Galera, eu estou criando uma rede completamente Wifi aqui na empresa.
Eis que cheguei em um ponto, de que tive uma dúvida meio "boba" por assim dizer.
Essa rede toda wifi, será a mesma utlizada nos computadores fisicos, ou seja, terei de colocar adaptador wifi.
E faço a seguinte pergunta: Existe algum modelo ou marca, que tenha uma melhor comunicação com o modelo Unifi Uap-AC-LITE e PRO?
Terei um pro no ponto onde mais tenho acesso, e um lite para complementar este pro, e com isso, gostaria de saber se tem algum modelo recomendado ou já em uso, que está funcionando com menor % de perda de sinal!
Comentários
Não existe uma recomendação de modelo específico, mas eu aconselho o amigo optar por adaptadores MiMo e com o maior ganho de antena possível.
Vale lembrar que a linha UniFi dispõe de um portfólio completo de switches e o recomendado é sempre que possível, utilizar cabos para atender as estações de trabalho.
Mas no cenário atual que foi me proposto este desafio, é de ser basicamente 40 Clientes (cerca de 80 periféricos) utilizando tudo wifi, o que para mim está sendo bem desafiador e intrigante.
Utilizei muito os videos que estão aqui no forum, sobre redes Wifi com os Ubiquitis para definir qual o aparelho devemos utilizar.
Mas realmente, estou bem em dúvida se invisto em receptor PCI ou USB!
Leve isso em consideração ao escolher os adaptadores...
A situação de sensível, hoje em dia com os nano, já deixaram de ser tão fragil, e se for pensar por fragilidade, os PCI, dependem de uma antena externa que é sim pouco mais robusta, mas comparado diretamente com os nanos é mais suscetível a batidas..
Minha preocupação, era achar algum cenário, ou alguém que já implementou uma rede de 45 computadores todos próximos do usb/pci, e manteve-se com sinal que desse para trabalhar durante 8 horas por dia, sem ficar tendo muitas oscilações.
O que no cabo acaba por não acontecer, meu medo é realmente muita rede wireless criando "conflito", e tendo muitas oscilações/perdas de pacotes..
Fuja dos adaptadores USB pequenos, acho que é isso que você chama de "nano", tipicamente são os piores, mas vocẽ vai ter que terstar pra ver se te atende.
Essa estrutura é perfeitamente ossivel é sim, só jamais vai ser tão fácil ou tão simples quanto passar os cabos, crimpar e conectar nas máquinas. Não é(nem nunca será) equivalente à trocar seis por meia dúzia, não é assim que a tecnologia funciona.
Algumas sugestões para a escolha dos adaptadores:
- PCI, simplesmente por ter antenas maiores e a possibilidade de usar um cabo extensor se necessário;
- 2x2* ou 3x3* para melhor performance, conforme o orçamento;
- 5 GHz ou dual band;
- MU-MIMO, se achar.
*Se optar pelo adaptador 2x2, pode usar o UAP-AC-Lite, se optar pelo adaptador 3x3, faz sentido usar o UAP-AC-PRO.Da mesma forma, quando for escolher o modelo dos futuros laptops, procure pela especificação técnica da rede Wi-Fi.
Já vi modelos de marca tradicional sendo apenas 1x1.
---
Atendi um cliente que colocou todos os thin clients (~180) na rede Wi-Fi, porém não teve acompanhamento profissional no planejamento e acabou comprando um adaptador USB 'mini/nano' de 1x1. Isso potencializou outros problemas na rede sem fio, resultando em problemas como queda de conexão e baixa performance.
A solução foi fazer um Site Survey e a análise do espectro, assim foi possível estabilizar a rede com algumas alterações nas configurações. O ambiente tinha 840m², com poucas divisórias, e dispunha de 6 APs no salão principal e mais 3 APs atendendo as salas de reunião e auditório. A quantidade de dispositivos conectados passava de 300.
Funciona, mas não é exatamente plug-and-play.