Bem-vindo à Comunidade UBNT

WDS como funciona

Bom dia,

Estou pensando em adquirir 3 AP Pro para colocar em um ambiente de pequeno/medio porte. Gostaria de saber se colocando os 3 APs com distancia entre eles corretamente dimensionadas, ao trocar a conexão de um AP para o outro (sair de uma sala e ir para outra sala), tem queda de conexão? Ou seja, se eu manter um ping ativo ou um download, ao trocar de antena, tem o corte de conexão?

Comments

• davadava 239 Points
    Desde que estejam na mesma Rede cabeada, mesmo servidor de DHCP ou seja na mesma estrutura e mesma controller não problemas nenhum vai funcionar automaticamente precisas habilitar o modo loadbalancing e ajustar o MRRI acho que este nome.
  • ThiemannThiemann 303 Points
    Em todos testes que já fiz, a transferência de AP para o outro é transparente, mas ocorre ao menos 1 timed out.. Se isso for prejudicial ao seu uso você que avalia..
  • nandoinnandoin 7 Points
    Thiemann said:

Em todos testes que já fiz, a transferência de AP para o outro é transparente, mas ocorre ao menos 1 timed out.. Se isso for prejudicial ao seu uso você que avalia..

Show... Meu caso vou acabar utilizando ligações VoIP a partir de aplicativos de celular. Sei que a conexão e estabilidade do produto é excelente, mas ao trocar de um para outro, o AP vai manter a conexão com o servidor e replicar para o aplicativo? Vai ficar mudo por instantes no aplicativo? Ou o aplicativo vai cortar a chamada por 'falta de conexão'? Sei que a situação é bem especifica, mas alguém já passou por algo parecido?
  • davadava 239 Points
    Meu caro 1ms de atraso não afecta nenhuma chamada ou video ao ponto de parar a comunicação, isto é algo imperceptível. 
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    @nanoin, seja bem vindo à comunidade.
    Há uma mistura de conceitos e concepções neste tópico, então vamos primeiramente separar e explicar as coisa.
    Primeiro, WDS não tem nada a ver com esta questão, o que vocẽ descreve aqui chama-se roaming em redes Wi-Fi, e ele funciona muito bem em equipamentos UniFi, sim, desde que os pré-requisitos mínimos estejam cumpridos.
    No entanto, você está falando aqui de tecnologias VOIP, então se faz necessário explicar brevemente como ocorre um evento de roaming em redes 802.11. Ocorre sim uma breve queda na conexão quando um dispositivo qualquer se disconecta de um ponto de acesso e se reconecta à outro ponto de acesso. Para a grande maioria das aplicações isso é transparente e não irá interferir em nada, um download não será interrompido e os usuários dificilmente notam o evento. Mas, no caso específico de voz sobre IP, há a questão de perda de pacotes, latência e jitter que devem ser consideradas, então depende do tipo de aplicação que você estará utilizando, e da capacidade desta tecnologia em suportar perda de pacotes e picos de latência elevados.
    Considerando uma instalação com equipamentos UniFi que seja ideal, corretamente dimensionada e configurada, com canais e potência adequados, se você fizer um teste com skype, possivelmente vai haver um breve período em que a voz pode ficar embaralhada, mas a ligação não deve cair. Já outras tecnologias de voz sobre IP irão se comportar de maneira diferente, então você vai ter que fazer testes extensivos no seu cenário para identificar a viabilidade ou não de utilizar voWiFi, ou voice over WLAN, e isso não tem absolutamente nada a ver com equipamentos UniFi, vai ser a mesma coisa para qualquer fabricante, independentemente se um ponto de acesso custa 500 ou 5mil reais, o problema sempre é obter o dimensionamento e configurações adequadas, OK?
    Ademais, há duas tecnologias presentes na linha UniFi, que ajudam exatamente nestas situações. Uma delas está presente apenas em pontos de acesso UniFi de primeira geração, e não será expandida no futuro por apresentar limitações em termos de densidade de usuários, chama-se Zero HandOff, e você pode ler mais sobre ela aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205144590-UniFi-What-is-Zero-Handoff-
    A segunda tecnologia está presente apenas em pontos de acesso da segunda geração UniFI 802.11ac, chama-se UniFi Fast Roaming,  você pode ler mais sobre ela aqui: https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/115004662107-UniFi-Fast-Roaming

O que posso lhe adiantar, é que projetar uma infraestrutura adequada para permitir o uso de voz sobre ip sobre Wi-Fi, não é simples, principalmente se forem diversos usuários, e a complexidade aumenta de maneira exponencial e bem rapidamente à medida que o ambiente cresce, OK?
Sign In or Register to comment.