Bem-vindo à Comunidade UBNT

Configuração de Antenas PtP Nano Station loco M5

Galera, boa tarde!

Adquirimos duas antenas do modelo Nano Station loco M5 para interligar a Sede à filial que fica há 100 metros de distância, pois, não foi possível a passagem de fibra para a localidade, então optamos em chegar através de rádio. Precisamos transportar a rede local da Sede para a filial, sendo que estamos enfrentando alguns problemas na qualidade e desempenho da rede. Minhas antenas estão postas nas posições ideias e alinhadas com visada direta (não existe nenhum obstáculo entre as antenas), porém, na filial não consigo ultrapassar a velocidade de 20 MB de down/up, temos um link WAN 100 MB dedicado na Sede. Segue abaixo o nosso cenário dos dois ambientes: 

Station WDS:

Access Point WDS:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Bom, primeiro de tudo, o alinhamento dos rádios parece estar péssimo, a imagem do rádio em "station", mostra 15dB de chain imbalance(diferença entre vertical e horizontal), quando o ideal é ficar em até 3dB. Esse é o primeiro ponto.
    Segundo ponto é que nem de longe estes rádios vão passar 100Mb, sequer foram feitos em uma época onde isso era necessário. Eu teria especificado rádios bem diferentes pra esse tipo de projeto, mas se ajustar direito pode ser que chegue a uns 40 ou 50Mbps sustentados.
  • R4V3R disse:
    Bom, primeiro de tudo, o alinhamento dos rádios parece estar péssimo, a imagem do rádio em "station", mostra 15dB de chain imbalance(diferença entre vertical e horizontal), quando o ideal é ficar em até 3dB. Esse é o primeiro ponto.
    Segundo ponto é que nem de longe estes rádios vão passar 100Mb, sequer foram feitos em uma época onde isso era necessário. Eu teria especificado rádios bem diferentes pra esse tipo de projeto, mas se ajustar direito pode ser que chegue a uns 40 ou 50Mbps sustentados.
    Vou alinhar minhas antenas com base nas informações passadas e volto para dar o feedback de como ficou. Essa diferença é a subtração do vertical com o horizontal, certo? Vou alinhar as antenas até conseguir chegar à 3bB. Para o modelo do rádio que estamos usando, qual a velocidade máxima que conseguimos passar levando em consideração nosso cenário de no máximo 100 metros de distância e sem nenhum obstáculo? Qual o rádio indicaria para esse cenário?
  • R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Olha, pra 100Mbps, no mínimo um rádio da linha AC, que é a linha atual né.. Talvez nanobeams, ou mesmo as nanostations AC se já estiverem disponíveis aqui no Brasil, mas com certeza nenhum rádio destes das linhas antigas, como é o caso da nanostation.
    Estes rádios que você tem foram criados em uma época em que 10Mbps pelo rádio era absurdamente bom, e 100Mbps simplesmente era desnecessário, então não tem como exigir muito deles neh..
    cieerio
  • UI-SamuelUI-Samuel 1098 Pontos
    cieerio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.