Bem-vindo à Comunidade UBNT

VLAN

Boa tarde ilustres
Tenho uma duvida, ao criar as VLANs na Controller como faço para permitir que elas passem todas numa unica porta principal espécie de Trunk?

Comments

• ThiemannThiemann 303 Points
    Isso você faz na configuração do switch..

Na controladora você apenas indica do ID da VLAN no SSID que você criou..

Deixe a VLAN onde roda a controladora como Untagged e as demais VLAN's que for utilizar como Tagged, na porta do switch..
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Justamente, essa configuração é feita no switch e será diferente de acordo com cada marca/modelo. Nada tem a ver com a controladora UniFi, a não ser que você esteja usando também switches UniFi ;)
  • davadava 239 Points
    É isto mesmo usando um Switch UniFi
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Certo, nesse caso, tem duas formas de fazer, atribuir todas as VLANs àquela porta(ALL), ou cutomizar uma "network" onde você pode escolher especificamente quais VLANs quer transportar e quais não quer. Isso é feito nas configurações do switch em Configuration > Networks/VLANs
    Logicamente, as VLANs tem que ser previamente criadas na controladora em settings/networks.
    De um modo geral, a forma de funcionamento da parte de switching UniFi é bem peculiar, diferente de tudo que já vi, e eu tive alguns entraves no início também, mas depois que você entende e se acostuma, é uma maravilha, e você não quer mais voltar pra outras marcas.
    Minha recomendação é usar e testar extensivamente o equipamento em laboratório antes de implantar, até conhecer à fundo e se sentir à vontade com ele. Eu mesmo levei dois anos pra implantar o primeiro siwtch UniFi em um cliente, e hoje a maior parte dos projetos UniFi que entrego acompanham também switche dessa linha.
    Apenas o gateway, USG, ainda não estou usando como padrão, mas ele está quase lá eu diria. ;)
    dava
  • davadava 239 Points
    Okay.
    O que me aconselhas será que a necessidade de se usar VLAN por cada porta ou Habilitado a opção Guest Policy já ajuda a nível de brodcast na rede?
  • davadava 239 Points
    Só não entendi algo se eu deixar uma porta em modo ALL será que esta irá ser equivalente a uma porta que passa todas as VLANs especie modo Trunk em alguns Switchs comuns com suporte a VLAN?
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    VLAN para cada porta? Não vejo como isso possa ajudar numa infraestrutura com um único ESSID...
    O que você precisa é de uma rede guest, e se tiver usando as versões mais recentes da conrtoladora e firmware, tem a opção "Block LAN to WLAN Multicast and Broadcast Data", nas configurações de cada SSID.

Sim, ALL seria quase o equivalente ao "trunk" dos switches HP e diversos outros, com a diferença de que no caso dos switches UBNT, o "ALL" irá passar todas as VLANS + a VLAN nativa, ou seja, o tráfego untagged que houver naquela porta, enquanto que nos switches HP que já usei, em portas trunk apenas tráfego tagged é encaminhado. Mas sim, irá funcionar da maneira como você descreve.
    dava
  • davadava 239 Points
    Okay muito obrigado Mestre.
Sign In or Register to comment.