Bem-vindo à Comunidade UBNT

Fiz update deu M... UniFi LARANJA (fixo) e sem IP

CarenBarraquiCarenBarraqui 1 Point
editado fevereiro 2019 em UniFi Wireless
Atualizei ontem o manager para a versao 5.10.17 e fiz atualização do firmware de meus 2 dispositivos UNIFI (um LR e outro PRO). O dispositivo PRO realizou a atualização e reiniciou normalmente, mas o dispositivo LR ficou laranja e sequer pega IP.

Ja fiz um downgrade via TFTP, mas o mesmo continua LARANJA (fixo) e nao pega ip e o dispositivo no manager esta em cinza e nem consigo apaga-lo!

Alguem pode me ajudar?

«1

Comentários

• Você já tentou o procedimento de recuperação via TFTP e tudo ocorreu normalmente? Se sim, com a atualização do firmware o AP foi resetado e agora está pendente de adoção, por isso o LED está fixo em laranja. Antes de adotá-lo novamente na mesma controladora será necessário remover a associação antiga, através da opção forget em Manage Device. Nao faz sentido o AP não estar pegando IP, o que pode ser um indicativo de que o procedimento de TFTP não deu certo.
  • Oi Samuel... Ressalto que apos a atualizacao de firmware na data de ontem ele ficou em laranja e ja nao pegava mais o IP... Por isso decidi realizar o dowgrade... O processo foi feito e de acordo com o software PUMPKIN a transferencia foi realizada com sucesso! Fiz a principio para a versao 4.0.15 e depois para a 4.0.9, mas nao pega IP de forma alguma... e permanece em LARANJA!
  • A recomendação é tentar novamente o upgrade via TFTP, já que esse é o último recurso para recuperar um AP defeituoso...
    https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204910124-UniFi-TFTP-Recovery-for-Bricked-Access-Points
  • Desculpe ignorancia, mas onde encontro o Manage Device? Nao vi esta opção.... O Device esta desconectado! É possivel deleta-lo com ele desconectado?
  • Desculpe ignorancia, mas onde encontro o Manage Device? Nao vi esta opção.... O Device esta desconectado! É possivel deleta-lo com ele desconectado?
    Encontrei o "Forget"... Ignore esta fase! Mas continuo com ele em LARANJA e sem IP
  • O AP está ligado em um ponto de rede com conectividade, certo?
    Se você ligar um laptop na porta do switch em que o AP está ligado, esse laptop recebe um IP?
  • O AP está ligado em um ponto de rede com conectividade, certo?
    Se você ligar um laptop na porta do switch em que o AP está ligado, esse laptop recebe um IP? Recebe normalmente... até troquei o o cabo do Poe e do LAN

• Enquanto você não resolver essa etapa do AP receber um IP, a coisa não vai evoluir. Pode ser que você esteja com algum problema na porta LAN do AP e um jeito rápido de fazer um teste isolado seria conectar um laptop diretamente na porta LAN do AP. Como o laptop não roda um servidor DHCP, então o AP será automaticamente configurado com o IP de fallback 192.168.1.20. Veja se consegue fazer o laptop pingar esse IP de fallback do AP...
  • Nao acredito que seja isso, nao sei se voce concorda mas se fosse isso nao conseguiria realizar o TFTP atraves deste IP 192.168.1.20.... senao o PUMPKIN iria acusar erro na transferencia...
  • Faça o teste com a conexão direta para ter certeza de que está funcionando agora, depois da atualização.
  • Prezados, informo que estou com o mesmo problema também. isso ocorreu apos a ultima atualização da controladora.
    percebi que todos os dispositivos UAP apresentavam o botão para upgrade, porém ele sugeria o upgrade para o firmware 4.0.21 sendo que para esses modelos o firmware mais recente é o 4.0.15
    com isso o ap aparece desconectado na controladora e com a luz laranja.

alguem teve avanço nisso?
  • UI-SamuelUI-Samuel 1214 Pontos
    editado fevereiro 2019
    Já fez o procedimento de TFTP com o firmware 4.0.15?
    Qual era a antiga versão de firmware antes de você tentar a atualização?
  • Olá Samuel, tentei via TFTP porém o firmware é enviado o UAP apaga e não reinicia.
    Espero vários minutos ele continua com a luz apagada. Se eu desligo e ligo novamente, volta ficar com a luz laranja fixa.
    editado fevereiro 2019
    E nesse status com o LED laranja o AP responde ping do laptop (local) no endereço 192.168.1.20?
    Qual era a antiga versão de firmware antes de você tentar a atualização?
  • Eu tinha a versao 4.0.15...  Nao responde ping...  mas o TFTP completa, reinicia e fica apagado!!! Tenho q tirar o cabo de rede e ele fica laranja novamente!!!
  • Prezados, informo que estou com o mesmo problema também. isso ocorreu apos a ultima atualização da controladora.
    percebi que todos os dispositivos UAP apresentavam o botão para upgrade, porém ele sugeria o upgrade para o firmware 4.0.21 sendo que para esses modelos o firmware mais recente é o 4.0.15
    com isso o ap aparece desconectado na controladora e com a luz laranja.

alguem teve avanço nisso?
    Mas como libera botao de upgrade do 4.0.21 para um AP se o ultimo disponivel para a versao é o 4.0.15? Nao entendi...
  • O problema esta no AP... o levei para outro cliente que possuo O ubiquiti instalado e o comportamento é o mesmo... Nao pega o IP! e fica em LARANJA
    editado fevereiro 2019
    Eu tinha a versao 4.0.15...  Nao responde ping...  mas o TFTP completa, reinicia e fica apagado!!! Tenho q tirar o cabo de rede e ele fica laranja novamente!!!

