Olá pessoal,
Atualmente possuímos um bloco com 14 salas, conforme imagens abaixo.
Inicialmente optamos por fazer um teste instalando 5 APs na área de circulação. Esses APs já possuíamos, só foram instalados neste novo bloco.
AP01 - Cisco WAP561 - Canal 1
AP02 - Engenius EAP350 - Canal 6
AP03 - Engenius EAP350 - Canal 11
AP04 - Engenius EAP350 - Canal 1
AP05 - Cisco WAP561 - Canal 6
As paredes das salas são todas em concreto, os APs estão bem no alto na área de circulação. As salas possuem pequenas janelas para a área de circulação.
Eu fiz um teste com o AP05, no momento ele estava com 12 clientes conectados, quando eu estava no corredor funcionava bem, mas quando eu entrava na sala ele cortava a conexão, parava de pingar com o AP. O estranho é que a barrinha de sinal da WIFI continuava alta.
Neste caso, penso que a proximidade entre os APs está causando interferência entre eles, e o concerto nas paredes da sala atrapalha o sinal.
Penso que a melhor solução é investir em 1 AP para cada sala, o que acham? Até porque tendo 1 AP por sala, teoricamente eles ficariam isolados, resolvendo o problema de interferência entre eles. O esperado é entre 20 e 30 dispositivos conectados simultaneamente em cada sala.
Estou pensando em adquirir 14 Unifi Uap-Ac-Pro para colocar nas salas, o que vocês acham?
Desde já, obrigado!

Comentários
Requisitos
Pode ter mais informações aqui.
Obrigado a todos pelo apoio, dicas e sugestões!
Os APs estão funcionando muito bem, estamos com 20 APs AC Lite.
Acho que a decisão de ter instalado um AP por sala de aula foi bastante acertada e segue uma tendência cada vez mais comum em novos projetos de WiFi (denominada WiFi Per Room) que tem como objetivo primário o desempenho/capacidade, não a área de cobertura. Essa abordagem, por outro lado, torna mais difícil a tarefa de planejamento de canais.
Sucesso com sua nova rede UniFi!
Está igual as imagens do Carlos, com alguns APs 2G desativados e mesma distribuição de canais sugerida.
Conforme conversamos, vou utilizar todas essas informações no case que iremos publicar em nosso blog.
Inclusive pretendo mencionar o trabalho colaborativo da comunidade no auxílio do projeto.
Agradeço pela colaboração.
Parabéns, pessoal!
Que bom ter ajudado!
Planejar é importante.
- Case de Sucesso: Faculdade no Paraná Implanta WiFi Per-Room Utilizando APs e Switches UniFi
Ficou bacana a matéria!
Pergunto se seria possível incluir um link no meu nome, ou nas legendas das imagens, para o meu email carlos@wlan.com.br ou para o site wlan.com.br .
A propósito, as legendas das imagens estão trocadas 2.4 GHz <=> 5 GHz.
Aproveito para convidar os membros da comunidade a colaborarem com mais estudos de caso.
Caso tenham um projeto interessante para compartilhar, entrem em contato comigo: samuel.brito@ubnt.com