Bem-vindo à Comunidade UBNT

Bridge Copel Parana

Vamos lá bem objetivo.
Se você está usando o modem da Copel e está usando os roteadores da USG UNIFI como eu vc percebeu que o USG não passa o ipv6 p dentro da rede, a latência sobe muito e parece que o DNS se perde sei lá fica lento nos aplicativos como whatsapp. Como resolvi isso comprei ONU Gpon Huawei Hg8010h Bridge Ftth lembrando tem que ser huawei outra marca nao funciona fiz a configuração da rede WAN 1 de DHCP para PPOE lembrando vc deve copiar do seu modem instalado pela copel o número do contrato  xxxxxxx@copeltelecom.com e a senha é o contrato xxxx e pronto resolvido ... mas é claro isso gera algumas consequências primeiro a copel não garante sinal não garante velocidade não garante nada entao por Favor n liguem para a copel perturbando a equipe técnica com demandas desnecessárias  antes de ligar mude p o modem padrão e veja se está tudo certo. Porque digo isso se pessoas não preparada para usar está solução começar a ligar p a equipe técnica e uma questão de tempo deles bolarem alguma forma de travar está solução. Haaa esqueci use n ipv6 /64 isso deve gerar host suficiente para a sua rede. 
Fico grato ao Samuel da equipe unifi que me ajudou a ajustar todas as outras configurações 
Rotulado:
grcusto

Comentários

• geth disse:
    Vamos lá bem objetivo.
    Se você está usando o modem da Copel e está usando os roteadores da USG UNIFI como eu vc percebeu que o USG não passa o ipv6 p dentro da rede, a latência sobe muito e parece que o DNS se perde sei lá fica lento nos aplicativos como whatsapp. Como resolvi isso comprei ONU Gpon Huawei Hg8010h Bridge Ftth lembrando tem que ser huawei outra marca nao funciona fiz a configuração da rede WAN 1 de DHCP para PPOE lembrando vc deve copiar do seu modem instalado pela copel o número do contrato  xxxxxxx@copeltelecom.com e a senha é o contrato xxxx e pronto resolvido ... mas é claro isso gera algumas consequências primeiro a copel não garante sinal não garante velocidade não garante nada entao por Favor n liguem para a copel perturbando a equipe técnica com demandas desnecessárias  antes de ligar mude p o modem padrão e veja se está tudo certo. Porque digo isso se pessoas não preparada para usar está solução começar a ligar p a equipe técnica e uma questão de tempo deles bolarem alguma forma de travar está solução. Haaa esqueci use n ipv6 /64 isso deve gerar host suficiente para a sua rede. 
    Fico grato ao Samuel da equipe unifi que me ajudou a ajustar todas as outras configurações 
    Boa tarde. Muito bom o tema. Você colocou a GPON em bridge e a "discagem" ficou no USG, correto? 

Em casa tenho  um link da copel (IPV4) com o Huawei HG8245H como router e o USG conectado através de NAT.  Utilizo o opção de DMZ do Huawei para "jogar" todo o tráfego entrante para o USG, mas gostaria de  ter um ip válido no USG.

Poderia compartilhar as configurações que precisam ser ajustadas na GPON? 
  • @geth Nobre, quando puder me ajudar com a dúvidas acima, te agradeço! 
  • Desculpa a demora acesso muito pouco aqui na verdade nao estou usando o modem da copel comprei uma ONU instalei ele direto na LAN do USG e fiz o PPOE nele e pronto o resto e por conta do USG
  • geth disse:
    Desculpa a demora acesso muito pouco aqui na verdade nao estou usando o modem da copel comprei uma ONU instalei ele direto na LAN do USG e fiz o PPOE nele e pronto o resto e por conta do USG
    lembre o aparelho tem q ser ONU Gpon Huawei Hg8010h Bridge Ftth para funcionar
  • MauroGilMauroGil 0 Pontos
    editado janeiro 17
    Boa noite, pessoal!  Sei que já faz algum tempo que esse tópico foi aberto e nem sei se alguém ainda o acompanha.
    Comprei no ML o modem citado acima mas veio o modelo HG8010C,  ao invés do que termina com H. Isso faz diferença?
    Outro ponto foi que conectei tudo mas o sinal óptico não foi reconhecido. Fica o LED  LOS piscando em vermelho. Na página de configuração não reconhece o sinal óptico. 
    Copie também a senha ONT do router original mas o HG8010 não salva a senha e reinicia cada vez que dou o "Aplicar" na configuração.
    Aguardo sugestões e/ou comentários.

Obrigado
  • Apenas como atualização, agora o HG8010C conecta na rede COPEL. Problema era a fibra ótica enrolada em um ângulo pequeno e que incrivelmente estava funcionando no modem original COPEL. Infelizmente não consigo conectar PPPOE direatamente do USG nem do PC quando conecto esse diretamente ao modem. Alguma dica?
    Abraços
  • Poderia me passar as configurações que você fez para transformar o modem em bridge ? Estou com o mesmo problema em pegar IPV6 da copel e jogar para minha rede através do USG. 
  • Opa beleza, tenho internet da copel Telecom e ela entrega um IPV6/64, não tem a possibilidade de deixar o modem em bridge, a senha que a operadora repassa é só de usuário, não tendo quase nada de opções para alterar no modem. Liguei na operado e é proibido deixar o modem em bridge. Mas quando conecto meus computadores do escritório direto no modem todos pega e navega em v6, mas não consigo fazer com que o usg pegue o IPV6 e o distribua na rede. sera que teria alguma maneira de pegar o IPV6/64 e jogar ele na rede. 
    Pois tenho outro link da operadora OI e recebo o IPV6/56, ai fiz bridge modem e autentiquei no USG e tudo funcionou perfeito, mas meu link da oi aqui na cidade o máximo é 15M Dow 1 M UP e a copel Telecom tenho 150M / 150M. 
    Alguém tem ideia tirando a te trocar o modem, pois posso sofrer alguma quebra de contrato e ficar sem a internet. 

Obrigado 
  • cmatsuokacmatsuoka 0 Pontos
    USG faz NPTv6? Poderia ajudar nesse caso, usando ULA no endereçamento da rede interna.
  • UI-SamuelUI-Samuel 1065 Pontos
    Não, o USG não faz NAT de conexão IPv6, até porque não haveria necessidade de fazer isso. Ele recebe um prefixo dinamicamente na WAN (DHCPv6-PD) e distribui em sub-redes /64 na(s) LAN(s), conforme explicado na documentação abaixo. 

https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115005868927-UniFi-USG-UDM-Addressing-How-to-Implement-IPv6-with-DHCPv6-and-Prefix-Delegation
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.