Se o UAP legado já estava com o firmware 4.0.15, qual foi sua razão para tentar a atualizá-lo novamente via TFTP? Precisamos saber qual versão de firmware você tinha antes da atualização para avaliar se é possivel reproduzir esse comportamento em laboratório... 
  • Eu tinha a versao 4.0.15...  Nao responde ping...  mas o TFTP completa, reinicia e fica apagado!!! Tenho q tirar o cabo de rede e ele fica laranja novamente!!!

Se o UAP legado já estava com o firmware 4.0.15, qual foi sua razão para tentar a atualizá-lo novamente via TFTP? Precisamos saber qual versão de firmware você tinha antes da atualização para avaliar se é possivel reproduzir esse comportamento em laboratório... 
    A versao q tinha era a 4.0.15... Apareceu o botao upgrade para a versao 4.0.21, cliquei no botao upgrade e ficou LARANJA sem pegar IP... Imaginei que deu algum problema com a nova versao, entao voltei para a versao 4.0.15 que estava funcionando antes!
    Realizo o processo via TFTP mode, a transferencia é realizada entao mas ele apaga e nao reinicia. Quando tiro o cabo e coloco novamente ele fica em LARANJA. O grande problema que ele nao pega IP, 
  • Ressalto que tenho em minha rede 2 AP que apertei o botao de Upgrade (Um é o PRO que funcionou sem problemas e o outro é o LR que apresentou esse problema) . Tenho algum video que possa fazer o downgrade via SSH, pq fiz via windows (PUMPKIN) ja nao tenho certeza q funcionou, pois ele reinicia e nao liga sozinho.
    editado fevereiro 2019
    Tem vários outros programas de TFTP além do Pumpkin, por exemplo o TFTPD32 que é bem leve e funcional.
    Também é possível fazer o procedimento em Mac ou Linux.

https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204910124-UniFi-TFTP-Recovery-for-Bricked-Access-Points
  • Nao consigo pingar... mas coloco o AP em modo transferencia (laranja e verde piscante) e transfiro pelo pumpkin. Ele diz que transferiu com sucesso e reinicia, mas o AP fica apagado! Tenho q tirar o cabo POe e recoloca-lo. Ai ele volta ao LARANJA

• qual o login e senha padrao para o AP? 
  • O user/senha padrão de um AP resetado é ubnt/ubnt e o IP de fallback (sem DHCP) é 192.168.1.20.
    CarenBarraqui
  • Prezados, o mesmo ocorre comigo também. 
    Samuel, vou tentar relatar como foi o procedimento.

Assim que saiu a versão 5.10.17 no dia 13/02 fiz a atualização da minha controladora onde eu possuo vários sites de clientes que gerencio os APs.
    Após atualizar a controladora, todos os sites que possuem os modelos UAPs antigos, apareceram o botão upgrade de firmware.
    Todos os meus UAPS V1 já estavam com a versão mais recente do firmware 4.0.15.9872 porém ao clicar no upgrade ele mencionava que iria para a vs 4.0.21, acredito que seja essa (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321)
    Antes de fazer o upgrade de firmware, sempre costumo checar na pagina oficial de downloads da unifi se de fato foi publicado um novo firmware para aquele modelo, porém desta vez cliquei rapidamente no upgrade sem fazer a conferencia.

Após atualizar o firmware o UAP  ficou desconectado na controladora e não retornou mais. Como o device não esta presencialmente comigo, apenas dois dias depois fui até o SITE e verifiquei que o device estava com a luz laranja.
    Foi quando percebi que o upgrade de firmware havia dado problema e procurei ajuda aqui no forum e encontrei esse topico.
    Entrei tambem na pagina oficial de downloads (https://www.ubnt.com/download/unifi/) e vi que para o modelo UAP V1 o firmware publicado continua o 4.0.15.

Esse botão de firmware para os UAPs ficou disponível até dia 15/02 e depois sumiu, acredito que a propria UNIFI deve ter percebido o erro e corrigiu. Tentei encontrar algum topico no forum americano mas tive dificuldades.

Quando ligo o UAP ele rapidamente passa para a luz laranja fixa e com essa luz laranja ele não recebe IP e não consigo identificar ele de forma alguma na rede. Quando coloco o mesmo no modo TFTP, consigo encontrar ele no ip default 192.168.1.20 mas nao consigo pingar. Pelo programa Pumpkin consigo enviar o firmware 4.0.15.9872 porém o UAP reinicia e apaga como mencionado pelo @CarenBarraqui
    Tentei também através do Pumpkin enviar o firmware que encontrei no forum americano (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321) mas acontece a mesma coisa, envia com sucesso mas quando ele reinicia, fica com a luz apagada.

