Bem-vindo à Comunidade UBNT

192.168.10.1 e Baixo ganho das antenas

vyrtualvyrtual 2 Pontos
boa noite a todos. 
Tenho dois problemas atualmente.
Atualmente tenho cerca de 2000 cliente na Fibra e cerca de 6000 cliente no radio com diversos radios da linha airmax.
Nos radios com servidor PPPoE enfrento o problema de que quando faço o bloqueio da autenticação do cliente ele sorteia o IP 192.168.10.1 de Fallback na rede. Todos os clientes bloqueados pegam essa IP gerando conflitos. Tenho uma VLAN de manutencao que tambem sorteia IP para manutenção. Funciona perfeitamente.
Mesmo assim há o 192.168.10.1.

Outro problema foi em relação aos Firmwares da versão 6.1.8 em diante. Em paineis que tinha 20 clientes com media de 95% de CCQ e vai para 15 clientes com CCQ de 70% ou menos. Muitos nem conectam. Como assim? 6.1.9 mesma coisa. Em contato com suporte fui informado que foi corrigido para ter um CCQ real. Mas não entendo que antes muitas antenas estavam conectadas e funcionando com CCQ com mais de 90%. 
Na minha opinião faltou mais transparencia por parte da UBNT em consultar os usuarios. Tive prejuizos enormes.
Isso refletiu na escolha dos equipamentos para fibra. Fiquei com medo de usar UBNT de novo. 
Como vou seguir com rede hibrida de radio e fibra, estou com medo de escolher UBNT ainda. 

Alguem tem uma solução para esses problemas? UBNT, tem alguma alternativa? Principalmente na questão do 192.168.10.1?

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Vamos lá, eu posso falar do que você chama de "192.168.10.1", o nome disso é endereço IP de fallback, e não é um problema em si, só que você tem que entender como isso funciona e estruturar sua rede ao redor disso, já que você usa DHCP.
    A solulução mais comum, obviamente, é usar endereço IP fixo nos equipamentos em suas interfaces de gerenciamento, já que desta forma, o IP de fallback nem será utilizado.
    Como você usa DHCP, então os equipamentos precisam receber endereços IP sempre que solicitarem, caso contrário irão se auto configurar com o endereço IP de fallback, e se você não quer que todos os equipamentos tenham o mesmo endereço IP, então você tem que modificar essa configuração em cada rádio de sua rede.
    Bem mais simples usar um IP fixo pra gerenciamento, não acha?
  • Vides JallesVides Jalles 239 Pontos
    editado abril 2019
    Olá @vyrtual, tudo bem? 

Sugiro o amigo optar por uma VLAN de gerência configurando a interface como cliente DHCP, eliminando dessa forma o conflito de IPs. 

O novo cálculo de CCQ ficou apenas mais rígido. Esses valores já existiam no teu cenário e o novo método de cálculo apenas te alertou que dá pra melhorar. O problema de desconexão de algumas CPEs deve estar relacionado a outros aspectos, como por exemplo: divergência de larguras de canal, diferentes Country Code configurados no AP e CPEs, canalização operando na faixa de DFS e dentre outros.  

Abraço. 

• vyrtualvyrtual 2 Pontos
    R4V3R disse:
    Vamos lá, eu posso falar do que você chama de "192.168.10.1", o nome disso é endereço IP de fallback, e não é um problema em si, só que você tem que entender como isso funciona e estruturar sua rede ao redor disso, já que você usa DHCP.
    A solulução mais comum, obviamente, é usar endereço IP fixo nos equipamentos em suas interfaces de gerenciamento, já que desta forma, o IP de fallback nem será utilizado.
    Como você usa DHCP, então os equipamentos precisam receber endereços IP sempre que solicitarem, caso contrário irão se auto configurar com o endereço IP de fallback, e se você não quer que todos os equipamentos tenham o mesmo endereço IP, então você tem que modificar essa configuração em cada rádio de sua rede.
    Bem mais simples usar um IP fixo pra gerenciamento, não acha?

