Bem-vindo à Comunidade UBNT

Diferença grande entre sinal Tx e Rx

Bom dia. Tenho um PTMP onde o sinal da torre para os clientes está bom na maioria dos casos, já dos clientes pra torre pouca gente tem sinal bom. (considero que "bom" seja acima de -69dBm). O print abaixo é do Rocket na torre, chega ao ponto de ter cliente com Tx: -62dBm e Rx: -75dBm, isso da torre para o cliente.
Print B2_B5e

Qual o problema na prática? clientes reclamando de lentidão. Por exemplo, o print abaixo é do cliente mencionado acima (o de sinal -62/-75) olha só esse CCQ dele e o MCS:

Print B2_B5cliente

Alguem sabe dizer por favor o que se pode fazer numa situação dessas ?

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    - Excesso de potência, tanto no AP quanto CPE
    - Antena não homologada, e muito aberta pra um cenário comercial;
    - Excesso de CPE's conectadas;
    - Canal muito poluído;

• Opa, brigadão pela resposta. Vamos lá. 

1) Confesso que quando me falam de potência dá mei q um nó na minha cabeça, li coisas que se contradizem de certa forma, resumindo oq li até hj há quem diz pra ajustar a potencia (Campo "Tx Power" no AirOs) com base na distancia entre os rádios através de um calculo (que envolve FSLoss, ganho de antena, perda de conector, especificações da antena, etc.) e há quem diz pra vc ajustar a potencia com base só na potencia do sinal mesmo (Campo "Signal Strength" no AirOS) por exemplo vc define que vai deixar tentar todo mundo com sinal entre -55 e -65 e ajusta conforme, de modo que se o cliente estiver a 500m da torre e o sinal dele tá -65dBm eu deixo a potencia no máximo (já que se eu baixar a potência o sinal piora), mas se o cliente está a 2km e o sinal está em -50dBm ai sim eu dou uma reduzida na potência até tiver com uns -57dBm pelo menos e é assim que tenho feito, dessa segunda maneira. 

E vi ainda numa vídeo aula que não é recomendável baixar a potência do rádio pra menos da metade do dBi da antena pois receberia mais interferência, ou seja, se tenho uma litebeam M5 (antena 23dBi) não seria recomendável baixar a potência do rádio pra menos de 12dBm. Mas ai eu pergunto oq é verdade e oq é mito nisso tudo ?

2) A frequência está fora do permitido no Brasil ? Valeu pelo toque, vou passar pro pessoal aqui da loja. Antena muito aberta seria essa do Rocket de 120º ? realmente, são 3 antenas fechando os 360º no topo da torre, vou sugerir aqui pro pessoal deixar 4 de 90º.

3) Aqui vendemos planos de 6Mbps pra baixo, sendo a maioria 3Mbps então nesse cenário deixamos no máximo 37 clientes por transmissor. Com esses planos parece OK... ou não ?

4) É canal aqui é um problema, estou pra rodar logo um airview simultaneamente nos 3 APs da torre e ver onde cada um se encaixa melhor.

Brigadão ai pela atenção e se puder responder essas duvidas novas ou o pessoal do forum também, desde já agradeço.
    Parte 2: 
    Ao configurar seus equipamentos, escolha o país onde você está! Pra isso que serve a escolha do país, estar dentro das normas importas pela ANATEL; e tbm estar dentro do EIRP imposta por eles;
    Vamos por parte...

Parte 1:
    Existe a Anatel, certo? Beleza, ela é quem diz o máximo de EIRP que você pode usar, ou seja, 30dBm para canais DFS e 36dBm para canais sem DFS (que eu me lembre é isso), como calcular o EIRP, é a soma da potência efetiva da antena - perda de cabo (pigtail). ou seja pra uma NanoBeam M5 16dBi.
    EIRP = 16dBi - 0 db (não há perdas, não existe pigtail), então o ajuste máximo permitido dentro da Lei é de 14dBm. Nada além disso! 

