Bem-vindo à Comunidade UBNT

Dúvida em qual modelo utilizar - Primeiro contato.

Caros, boa tarde!

Sempre trabalhei com equipamentos de outros fabricantes, exemplo switches Dell, Cisco; AP´s Meraki. Porém conheci este mundo da Ubiquiti e curti muito. Mudei do meio empresarial de grande porte para empresas menores e vejo que o custo é muito acessível.

Peguei um cenário de um Hotel que possui 3 Link´s de Internet chegando via fibra e possuem após a Fibra um roteador Intelbras, depois um TPLINK, e assim cai no Switch HP (claro que é notório o gargalo, ao ponto dos funcionários desligarem tudo e ligar para destravar). Fora esses equipamentos, existem em média uns 11 Unifi´s UAP-AC-LR. Tudo isso pois estão ligados separadamentes.

Em pesquisas "conheci" o EdgeMax. Vi que é possível colocar 2 link´s WANS, load balance para utilizar a banda dos dois links e é possível fazer autenticação PPPOE, com recursos de FW.

Qual modelo utilizar neste cenário? É fácil a configuração? Gostaria de saber mais detalhes, caso alguém possa me ajudar.

Obrigado pela atenção.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8500 Pontos
    Bem simples escolher o modelo, isso tipicamente se faz pela banda de internet disponível atualmente e num futuro próximo(1~2 anos).
    Até 100Mbps = ER-X
    Até 250Mbps = ER-Lite
    Acima disso é recomendado usar o ER8 ou ER-PRO-8.
    Todos estes roteadores são gigabit, mesmo o mais barato, que é o ER-X e ele suporta a velocidade máximo, no entanto, qualquer outro recurso habilitado além das funções de roteamento vai afetar a velocidade máxima que pode ser obtida, inclusive load-balance ou failover. Por este motivo, sempre é necessário dimensionar um pouco por cima isso, até porque um ER8 custa uns 1500 reais, não é nada do outro mundo, principalmente pra um hotel...
    E sim, você pode substituir esses roteadores todos aí por um ER, eu tenho ERLs e ER-X instalados em diversos hotéis aqui da região, em conjunto com APs Ubiquiti rodando há muitos anos já. ;)
    godoinetwork
  • Show de bola  @R4V3R ! Obrigado pela dica! Não passará de 100MB, deve ter 2 Links de 40.

Acredito que pegarei o 53661 Ubiquiti Edgerouter X (er-x-br) 5 Portas, vi no ML por R$300,00. Obrigado pela ajuda.

Sabe-me dizer se na região de Natal existe treinamentos? Mesmo que seja onLine?

Existo um outro canal direto de contato com você?

Obrigado!

R4V3R disse:

Bem simples escolher o modelo, isso tipicamente se faz pela banda de internet disponível atualmente e num futuro próximo(1~2 anos).

Até 100Mbps = ER-X
    Até 250Mbps = ER-Lite
    Acima disso é recomendado usar o ER8 ou ER-PRO-8.
    Todos estes roteadores são gigabit, mesmo o mais barato, que é o ER-X e ele suporta a velocidade máximo, no entanto, qualquer outro recurso habilitado além das funções de roteamento vai afetar a velocidade máxima que pode ser obtida, inclusive load-balance ou failover. Por este motivo, sempre é necessário dimensionar um pouco por cima isso, até porque um ER8 custa uns 1500 reais, não é nada do outro mundo, principalmente pra um hotel...
    E sim, você pode substituir esses roteadores todos aí por um ER, eu tenho ERLs e ER-X instalados em diversos hotéis aqui da região, em conjunto com APs Ubiquiti rodando há muitos anos já. ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.