Bem-vindo à Comunidade UBNT

MAC ACL Unifi Controller 5.5.19 - AP's Provisioning

Olá Pessoal!

Estou testando a nova versão 5.5.19 da controladora Unifi, nessa versão está disponível um recurso que eu estou aguardando faz tempo: Listas de acessos individuais para cada SSID baseadas em MAC Address. Durante os meus testes percebi que toda vez eu adiciono ou removo um novo MAC da lista de acesso, todos os AP's da rede vão para o status "Provisioning". Subentende-se que nesse momento os AP's estão se reconfigurando com as novas regras, entretanto, todos os usuários de todos os SSID's são desconectados e a rede só volta a funcionar após o término do provisionamento, onde o status volta a ser "Conected".

Não sei se esse é o comportamento esperado, mas, se for imagino que cabe uma melhoria aí. É impraticável colocar em produção esse recurso, sempre que eu precisar alterar as listas todos os usuários serão derrubados.

Alguém aí já percebeu esse comportamento?? Será que estou fazendo algo errado?

Obs.: A versão 5.5.19 é a primeira versão estável da série 5.5.x.

Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Perfeitamente normal, desde que foi lançada a linha UniFi sempre funcionou desta forma.
    Você modifica uma configuração, os equipamentos vão para o estado de provisionamento, e durante esta etapa os SSIDs são desabilitados e habilitados novamente. Em equipamentos de primeira geração leva até 2 minutos para isso ocorrer(sem wireless uplink), e nos equipamentos mais novos, da segunda geração, este tempo é inferior à um minuto, mas sempre irá desconectar os dispositivos, isso é padrão, OK?
  • ipnunesipnunes 3 Pontos
    editado julho 2017
    Olá amigo,

Eu até entendo que em determinadas configurações o AP precise entrar em estado de provisionamento, mas, para a gestão de MAC achei muito crítico. Uma vez que eu habilite essa função terei demandas constantes para permitir ou negar novos equipamentos, não dá para fazer isso bem no meio do dia com todo mundo conectado. Imagino que o ideal seria tratar as MAC ACL's da mesma maneira que o método "tradicional":

Capturar

Quando definimos um "Block" para o dispositivo, o equipamento é bloqueado em todos os AP's sem a necessidade de um provisionamento e desconexão de todos os usuários.

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Bom, eu não creio que seja tão simples assim, mas de qualquer maneira, você pode dar essa sugestão para os desenvolvedores aqui: https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Feature-Requests/idb-p/UniFi_Ideas
  • ipnunesipnunes 3 Pontos
    Olá!

Obrigado pelo retorno, vou abrir um tópico lá na sessão de ideias. Seria ótimo se essa melhoria fosse aceita e implementada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.