Bem-vindo à Comunidade UBNT

Caindo a Conexão

Olá Amigos uma dúvida, tenho um ambiente com 8 unifi´s rodando, é uma rede mista onde tem LR e PRO também.
Estava usando alguns no canal 1 e outros no canal 11, com o recurso de HandOff ativado.
Já andei olhando aqui no fórum sobre essa opção de handoff, que todos os unifi´s no caso deveriam estar no mesmo canal. 
Coloquei todos no mesmo canal 1 e no caso coloquei todos com o mesmo SSID.
Mas quando vou andando mudando de sala, ele ainda fica conectado no outro Unifi da sala anterior, e demora pra mudar para esse de melhor sinal.
Conforme vou andando pela empresa, vejo que vou passando por 2 ou 3 Unifi´s com o sinal melhor e ele continua conectado no primeiro Unifi da rede com sinal bem baixinho.
Só quando peço pra reconectar que ele busca o sinal mais forte.
Eu gostaria de saber se eu posso desativar essa opção de handoff e alternar os Unifi´s entre o canal 1, 6 e 11 com o mesmo SSID.
Eles vão continuar segurando a conexão? ele vai fazer essa opção de troca sem que eu perceba? 
Ou vão continuar amarrando a conexão no primeiro Unifi que conectei?

Desde já meus agradecimentos. 

