Atualizei ontem o manager para a versao 5.10.17 e fiz atualização do firmware de meus 2 dispositivos UNIFI (um LR e outro PRO). O dispositivo PRO realizou a atualização e reiniciou normalmente, mas o dispositivo LR ficou laranja e sequer pega IP.
Ja fiz um downgrade via TFTP, mas o mesmo continua LARANJA (fixo) e nao pega ip e o dispositivo no manager esta em cinza e nem consigo apaga-lo!
Alguem pode me ajudar?
Comentários
https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204910124-UniFi-TFTP-Recovery-for-Bricked-Access-Points
Se você ligar um laptop na porta do switch em que o AP está ligado, esse laptop recebe um IP?
percebi que todos os dispositivos UAP apresentavam o botão para upgrade, porém ele sugeria o upgrade para o firmware 4.0.21 sendo que para esses modelos o firmware mais recente é o 4.0.15
com isso o ap aparece desconectado na controladora e com a luz laranja.
alguem teve avanço nisso?
Qual era a antiga versão de firmware antes de você tentar a atualização?
Espero vários minutos ele continua com a luz apagada. Se eu desligo e ligo novamente, volta ficar com a luz laranja fixa.
Qual era a antiga versão de firmware antes de você tentar a atualização?
Se o UAP legado já estava com o firmware 4.0.15, qual foi sua razão para tentar a atualizá-lo novamente via TFTP? Precisamos saber qual versão de firmware você tinha antes da atualização para avaliar se é possivel reproduzir esse comportamento em laboratório...
Realizo o processo via TFTP mode, a transferencia é realizada entao mas ele apaga e nao reinicia. Quando tiro o cabo e coloco novamente ele fica em LARANJA. O grande problema que ele nao pega IP,
Também é possível fazer o procedimento em Mac ou Linux.
https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204910124-UniFi-TFTP-Recovery-for-Bricked-Access-Points
Samuel, vou tentar relatar como foi o procedimento.
Assim que saiu a versão 5.10.17 no dia 13/02 fiz a atualização da minha controladora onde eu possuo vários sites de clientes que gerencio os APs.
Após atualizar a controladora, todos os sites que possuem os modelos UAPs antigos, apareceram o botão upgrade de firmware.
Todos os meus UAPS V1 já estavam com a versão mais recente do firmware 4.0.15.9872 porém ao clicar no upgrade ele mencionava que iria para a vs 4.0.21, acredito que seja essa (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321)
Antes de fazer o upgrade de firmware, sempre costumo checar na pagina oficial de downloads da unifi se de fato foi publicado um novo firmware para aquele modelo, porém desta vez cliquei rapidamente no upgrade sem fazer a conferencia.
Após atualizar o firmware o UAP ficou desconectado na controladora e não retornou mais. Como o device não esta presencialmente comigo, apenas dois dias depois fui até o SITE e verifiquei que o device estava com a luz laranja.
Foi quando percebi que o upgrade de firmware havia dado problema e procurei ajuda aqui no forum e encontrei esse topico.
Entrei tambem na pagina oficial de downloads (https://www.ubnt.com/download/unifi/) e vi que para o modelo UAP V1 o firmware publicado continua o 4.0.15.
Esse botão de firmware para os UAPs ficou disponível até dia 15/02 e depois sumiu, acredito que a propria UNIFI deve ter percebido o erro e corrigiu. Tentei encontrar algum topico no forum americano mas tive dificuldades.
Quando ligo o UAP ele rapidamente passa para a luz laranja fixa e com essa luz laranja ele não recebe IP e não consigo identificar ele de forma alguma na rede. Quando coloco o mesmo no modo TFTP, consigo encontrar ele no ip default 192.168.1.20 mas nao consigo pingar. Pelo programa Pumpkin consigo enviar o firmware 4.0.15.9872 porém o UAP reinicia e apaga como mencionado pelo @CarenBarraqui
Tentei também através do Pumpkin enviar o firmware que encontrei no forum americano (https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/FIRMWARE-4-0-21-9965-for-UAP-USW-has-been-released-Stable/td-p/2661321) mas acontece a mesma coisa, envia com sucesso mas quando ele reinicia, fica com a luz apagada.
OBS: minha controladora antes de atualizar para 5.10.17 estava na 5.10.13, se não me engano a ultima vs estavel publicada antes da 17.
Dois dia depois 15/02, aparareceu o botao upgrade para o outro modelo que possuo o UAP LR e prontamente apertei o botão fatidico (infelizmente não fiz conferencia como o m3x mencionou - ja que liberou o botão de upgrade na controladora 5.10.17).
Apos este upgrade não pega mais IP e o LED LARANJA permanece!!! O engraçado é que nem o IP padrão 192.168.1.20 (na ausência de DHCP) consegue-se pingar.... mas a transferência é feita normalmente pelo PUMPKIN (confirmado, conforme tela enviada acima). Ele apaga e nao liga a nao ser que reconecte o cabo.
Se isto for confirmado é um erro grosseiro da Ubiquiti (liberar botão de upgrade de firmware que não funciona para o equipamento apontado) !!! E mais ainda resignado e decepcionado quando descobri que não existe assistência técnica no RJ.
Desde ja estou desabilitando a funcao de "manter atualizado" da controladora e tentando achar alguma assistência no Brasil para ver se recupero o equipamento!
Em relação ao UAP legado travar com o firmware 4.0.21, não procede. Ainda que atualmente o firmware recomendado para esse UAP seja o 4.0.15, em testes realizados pela engenharia esses equipamentos ainda não apresentaram problemas com o firmware 4.0.21.
Se o problema tivesse ocorrido em um SITE apenas com um AP e de um equipamento AC-PRO por exemplo, o prejuízo seria maior.
Já estou me conformando em repassar o prejuízo ao cliente, aproveitando para migrar para o AP-AC, mas de qualquer forma fica o experiencia desagradável e o aprendizado de não atualizar firmware assim que lança.
tenho vários AP nessa situação!
conseguiu resolver?