Bem-vindo à Comunidade UBNT

Gestão de AP's redes remotas

Bom dia. Como estão?
Estou com uma dúvida de gerenciamento remoto de AP's.
O cenário é o seguinte:
Tenho AP's configurados em dois locais distintos, os mesmos tem conexão ponto a ponto e realizam comunicação com servidor.
Cada local tem sua rede configurada, em faixas diferentes.
Gostaria de instalar o Unifi Controller no servidor instalado em um local e ter a gerência dos AP's do outro local. 
Há um meio de realizar isso? Desde já agradeço a atenção e aguardo respostas.
Tagged:

Comments

• UI-SamuelUI-Samuel 987 Points
    edited outubro 2018
    Sim, quando os dispositivos e a controladora estão em sub-redes diferente, basta proceder com a adoção dos devices em L3. Recomendo a leitura do artigo abaixo que explica em detalhes como fazê-lo:

Adoção em L3: Como Utilizar o UniFi Controller na Nuvem para Gerenciar Múltiplos Sites Remotos?

• Boa tarde, obrigado pela resposta. Vou testar e respondo depois.
    UI-Samuel
  • Boa Tarde! Samuel, não abrirei um novo POST pois a duvida é semelhante, possuo um controlador UNIFI(5.6.37) local instalado em um Windows 2016 Server. Dentro desta rede local, possuo 4 AP AC LITE, ativos 2 SSIDs um para rede corporativa, e outro para um rede visitante (do tipo de autenticação simples "senha", com expiração de x horas). 

Acontece que preciso colocar um outro AP AC LITE mas em uma unidade remota, e lá não tenho estrutura para montar um UNIFI Controller (Local). Poderia fazer com que este novo AP que será instalado nesta unidade remota, seja gerenciável por este já existente UNIFI Controller local (matriz).

edited outubro 2018
    Sim, basta apontar esse AP via L3 para a sua controladora seguindo as mesmas orientações do artigo que compartilhei antes:
    Adoção em L3: Como Utilizar o UniFi Controller na Nuvem para Gerenciar Múltiplos Sites Remotos?

Dentro da sua controladora você pode criar um novo site lógico para fazer a adoção desse AP da unidade remota, assim a gerência fica mais organizada porque você terá múltiplos sites lógicos na mesma controladora centrelizada.
  • Samuel, obrigado pelo rápido retorno, mas eu precisaria ligar o AP AC LITE na rede local onde está o UNI Controller ou posso ligar diretamente na FILIAL (localizado em outro IP) e faço o processo de Adoção?
    edited outubro 2018
    Basta ligar o AP na rede remota (FILIAL) e apontar o IP da controladora (set-inform) que o dispositivo deverá aparecer na interface da sua controladora com o status pendente de adoção. Veja no artigo que existem várias maneiras para você fazer essa informação do endereço IP da controladora, seja via DHCP, via DNS, via ferramenta Discovery no PC ou App Mobile. 
  • Entendi, Samuel. E se por ventura este mesmo AP (remoto) sair desta filial, e for para uma outra filial (isso ocorre pois o ramo de construção fica x meses em um lugar e migra para outro, então caso for para uma outra filial vou ter que fazer o set-inform novamente ou uma vez feito pode estar no IP X, Y Z
    Não é necessário fazer o set-inform novamente porque o IP da controladora será o mesmo e o vínculo lógico entre AP e UniFi Controller será mantido. No máximo você pode alterar o nome do site lógico em que o AP foi adotado, mas isso não interfere na operação do equipamento. 
  • Muitíssimo obrigado @UBNT-Samuel nunca tive acesso a uma comunidade onde um representante da empresa interagia de forma tão humana a fim de ajudar o cliente final. Ubiquiti está de parabéns e você continuará tendo muito sucesso. abraço!

UI-Samuel
  • Não sei se o cenário se aplica da mesma forma, mas no mesmo gancho do post. 
    Hoje tenho um escritório com 10 filiais, todas com fibra dedicada e ip fixo. 
    É possível, eu gerenciar essa rede interna de cada filial através da minha matriz adicionando apenas um uac-pro? 
    Se não, qual/quais equipamentos seriam corretos para essa gestão? Digo pois, os unifi apenas funcionam como ap, certo ? Nesse caso eu precisaria de um roteador na ponta libernando dhcp para a rede interna... O que eu gostaria de saber, é possível com algum equipamento ubnt eu poder controlar a rede interna a partir da minha matriz, afim de evitar o mínimo de estrutura nas filiais (para que fiquem basicamente estações wireless e wifi) 
    Sim, é possível você gerenciar todos os dispositivos UniFi espalhados em todos as unidades físicas da sua empresa a partir de uma única controladora centralizada no NOC da empresa (na matriz) ou mesmo em algum serviço de nuvem, conforme explicado no artigo abaixo que já compartilhei nos comentários anteriores:

Apenas tenha em mente que um AP UniFi é um dispositivo L2 e que, portanto, não faz nenhuma forma de roteamento/NAT. Ou seja, na infraestrutura da sua filial você terá que ter pelo menos um roteador (e switch) para prover os serviços de infraestrutura para o AP, por exemplo o compartilhamento da conexão e a configuração dos endereços via DHCP. Você pode utilizar roteadores USG e os switches US em todas as filiais para gerenciá-los via UniFi. Outra opção naquelas filiais pequenas seria utilizar um ER-X (EdgeRouter) que é roteador/switch na mesma caixa, no entanto você não teria a gerência deles via UniFi, apenas via o UNMS que é outro software que integra os equipamentos da família EdgeMAX (entre outros). 
Sign In or Register to comment.