Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda! Projeto WiFi Outdoor - AP Setorial Dual Band - 2.4 and 5.8GHz

Olá.

Estou dimensionando o projeto de um cliente com a necessidade de uma célula wifi outdoor, porem preciso de um AP Setorial que trabalhe nas duas frequências, 2.4 e 5.8GHz. Não consegui ainda identificar qual o melhor equipamento poderia me atender neste cenário. Encontrei apenas o UniFi AC Mesh pro, porem é um  AP omni-direcional, e neste caso entendo que não atende bem o cenário que é de uma distribuidora, um galpão com 120mx60, com pilhas altas de produtos empilhados. Em outra empresa projetamos um cenário parecido trabalhando com painéis setoriais "Nano Loco M5" e temos um ótimo desempenho, porem tenho receio que trabalhar com antenas omni-direcional pode ser um problema. Até então estou cogitando trabalhar com o dobro de equipamentos, em pares com Nano loco M2 2.4 e Nano loco M5 5.8, porem também tenho dúvidas se seria uma boa prática e se não causaria ruídos na rede desta forma. 

Resumindo gostaria de ajuda, se alguém pode fazer uma indicação de um painel setorial dual band, ou equipamento que possa atender esta demanda. Segue desenho abaixo. 

Desde de já obrigado.

Marco Túlio Mendonça

Projeto_Rede_V_1.0_Galpão

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @mxtulio, seja bem vindo à comunidade.
    É uma questão um pouquinho complicada, sim. Vou tentar ajudar com as informações e experiência que tenho.
    O UAP-AC-Mesh-PRO é um equipamento absurdo, na minha opnião é o melhor ponto de acesso que a Ubiquiti vende hoje, as atenas integradas de 8dBi tem um ganho muito bom e muito consistente no plano horizontal, o equipamento é realmente excepcional. Porém, ele tem duas desvantagens, logicamente. Uma é o tamanho, ele é grande e não servirá para todos os casos, e a outra é a antena integrada que é excelente, mas não pode ser trocada.

A segunda opção de equipamento dual-band seria o UAP-AC-Mesh, que é um rádio conectorizado, mas o problema é que ele usa apenas duas antenas para ambas as bandas, e desta forma, as antenas tem que ser específicas para ele, e a Ubiquiti está desenvolvendo, porém ainda não lançou os painéis setoriais específicos para este equipamento, então até o momento, há apenas as omni que vem com ele, ou você pode conectá-lo à qualquer antena single-band, desabilitando o outro rádio, mas aí o equipamento perde a atratividade, OK?

Minha opnião, muito provavelmente você pode trabalhar com o UAP-AC-Mesh-PRO, porém para definir a viabilidade ou não, apenas comprando uma unidade e testando no local, não tem outro jeito.
  • mxtuliomxtulio 2 Pontos
    Bom dia amigo!

Muito obrigado pelo apoio. O problema de testar é que são equipamentos não muito baratos e para um teste consistente precisaria de mais de uma unidade, o que implica em risco. 

Na dúvida estou decidindo por trabalhar com dois modelos de equipamentos, um em cada frequência, Loco M2 2.4 e Loco M5 5.8, conforme consta no desenho acima. Gostaria da sua opinião sobre este cenário, poderia ter algum problema com ruido ou interferências?  A meu ver não teria grandes problemas pois os equipamentos estariam trabalhando em frequências diferentes, porem levando em consideração que é um galpão grande com estruturas e telhas metálicas, receio que o sinal se espelhe e possa causar algum tipo de ruido ou falhas, mas minha dúvida é apenas relativa ao caso de estar utilizando duas redes com frequências diferentes, pois em um outro cenário identico a este trabalho apenas com o M5 5.8 e nos atende perfeitamente. 

Obrigado pelo apoio, abraço!
    Marco Túlio Mendonça
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Bom, rádios airMAX definitivamente não são dispositivos para acesso, eu trabalho com UniFi desde 2013 e nunca implantei um rádio airMAX para acesso, e nem recomendo.
    No entanto, não quer dizer que não possam ser usados assim, muita gente trabalha com eles desta forma quando a performance ou facilidade de gerenciamento não são tão importantes quanto a flexibilidade em termos de antenas e confiabilidade dos equipamentos.
    De qualquer forma, caímos novamente na mesma questão, comprar equipamentos e testá-los no seu ambiente especificamente, não tem jeito...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.