Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto Wifi

Bom dia a todos

Trabalho em uma faculdade com aproximadamente 1500 alunos.
Estamos pensando em utilizar o UAP-AC-Lite, a longo prazo esse equipamento vai atender???Sei que tem a questao de configuração,estrutura do predio,etc.
A nossa ideia é colocar um AC Lite por sala e um PRO em lugares abertos,por exemplo cantina.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Pra esse tipo de ambiente o modelo PRO não tem praticamente nenhuma vantagem em relação ao Lite, então sim, o lite é o equipamento padrão e recomendado pra esse tipo de ambiente, mesmo em áreas abertas como você menciona.
    Agora, o projeto não é lá tão simples, vai precisar de uma boa dose de conhecimento e muito bom senso pra projetar a estrutura toda e fazer com que funcione de maneira previsível e adequada.
  • Realmente o projeto não é simples,nessa parte tenho total consciência nisso..tenho lido bastante no forum duvidas parecidas com as minhas para ter uma ideia de como fazer esse projeto.
  • Tive uma experiência colocando WiFi em uma feira de ciências na minha cidade utilizando Unifi.
    O evento aconteceu no centro de eventos, coloquei 5 equipamentos modelo Outdoor+ nos ambientes abertos, e nas salas fechadas, um AC-LITE para cada. Não tive problemas.

A ideia de um AP por sala é bacana, mas no ambiente externo, pense na possibilidade de um Outdoor+ 2.4Ghz.
    Mas lembre que a capacidade máxima de cada AP é de 100 clientes, então se na cantina em horários de pico a lotação passa disso, é melhor colocar dois ou três AC-LITE bem posicionados.

Recomendo utilizar uma VLAN para cada SSID, já que é interessante a possibilidade de ter uma rede sem fio para cada finalidade (alunos, funcionários, visitantes).

Para a rede dos alunos pense em alguma autenticação por matrícula, e dos visitantes sistema de voucher (se utilizar vários SSID).
  • Tive uma experiência colocando WiFi em uma feira de ciências na minha cidade utilizando Unifi.

O evento aconteceu no centro de eventos, coloquei 5 equipamentos modelo Outdoor+ nos ambientes abertos, e nas salas fechadas, um AC-LITE para cada. Não tive problemas.

A ideia de um AP por sala é bacana, mas no ambiente externo, pense na possibilidade de um Outdoor+ 2.4Ghz.
    Mas lembre que a capacidade máxima de cada AP é de 100 clientes, então se na cantina em horários de pico a lotação passa disso, é melhor colocar dois ou três AC-LITE bem posicionados.

Recomendo utilizar uma VLAN para cada SSID, já que é interessante a possibilidade de ter uma rede sem fio para cada finalidade (alunos, funcionários, visitantes).

Para a rede dos alunos pense em alguma autenticação por matrícula, e dos visitantes sistema de voucher (se utilizar vários SSID).
    Pensei em alguns AP deixar só o SSID para professores,alguns só para alunos..dependendo da localização dos mesmos
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos

Não é recomendado adquirir esse equipamento mais hoje em dia. O UAP-AC-Mesh é mais barato, e absurdamente superior em todos os quesitos.
  • hc_hfchc_hfc 28 Pontos
    Se eu for falar do que eu vejo na minha universidade e no meu trabalho, calcule uma distância de 30 a 50m entre as antenas.
    E coloque tudo em potência mínima para gerar o mínimo de interferência. Mas a parte complicada mesmo será evitar conflitos de canais (1,6,11)...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.