Bem-vindo à Comunidade UBNT

Como fazer repetição de sinal de uma antena Unifi UAP-LR

Boa Tarde meus caros,
Tenho a seguinte duvida: Como fazer repetição de sinal de uma antena Unifi UAP-LR para outra antena Unifi UAP-LR?

Comentários

• maiquelam disse:

Boa Tarde meus caros,
    Tenho a seguinte duvida: Como fazer repetição de sinal de uma antena Unifi UAP-LR para outra antena Unifi UAP-LR?

@maiquelam

1- Adote ambos via cabo num site pré-configurado. 
    2- Atribua IPs estáticos. ( já tive problema de Wireless Uplink com IPs dinâmicos em certas versões de firmware)
    3- Por último, mova o AP que ficará de repetidor para a posição desejada.
    maiquelam
  • maiquelammaiquelam 11 Pontos
    Agradeço aos colegas pela atenção, conseguir fazer os procedimentos e está rodando tudo ok!
    Mas aproveitando, surgiu uma outra dúvida:

Minha topologia atual seria assim... Tenho um Hotel, onde tenho um servidor dhcp que é ligado em um switch que distribui um cabo para cada corredor do hotel, onde cada corredor possui de 4 a 5 roteador interligados em sequencia via cabo configurados em brigde (cascateados)

SERVIDOR DHCP -------WIRED------ SWITCH ------WIRED------- ROTEADOR COMUM -------WIRED------- ROTEADOR COMUM (BRIDGE) --------WIRED------- ROTEADOR COMUM (BRIDGE) ---------WIRED-------- ROTEADOR COMUM (BRIDGE)

EIS MINHA GRANDE DÚVIDA!
    Existe um AP da Ubiquiti onde eu posso apenas substituir os roteadores por esses AP's, interligando um com o outro via cabo sem as perdas existentes na transmissão 'wireless uplink'?

• EIS MINHA GRANDE DÚVIDA!
    Existe um AP da Ubiquiti onde eu posso apenas substituir os roteadores por esses AP's, interligando um com o outro via cabo sem as perdas existentes na transmissão 'wireless uplink'?
    @maiquelam
    Não existe equipamento assim, porque essa topologia pretendida não é boa.
    Ideal seria você ter uma topologia com um switch central (core) e um switch de distribuição por andar. Assim:

SERVIDOR DHCP --------- SWITCH TERREO (exemplo) ---------- AP_T_01
                                                    |||         |||-------------------------------AP_T_02                                                     
                                                    |||         ||--------------------------------AP_T_03                                                     
                                                    |||         |---------------------------------AP_T_04                                                    
                                                    |||------SWITCH 2 ANDAR------------------AP_2_01
                                                    ||                 |||---------------------------------AP_2_02
                                                    ||                 ||----------------------------------AP_2_03
                                                    ||                 |-----------------------------------AP_2_04
                                                    ||------SWITCH 3 ANDAR------------------------------AP_3_01
                                                    |                        |||--------------------------------------AP_3_02
                                                    |                        ||---------------------------------------AP_3_03
                                                    |                        |----------------------------------------AP_3_04
                                                    |------SWITCH 4 ANDAR----------------------------------------AP_4_01
                                                                                    |||-----------------------------------------AP_4_02
                                                                                    ||------------------------------------------AP_4_03
                                                                                    |-------------------------------------------AP_4_04

Em termos de topologia, você pode substituir os switches dos andares por esses "roteadores comuns"
    Recomendo que você faça logo a adaptação passando todos os cabos a partir de um único ponto por andar.

maiquelam
    brunobenayon

Muito obrigado pelo seu apoio, sei que essa topologia não presta... porém o cliente não quer trocar o cabeamento
    8-X ... Mas ainda vou convence-lo, do jeito que está não dá heheh

Mais uma coisa em relação a repetição de sinal, tentei fazer aqui e não consegui no laboratório.Tenho 3 AP's... adotei, atualizei e fixei IP nas antenas; deixei uma cabeada (AP1) e mandei outra (AP2) conectar na cabeada (AP1) -até aí tudo certo funcionando ok- então na 3º antena mandei ela conectar no AP2 porem não aparece a AP2 para conectar; então a duvida: não é possível fazer a repetição de uma antena se a mesma já está repetindo sinal de outra? Ou eu fiz algo errado?
  • R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Bom, você até pode cascatear os pontos de acesso se os modelos utilizados forem os que possuem duas portas, como o UAP-PRO ou UAP-AC-PRO, mas sinceramente, você estaria apenas investindo em gambiarra, não é assim que se monta uma rede confiável, principalmente para um hotel.
    Além do mais, pelo custos destes equipamentos específicos, sai muito mais em conta substituir todo o cabeamento atual e redistribuí-lo da maneira recomendada pelo @brunobenayon.
    Lembre-se se você não pode construir uma infraestrutura de rede sem fio sólida e confiável sem antes ter uma infraestrutura de rede cabeada igualmente sólida e confiável. ;)
    editado abril 2017
    Meu problema é que outra empresa fez um orçamento dessa forma... e obviamente acabou ficando mais barato que meu orçamento inicial onde era previsto a troca dos cabos e reestruturação da rede e lá vou eu atrás de gambiarras hahaha. Mas concordo com o ponto de vista de vocês, e agradeço o feedback! Nunca havia entrado no fórum e gostei muito da atenção e rapidez dos colegas. Muito Obrigado!
    Em relação a repetição não é possível fazer algo do gênero?

Switch ---Wired--- UAP-LR    ))))))Wireless(((((    UAP-LR   ))))))Wireless((((((    UAP-LR

Lendo o forum, acabei vendo que a antena UAP-AC-M faria essa função de multi pontos sem fio cascateados. Poderiam me dizer se de fato funciona?
  • R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Sim, a topologia Mesh funciona.
    Não, não irá funcionar para o seu caso especificamente. É um hotel não é? Então precisa dos cabos devidamente passados e de um site-survey completo pois a própria estrutura do hotel impediria que os equipamentos se comuniquem corretamente em uma topologia Mesh.
    Você vai precisar levar energia elétrica para cada ponto de acesso, correto? Os pontos de acesso UniFi são alimentados pelo próprio cabo que os conecta à rede. Qual a dificuldade em centralizar isso em cada andar, instalar um switch PoE e pronto?
    Como eu havia dito anteriormente o cliente não quer passar cabos novos, nem investir em switchs... Para mim não há dificuldade hehe muito pelo contrario, seria ótimo passar cabos novos e fazer na maneira correta. Mas de qualquer forma agradeço a atenção dos amigos. O jeito vai ser convencer o cliente a fazer da maneira correta e gastar um pouco mais... Muito obrigado!
  • @maiquelam,  
    Como argumento o informe que está tentando poupa-lo de gastar duas vezes.
    Geralmente funciona comigo.

• R4V3RR4V3R 8512 Pontos
    Bom então o cliente não quer rede sem fio também, ou ainda não entendeu a dependencia de um com o outro. Neste caso, cabe à você explicar à ele, é assim que a coisa funciona. ;)
    * E não é gastar um pouco mais, mas sim gastar o mínimo para ter uma qualidade mínima, ao invés de gastar menos que o necessário e ter uma bomba nas mãos. O que seu cliente prefere? E o que você prefere?
    Hahaha exato! Agradeço aos amigos novamente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.