Bem-vindo à Comunidade UBNT

Limitar Velocidade Internet por PORTA ER-x

Boa Noite!

Tenho um cenario, que preciso chegar com o Link (fibra) autenticação PPPOe no ER-x e dele sair para um switch (16P) onde será utilizado computadores da Empresa.

1 Porta Wan
1 Porta LAN (Empresa)

E as outras 2 portas eth2 e eth3 preciso alimentar 2 APs onde irão para 2 apartamentos sobre a empresa, e tenho como intuito limitar a conexão já que o link é compartilhado empresa e apartamentos.

Então fisicamente irá entrar a WAN no ER-x, e sair para a LAN na eth1 -> Switch 16P "sem limitações", já na eth2 e eth3 vai sair um cabo direto para os AP - access point **não é unifi, e preciso limitar.

Seria na Opção QoS?

Obrigado!
Rotulado:

Comentários

• Samuel, neste Cenario 

Poderia limitar da seguinte forma, eth1(não haverá limitação e irá para o Switch dos computadores.

eth2 irá ligar um cabo em um Access point, que irá ficar no apartamento 1 e irá distribuir um SSID "com esta limitação"
    eth3 irá ligar um cabo em um Access point, que irá ficar no apartamento 2 e irá distribuir um SSID "com esta limitação"

• Eu faria essa limitação usando "Basic Queue" na(s) interface(s) do(s) AP(s) por sub-rede. 
    É claro que cada SSID deve estar vinculado com sua própria sub-rede/VLAN.
  • Certo, ai no caso não importa o AP que utilizo, se é do tipo domestico *não unifi.

Faria igual no video por sub-rede, 192.168.2.0 (seria ref. a porta eth1) que ligaria desta porta até o access point, do apartamento 1 óbvio lá a classe da sub-rede seria esta 192.168.2.XX

E assim para o outro access point 192.168.3.0 eth 2.
  • Nesse caso não faz diferença o AP ou qualquer outro equipamento ligado na porta que recebeu o controle de QoS, já que o controle será aplicado na interface do roteador que é gateway da sub-rede.
    dpntec
  • Valeu Samuel!
  • @Samuel uma ultima duvida, o DHCP eu faço direto nestes APs ou consigo setar o DHCP por porta?

Tipo, eth2 é a rede do QoS 192.168.2.0/24 ativo o dhcp para esta porta para distribuir IP nesta range.

Ou teria que fazer o DHCP direto no AP(roteador caseiro).
  • UI-SamuelUI-Samuel 987 Pontos
    editado fevereiro 2019
    É muito mais organizado centralizar todos os escopos de DHCP no EdgeRouter, junto com as configurações de roteamento inter-VLAN.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.