OBS: minha controladora antes de atualizar para 5.10.17 estava na 5.10.13, se não me engano a ultima vs estavel publicada antes da 17.

Assim que saiu a versão 5.10.17 no dia 13/02 fiz a atualização da minha controladora onde eu possuo vários sites de clientes que gerencio os APs.
    Após atualizar a controladora, todos os sites que possuem os modelos UAPs antigos, apareceram o botão upgrade de firmware.
    Todos os meus UAPS V1 já estavam com a versão mais recente do firmware 4.0.15.9872 porém ao clicar no upgrade ele mencionava que iria para a vs 4.0.21, acredito que seja essa (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321)
    Antes de fazer o upgrade de firmware, sempre costumo checar na pagina oficial de downloads da unifi se de fato foi publicado um novo firmware para aquele modelo, porém desta vez cliquei rapidamente no upgrade sem fazer a conferencia.

Após atualizar o firmware o UAP  ficou desconectado na controladora e não retornou mais. Como o device não esta presencialmente comigo, apenas dois dias depois fui até o SITE e verifiquei que o device estava com a luz laranja.
    Foi quando percebi que o upgrade de firmware havia dado problema e procurei ajuda aqui no forum e encontrei esse topico.
    Entrei tambem na pagina oficial de downloads (https://www.ubnt.com/download/unifi/) e vi que para o modelo UAP V1 o firmware publicado continua o 4.0.15.

Esse botão de firmware para os UAPs ficou disponível até dia 15/02 e depois sumiu, acredito que a propria UNIFI deve ter percebido o erro e corrigiu. Tentei encontrar algum topico no forum americano mas tive dificuldades.

Quando ligo o UAP ele rapidamente passa para a luz laranja fixa e com essa luz laranja ele não recebe IP e não consigo identificar ele de forma alguma na rede. Quando coloco o mesmo no modo TFTP, consigo encontrar ele no ip default 192.168.1.20 mas nao consigo pingar. Pelo programa Pumpkin consigo enviar o firmware 4.0.15.9872 porém o UAP reinicia e apaga como mencionado pelo @CarenBarraqui
    Tentei também através do Pumpkin enviar o firmware que encontrei no forum americano (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321) mas acontece a mesma coisa, envia com sucesso mas quando ele reinicia, fica com a luz apagada.

OBS: minha controladora antes de atualizar para 5.10.17 estava na 5.10.13, se não me engano a ultima vs estavel publicada antes da 17.
    Exatamente o mesmo... O que posso acrescentrar é que o UAP PRO apareceu o botão de upgrade um dia antes (13/02)! Fiz a atualização e ele funcionou perfeitamente..., bem como a atualização da controladora 5.10.17.

Dois dia depois 15/02, aparareceu o botao upgrade para o outro modelo que possuo o UAP LR e prontamente apertei o botão fatidico (infelizmente não fiz conferencia como o m3x mencionou - ja que liberou o botão de upgrade na controladora 5.10.17). 

Apos este upgrade não pega mais IP e o LED LARANJA permanece!!! O engraçado é que nem o IP padrão 192.168.1.20 (na ausência de DHCP) consegue-se pingar.... mas a transferência é feita normalmente pelo PUMPKIN (confirmado, conforme tela enviada acima).  Ele apaga e nao liga a nao ser que reconecte o cabo.

Se isto for confirmado é um erro grosseiro da Ubiquiti (liberar botão de upgrade de firmware que não funciona para o equipamento apontado) !!! E mais ainda resignado e decepcionado quando descobri que não existe assistência técnica no RJ.

Desde ja estou desabilitando a funcao de "manter atualizado" da controladora e tentando achar alguma assistência no Brasil para ver se recupero o equipamento!
    editado fevereiro 2019
    Não existe nenhuma assistência técnica que seja endossada pela UBNT porque o custo dos APs é tao acessível comparado à concorrência que o UAP não é feito para ser reparado. A melhor opção é sempre substituir a peça por outra nova.

Em relação ao UAP legado travar com o firmware 4.0.21, não procede. Ainda que atualmente o firmware recomendado para esse UAP seja o 4.0.15, em testes realizados pela engenharia esses equipamentos ainda não apresentaram problemas com o firmware 4.0.21.
  • A sorte no meu caso foi que fiz o upgrade apenas de um device em um SITE que possui vários APS, geralmente quando libera o botão upgrade, saio fazendo em todos de uma vez ou ativando a opção de roll.
    Se o problema tivesse ocorrido em um SITE apenas com um AP e de um equipamento AC-PRO por exemplo, o prejuízo seria maior.
    Já estou me conformando em repassar o prejuízo ao cliente, aproveitando para migrar para o AP-AC, mas de qualquer forma fica o experiencia desagradável e o aprendizado de não atualizar firmware assim que lança.

mesmo aconteceu comigo!
    tenho vários AP nessa situação!
    conseguiu resolver?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.