Comentários

• R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    Você com certeza está presenciando um mal dimensionamento em termos de RF. Provavelmente há sinal além do desejado sendo emitido dos rádios, principalmente usando o UAP-LR que é o pior rádio que existe para se usar em combinação com Zero HandOff.
    Recomendo desativar esse recurso, configurar os rádios manualmente nos canais 1, 6 e 11, tomando cuidado com o reuso para evitar auto interferência. Use o mesmo SSID e o roaming deve ocorrer de forma natural.
    Se você ainda tiver dispositivos presos à pontos de acesso muito distantes, significa que seus rádios estão configurados com potência além do desejado.
    Conectwi
  • Muito obrigado .
    Foi de grande Proveito suas dicas ! 
  • ThiagoPDThiagoPD 3 Pontos
    Boa tarde,
    Tenho um problema parecido, uma rede com 10 unifi uap percebi que somente quando há perda de pacotes ou o sinal está extremamente baixo que ocorre a mudando para um ap com sinal mais forte. No meu caso essa opção HandOff não tem disponível. Minha dúvida é se tem alguma opção de configuração para determinar um sinal mínimo para a troca de um ap para outro.
  • R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    Sim, perfeitamente. Chama-se MINRSSI, e é configurado nas opções de cada rádio.
    * Para que essa opção apareça na interface é necessário habilitar a opção "enable advanced features" nas configurações de cada site.
    Boa noite,
    Primeiramente agradeço ao R4V3R pela atenção...
    Consegui encontrar a opção handoff na área site e criei uma vlan com o handoff ativado e fui manualmente em cada AP inserindo no novo site com handoff ativado. Após essa configuração a rede estava funcionando perfeitamente do jeito que eu precisava, todos no mesmo canal e sem a instabilidade de perda de pacotes quando mudava de um AP para o outro, porém após uns 5 minutos alguns AP's começaram a reiniciar sozinhos e voltou a instabilidade, um deles até deu erro de heartbeat missed, eu andei dando uma olhada no forum e aconselharam a desativar o uplink connectivity monitor. Fiz isso e mesmo assim alguns AP'S continuaram reiniciando sozinhos. O meu maior problema é a perda de pacotes, a rede fica muito instável. Pergunto, se eu fizer a configuração sem o handoff e ir manualmente como me informou mudando o valor do MIN RSSI, e quando o sinal estiver menor do que eu configurei na hora da mudança de AP por estarem em canais diferentes não iria ter a perda de pacotes do mesmo jeito? Teria algum outro modo de fazer? Preciso que essas mudanças de um AP para outro seja transparente e sem perdas...
  • R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    @ThiagoPD, essa questão é mais complexa do que você está imaginando. 
    Primeiramente, porque é que você precisa, ou acha que precisa que os eventos de roaming além de transparentes(que já são) ocorram também sem perdas de pacotes durante a transição?
    Pergunto pois esse tipo de requisito além de muito, muito específico, é desnecessário em 99% dos casos, e achar uma solução adequada nem sempre é simples como modificar configurações em um ponto de acesso ou grupo de equipamentos.
    R4V3R, obrigado novamente pela atenção... A questão da transparência digo para o usuário, pois como dito anteriormente, percebo que a perda de pacotes acontece quando está ocorrendo a troca de um AP para outro, no momento o usuário precisa desligar a rede sem fio do seu dispositivo e ligar novamente para se conectar no AP de melhor sinal, essa mudança automática não está sendo feita no tempo certo. A questão da perda de pacotes não teria problema se fosse uma quantidade aceitável, quando isso ocorre a conexão não cai, porém demora voltar a troca de pacotes e o usuário perde a conexão com o servidor. Gostaria de saber o que pode ser essas reinicializações que estão ocorrendo quando habilito a função handoff, só apareceu o erro heartbeat missed uma vez, no geral não aparece erro nos eventos, somente diz que um dos AP's foi reinicializado. Creio que resolvendo essa questão das reinicializações, também resolverei o meu problema.
  • R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    Certo então vamos por partes, primeiramente com as definições para que seja possível entender todo o contexto e identificar os problemas.
    O processo de roaming em redes 802.11 ocorre por conta dos dispositivos cliente, não dos access points. Então, por padrão, se os dispositivos ficam presos em pontos de acesso com sinal muito baixo até cair, então esse é um comportamento relativo ao dispositivo cliente, não aos access points.
    Dito isso, há diversas técnicas que podem ser empregadas para melhorar o comportamento da maioria dos dispositivos durante um evento de roaming, algumas dessas passivas, outras ativas.
    As mais básicas e passivas são o posicionamento adequado de pontos de acesso, tomando o cuidado para prover overlap de sinal suficiente para o roaming transparente. Há diversos tipos de abordagem neste caso, mas em geral as recomendações são para que a intersecção de sinal entre dois pontos de acesso tenha sinal recebido de ambos em torno de -70 a -85 dB, essa variação no design depende de um monte de fatores na verdade.
    Além do posicionamento adequado, entra também nas técnicas passivas a distribuição e reuso de canais de maneira inteligente, mantendo pontos de acesso que estejam no mesmo canal o mais longe possível um do outro, e logicamente configurando cada rádio com um canal fixo, manualmente. Em seguida, a configuração de potência adequada nos rádios, também de forma manual. Pra grande maioria dos casos, a potência ideal vai ser algo entre o mínimo possível que o rádio permite, e o médio delimitado pela controladora, tipicamente algo entre 4 e 12dBm.
    Por último, vem as técnicas ativas que podem influenciar os dispositivos, que são radio load-balance em ambientes mais densos, e MINRSSI para qualquer ambiente. Em versões beta da controladora também há o algoritmo de controle de datarate por SSID, mas isso é algo bem complexo, e não deve ser utilizado a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo.

Ademais, Zero Handoff é uma abordagem completamente diferente, que já começa modificando tudo desde a primeira parte, e usa uma arquitetura SCA, de canal único. É um recurso apenas presente nos equipamentos antigos da linha UniFi, não nos atuais, e não está mais em desenvolvimento. Pode ser usado para resolver casos específicos aonde aplicações não suportem perdas durante um evento de roaming, basicamente aplicações relacionadas com voz ou vídeo em tempo real, o que não parece ser seu caso. Zero HandOff não é feito pra resolver problemas genéricos de roaming, como o que você descreve, isso é apenas um erro conceitual, bastante típico. ;)

• Djair1Djair1 23 Pontos
    R4V3R ! poderia me ajudar?
    Tenho três antenas ubiquitis na rede funcionando, porem pedi a conexão delas no controler o que pode ser?
    Minha topologia física esta assim:
    modem da net - roteador edgerouter - switch dlink de 4 portas - antenas ubiquitis.
    Elas não estão com ips fixo.
  • R4V3RR4V3R 8499 Pontos
    @Djair1, pode ser qualquer coisa na verdade, mas eu sugiro criar um novo tópico e descrever melhor seu ambiente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.