Você tem que regular seu setor num nível aceitável de SNR, o que é o SNR (Signal Noise Ratio), relação sinal ruído, onde vc deve ter de cima de 26 db de diferença pra ter um enlace aceitável, ai pra vc entender mais, deve pesquisar sobre a Formua Friis, Teorema de Shannon ou Lei de Shannon fora outras....

Pra calcular o SNR basta: SNR = Sinal - Ruído

Se você esta usando um painel de 120 graus, você vai ter muito mais ruído do que um painel de 90, quanto menor o setor, melhor sua qualidade...

Ajustar a potência do AP (dentro da Lei até 30dBm), e ai sim ajustar a potência de cada CPE pra ficar dentro de uma margem de SNR aceitável.. enlaces mais próximo com potência muito menores -4 a 3dBm, enlaces mais longe com potência maiores 4 a 14 dBm, deixando todos num padrão aceitável, linha M5 -65dBm com SNR superior a 30dB 

Aumentar a potência do jeito que você esta fazendo, só esta aumentando os seus problemas... você esta gerando seu próprio ruído e falência do setor 
    Parte 3:
    Rocket M5 nós sabemos que tem um throughput máximo de 25~30mbps em 20Mhz, então só fazer as contas..
    37 clientes * 3mbps = 111mbps  (NADA BOM!)

Use uma razão, uma estratégia lógica pro teu provedor funcionar.. 4x1 (cada 4 clientes, 1 estará usando 100%) por exemplo.. ai vc vende a banda em cima dessa razão...nessa razão:
    37 / 3 = 12 
    12 * 3 = 36mbps (aceitável)

isso vai da tua estratégia de negócio.
  • É, o limite EIRP no Brasil realmente é 30dBm foi só setar o país na antena que limitou nisso. Só que aconteceu a situação da imagem abaixo:
    B2_B5e2

A maioria dos clientes ficou com sinal Tx (da torre pros clientes) também ruim, então vou deixar do jeito que estava antes por enquanto (talvez seria o caso de realinhar a antena desses clientes) e vou baixar potencia nesses clientes que moram próximo de olho no SNR. E quanto ao cálculo do numero de clientes lá muito obrigado vou passar pro dono do provedor.
    Suas CPE são todas SiSo (1x1), umas das coisas de estar com índices ruins, pois você provavelmente esta "forçando" apenas um chain, seja o Vertical ou Horizontal, vc pode usar uma estratégia de usar 50% dos equipamentos em H e 50% em V, sacou? assim vc utilizar os 2 chains do Rocket.

E logicamente verificando toda essas falhas, com certeza o Downtilt do AP na sua torre em relação aos clientes, deve estar bem errado também...

eu faria por prioridades:
    - trocar os painéis setoriais de 120 graus pra 90 graus;
    - ajustar o downtilt da setorial, calculando exatamente o raio de cobertura necessário;
    - ajustar os clientes pra V e H;

• Muito obrigado, vou passar esses pontos para o dono do provedor. E confesso que nunca tinha pensado nisso de virar antena 1x1 pra usar outro chain, interessante.
    \m/
    Já peça também um curso oficial da UBNT pra vocês técnicos, assim resolvem muitos outros problemas que irão aparecer...
  • Curso ? H3H3H3, eu bem que queria mas ai eu que teria que pagar o curso integralmente e esses cursos são caros, não vale o investimento. Pelo menos aqui na região eu não veria NENHUM retorno no meu salário, área de TI anda bem prostituída aqui sabe. Mas ajuda demais um fórum como esses já, qualquer coisa eu toddy volta XD.
    Caro? custa mil reais, no máximo R$1.200,00 e todos parcelam em até 12x! 
    Cara se o "dono" do provedor, não consegue enxergar que o técnico bem instruído e qualificado, vai ser uma ferramenta muito mais útil no negócio dele... ai complica! 

Se o capitão não sabe pilotar o navio.. a tendência é afundar!

• eu tambem estou com problema de diferenca entre TX e Rx estou aplicando as correções necessárias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.