Bem-vindo à Comunidade UBNT

Rede ptp baixa transmissão

GustavoCussolimGustavoCussolim 2 Pontos
editado março 2019 em airMAX
Boa tarde!
Sou novo no grupo e queria tirar algumas dúvidas, tenho uma rede ptp com 2 airgrid 5 hp com 1,3km, qndo configurei na primeira vez, ela meu 15mb de internet, funcionou por alguns meses, depois qse não dava internet, fiquei na duvida de cabos, fiz a troca mas não resolveu, mudei as configuração conforme vi outros amigos explicando e "pá", veio 20mb de internet, porem agora depois de 8 dias, se consigo 2mb é um prêmio, vou postar as fotos de como esta a configuração e ver se consigo solucionar esse problema que me cerca.

Estação

Ponto de Acesso

Por favor, se souber onde tem algo errado na configuração e puder me ajudar ficarei muito agradecido.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    "MAX TX Rate" na aba wireless, deve ficar em "auto", preferencialmente em ambos os rádios.
    Ademais, você provavelmente tem algum problema de alinhamento nesse enlace, já que a intensidade do sinal em ambas as pontas parece muito atenuado para essa distância e potência de transmissão.
    Eu recomendo, portanto, verificar o alinhamento e zona de fresnel para verificar se está dentro dos padrões.
    GustavoCussolim
  • Olá @GustavoCussolim, tudo bem?

A velocidade alcançada está de acordo com as configurações feitas. Ao selecionar 10MHz de largura de banda e MCS3 utilizando rádios SiSo, o throughput nominal máximo atingido será algo em torno dos 13Mbps. 

Tente melhorar ao máximo o nível CINR para atingir maiores modulações (lembrando que o máximo alcançado por rádios SiSo é MC7). Você pode optar por canais mais largos (20MHz por exemplo), porém essa medida deve ser tomada com certa cautela, pois o nível de interferência captado passa a ser maior. O ideal seria utilizar a ferramenta airView para determinar a melhor largura e canal de acordo com o teu cenário. 

Para mais informações, segue apostila traduzida da Certificação Ubiquiti em Rádios airMAX.

Abraço.
    GustavoCussolim
  • R4V3R disse:
    "MAX TX Rate" na aba wireless, deve ficar em "auto", preferencialmente em ambos os rádios.
    Ademais, você provavelmente tem algum problema de alinhamento nesse enlace, já que a intensidade do sinal em ambas as pontas parece muito atenuado para essa distância e potência de transmissão.
    Eu recomendo, portanto, verificar o alinhamento e zona de fresnel para verificar se está dentro dos padrões.
    Vou verificar o alinhamento novamente e ver como está, o que me deixou cismado e uma antena ficar em 80 a 90% e a outra não passar dos 35%, antes ficava as duas na mesma faixa de porcentagem

A velocidade alcançada está de acordo com as configurações feitas. Ao selecionar 10MHz de largura de banda e MCS3 utilizando rádios SiSo, o throughput nominal máximo atingido será algo em torno dos 13Mbps. 

Tente melhorar ao máximo o nível CINR para atingir maiores modulações (lembrando que o máximo alcançado por rádios SiSo é MC7). Você pode optar por canais mais largos (20MHz por exemplo), porém essa medida deve ser tomada com certa cautela, pois o nível de interferência captado passa a ser maior. O ideal seria utilizar a ferramenta airView para determinar a melhor largura e canal de acordo com o teu cenário. 

Para mais informações, segue apostila traduzida da Certificação Ubiquiti em Rádios airMAX.

Abraço.
    Eu estava usando em 30mhz e chegando 20mb, mas do nada deu essa queda, vou verificar alinhamento e testar as dicas passadas
  • Usa em 20 Mhz, verifica o alinhamento e obstrução do sinal, porque esta ruim assim, Max tx em auto (como já disseram). No canto superior a direita ao lado de logout, tem o menu tools, procura ali o airview e faz um scan do spectro das frequencias para escolher melhor a sua.
    Só por curiosidade
    Como é que esta usando a 5160 como país Brasil?
    E porque mudou a opçao "antenna" para 11x14 ?
    GustavoCussolim
  • renanpablo disse:
    Usa em 20 Mhz, verifica o alinhamento e obstrução do sinal, porque esta ruim assim, Max tx em auto (como já disseram). No canto superior a direita ao lado de logout, tem o menu tools, procura ali o airview e faz um scan do spectro das frequencias para escolher melhor a sua.
    Só por curiosidade
    Vou fazer os testes de alinhamento pra ver, mas aqui na cidade ta em epoca de diluvio, então não esta tendo como subir para alinhar, mudei para 11x14 pq vi alguem falando que estava fora de padrao a opção feed only, e que eu precisava especificar qual tipo de antena, o canal 5160 disponibilizou desde que atualizei o firmware coloquei nele para testar conexão, li topicos onde diziam que os canais mais baixos eram melhores para testes, mas usava sempre o 5540, coloquei, vou testar todas as dicas que passaram, mas preciso que a chuva pare aqui pra alinhar novamente.
    Agradeço a todos até o momenro
    renanpablo
  • R4V3R disse:
    Coloquei o max tax rate no auto, so não deu para alinhar antena

Abraço.
    Mudei para 20mhz e MCS7 em auto
  • renanpablo disse:
    Usa em 20 Mhz, verifica o alinhamento e obstrução do sinal, porque esta ruim assim, Max tx em auto (como já disseram). No canto superior a direita ao lado de logout, tem o menu tools, procura ali o airview e faz um scan do spectro das frequencias para escolher melhor a sua.
    Só por curiosidade
    Coloquei em 20mhz, usei o airview para ver o canal com menos interferência, deu o 5230 está em -100
  • Segui todas as dicas que voces passaram e obtive uma melhora tremenda na conexão, tomara que continue assim,pq as vezes ela cai do nada, esse foi o resultado obtido através da de todos vocês

Obrigado pessoal, vocês são feras mesmo 😎
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Só pra constar, se teu alinhamento não estiver adequado e os rádios bem fixados, a mesma coisa vai acontecer novamente no futuro...
    GustavoCussolim
  • R4V3R disse:
    Só pra constar, se teu alinhamento não estiver adequado e os rádios bem fixados, a mesma coisa vai acontecer novamente no futuro...
    Vou mexer no alinhamento sim, só preciso que pare a chuva e saia sol para poder secar as telhas e subir lá, mas ja da pra trabalhar agora, obrigado! 
    renanpablo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.