você quer associar VLANs com os SSIDs:
    > Settings
    > Wireless Networks
    > Edit no SSID
    > Advanced Options
    > VLAN
    Mas essas configs acima são válidas para inter-VLAN, correto?
    As configurações de roteamento inter-VLAN sempre são feitas no roteador e switches. 
    No AP você apenas vincula uma ou mais VLANs, nada mais...
    cultibras
  • UI-Samuel disse:
    As configurações de roteamento inter-VLAN sempre são feitas no roteador e switches. 
    No AP você apenas vincula uma ou mais VLANs, nada mais...
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.