Bem-vindo à Comunidade UBNT

Vlan unifi

olá estou com um problema na configuração de unifi, no meu firewall criei a vlan, na porta apliquei a vlan x porem quando coloco no unifi ele nao passa faixa de ip diferente conforme criado la no firewall, ja com sonicpoint funciona normalmente.
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    O ponto de acesso está conectado diretamente ao sonicwall?
    A marcação de VLAN que você fez no sonicwall é para uma VLAN tagged, correto? Depois você atrelou um SSID específico àquela VLAN no UniFi?
  • Entao isso ai, agora partindo para os Unifi, tem algum manual de configuraçao de vlan nele ?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Não porque o procedimento todo é composto de um único passo. que é especificar uma ID de VLAN na configuração do SSID, marcando a opção "use VLAN ID" e nada mais...

Screenshot from 2017-07-26 16-29-30

Obs: Você não vai ver todas estas opções de configuração no seu menu, pois eu estou usando uma versão beta da controladora que tem mais recursos disponibilizados que a versão final.
  • Tá vou tentar, no switch tbm aplico essa vlan , ta certo ?
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Com certeza, por isso perguntei se o ponto de acesso estava conectado diretamente ao sonicwall, como você não respondeu, presumi que este fosse o caso, mas se não for, provavelmente é um problema de configuração no seu switch, visto que este é o caso mais comum para os sintomas relatados.
  • elfariaelfaria 24 Pontos
    Bom dia R4V3R, como faço para programar 4 SSID com VLAN em uma de um switch? pois teoricamente posso colocar 1 VLAN 0 untag e 1 VLAN tagged na mesma porta e não mais que isto.

Agradeço a sua atenção
  • R4V3RR4V3R 8484 Pontos
    Errado, em qualquer porta de qualquer switch gerenciável você pode configurar até uma VLAN untagged e até o limite de VLANs tagged que o switch suportar. Pra switches baratos, o limite tipicamente fica entre 256 e 1024, e para os switches mais robustos normalmente pode-se utilizar todo o range de 4094 tags disponíveis.
    Para saber como configurar seu switch, recomendo consultar o manual e documentação do fabricante, OK?
  • elfariaelfaria 24 Pontos
    ok, Agradeço a atenção

• Olá boa noite, já visitei varias vezes o fórum para sanar duvidas, mas essa esta me tirando o sono e os cabelos heehehee..
    Ja vi em outros tópicos aqui mesmo, tentei varias configurações, mas não obtive sucesso.. tomara que alguém possa me ajudar ou no minimo esclarecer as coisas..
    Tbm estou com problema pra colocar o unifi a funcionar com vlan.. e como a primeira vez que estou tentando usar vlans..

Preciso usar da seguinte forma, o ap com 2 SSID, rede normal(interna) e clientes, em faixas de ips diferentes, pra isso devo usar vlan.. estou tentando fazer com vlan num switch hp 1820.. 
    O que eu quero fazer é, quem conectar na rede interna tenha acesso a rede interna, servidor de arquivos, impressoras e etc.. e quem conectar na clientes vá direto pra internet, sem ter acesso a rede interna..
    Criei a vlan para o acesso a cliente no switch e indiquei no unifi, mas não consigo fazer funcionar os 2 SSIDs.. 
    No switch deixei da seguinte forma.. Na porta 1 chega o link de fibra, e na 3 o da rede interna.. na 2 coloquei o unifi..
    Como ja vi aqui msm, no unifi seria só indicar o ID da vlan no SSID, então penso que estou errando na config do switch.. como deveria deixar a cnfig da porta 2 para q ela fale com as 2 vlan e identifique qual é pra qual ?

Peço desculpa se me alonguei e se a questão não esta no local adequado..e Desde já agradeço.. qualquer ajuda e conhecimento sempre bem vindos..
  • Gerhard_sc disse:

Olá boa noite, já visitei varias vezes o fórum para sanar duvidas, mas essa esta me tirando o sono e os cabelos heehehee..

Ja vi em outros tópicos aqui mesmo, tentei varias configurações, mas não obtive sucesso.. tomara que alguém possa me ajudar ou no minimo esclarecer as coisas..
    Tbm estou com problema pra colocar o unifi a funcionar com vlan.. e como a primeira vez que estou tentando usar vlans..

Preciso usar da seguinte forma, o ap com 2 SSID, rede normal(interna) e clientes, em faixas de ips diferentes, pra isso devo usar vlan.. estou tentando fazer com vlan num switch hp 1820.. 
    O que eu quero fazer é, quem conectar na rede interna tenha acesso a rede interna, servidor de arquivos, impressoras e etc.. e quem conectar na clientes vá direto pra internet, sem ter acesso a rede interna..
    Criei a vlan para o acesso a cliente no switch e indiquei no unifi, mas não consigo fazer funcionar os 2 SSIDs.. 
    No switch deixei da seguinte forma.. Na porta 1 chega o link de fibra, e na 3 o da rede interna.. na 2 coloquei o unifi..
    Como ja vi aqui msm, no unifi seria só indicar o ID da vlan no SSID, então penso que estou errando na config do switch.. como deveria deixar a cnfig da porta 2 para q ela fale com as 2 vlan e identifique qual é pra qual ?

Peço desculpa se me alonguei e se a questão não esta no local adequado..e Desde já agradeço.. qualquer ajuda e conhecimento sempre bem vindos..
    Olá ai ja estamos entrando em Switch, o teste basico seria aplicar a VLAN na porta do switch e conectar um notebook e testar se der certo , porque sua vlan esta funcionando corretamente, após esse teste inicie novamente com o unifi tira a vlan da porta do switch e aplica a vlan no UNIFI com ID X, id da vlan que setou, lembrando que a porta tem que estar em T tagget
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.