Não entendi ou voce não entendeu a colocação. O DHCP funciona normalmente. Ele vai acionar o FallBack se o DHCP parar.  Isso não acontece. O fallback da interface de gerencia é 192.168.1.20.

O problema é no PPPoE. Quando suspendo o a autenticação por corte, ele coloca esse 192.168.10.1. Ja coloquei fixo no lugar do Fallback e não resolveu. Ter que colocar IP de manutenção fixo é um disserviço e retrocesso. Imaginacolocar 10.000 clientes com IP fixo. As falhas ee duplicidade. Ja tentei e foi so problemas.

Me refiro ao fallback do PPPoE. Como resolvo? Seria mais produtivo que a interface ficasse desativada ou não colocasse IP nenhum.
    Olá @vyrtual, tudo bem? 

Sugiro o amigo optar por uma VLAN de gerência configurando a interface como cliente DHCP, eliminando dessa forma o conflito de IPs. 

O novo cálculo de CCQ ficou apenas mais rígido. Esses valores já existiam no teu cenário e o novo método de cálculo apenas te alertou que dá pra melhorar. O problema de desconexão de algumas CPEs deve estar relacionado a outros aspectos, como por exemplo: divergência de larguras de canal, diferentes Country Code configurados no AP e CPEs, canalização operando na faixa de DFS e dentre outros.  

Abraço. 

Mas acontece somente quando atualizo. Verifiquei nos furums que muita gente teve esse problema. Quanto a VLAN com DHCP de manutencao e assim que uso. Me referi ao 192.168.10.1 gerado pelo PPPoE quando é bloqueado o cliente e ele não autentica. 
    Ele coloca aquele IP de Fallback que aparece embaixo dele. Se autentica pega IP do Pool, caso contrario pega o Fallback 192.168.10.1. 
    Isso é cronico e ja vem de longa data. Preciso de ajuda.
    O fallback que vai naredeé do PPPoE. O 192.168.10.1. A VLAN de manutencao esta normal.
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Certo, mas você não foi claro no primeiro post para que se pudesse entender toda a situação.
    Então quando você bloqueia a autenticação de um cliente, ou seja, a autenticação PPPoE tem que ser negada, o rádio ainda atribui um endereço IP na interface PPPoE? Isso realmente não faz sentido, pois a sessão PPP sequer existe. Deve ter algo além aí na sua configuração que não foi citada....
    R4V3R disse:
    Certo, mas você não foi claro no primeiro post para que se pudesse entender toda a situação.
    Então quando você bloqueia a autenticação de um cliente, ou seja, a autenticação PPPoE tem que ser negada, o rádio ainda atribui um endereço IP na interface PPPoE? Isso realmente não faz sentido, pois a sessão PPP sequer existe. Deve ter algo além aí na sua configuração que não foi citada....Tambem não vejo sentido em ter um Fallback no PPPoE. Mas está la na configuração. 
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Certo, e que tal deixar este campo específico em branco já que você não quer utilizá-lo? Esse não deve ser um parâmetro mandatório ao meu ver.
    R4V3R disse:
    Certo, e que tal deixar este campo específico em branco já que você não quer utilizá-lo? Esse não deve ser um parâmetro mandatório ao meu ver.
    Não aceita. Mesma coisa. Volta esse raio de IP de novo
    vyrtual disse:
    R4V3R disse:
    Então quando você bloqueia a autenticação de um cliente, ou seja, a autenticação PPPoE tem que ser negada, o rádio ainda atribui um endereço IP na interface PPPoE? Isso realmente não faz sentido, pois a sessão PPP sequer existe. Deve ter algo além aí na sua configuração que não foi citada....Tambem não vejo sentido em ter um Fallback no PPPoE. Mas está la na configuração. 
    @UBNT-Jalles
    Olha ai como é o Fallback. Não aceita remove-lo. O problema 'é que se tenho 1000 clientes no concentrador  bloqueados, são 1000 conflitos 192.168.10.1. Deve ter uma forma mais inteligente de resolver isso, como poder setar o DHCP de manutencao por exemplo ou se tiver VLAN de manutencao desativar isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.