Bem-vindo à Comunidade UBNT

Homologação produtos AC

janigjanig 4 Pontos
Boa tarde senhores. Se o tópico for redundante, lamento. Procurei antes de postar e não encontrei algo com foco na pergunta.

Li este tópico  e fiquei mais entristecido do que já estava. Consultei o site da Anatel e nada novo foi acrescentado. Em Julho de 2016 foi dito por um colega que uma nova lista de produtos já estava para homologação. Já estamos em abril de 2017 , falta três meses para fechar um ano. A linha AC já existe há muito mais tempo, mas no Brasil continua-se a comercializar a linha M.

A Nano Beam 19 AC foi homologada pela própria Ubiquiti pelo que pude ver. Se eu estiver correto, qual seria a razão para a demora para os outros produtos? Particularmente acho que são produtos muito melhores de trabalhar, principalmente LBE‑5AC‑16‑120 e a LBE‑5AC (que já está na Geração 2) .

Sou novo aqui e talvez possa estar fazendo uma indagação equivocada, mas acho frustrante ver tão poucos equipamentos homologados frente a um leque enorme e incrível disponível, muitos já na Gen2 . O que percebo nos meus revendedores é uma tendência para o foco em equipamentos de Fibra, abandonando a linha Ubiquiti. Obviamente muitos provedores estão migrando para essa tecnologia pois seu capital permite, mas outros menores ainda veem um bom tempo de trabalho com o acesso sem fio, sem onera-los prematuramente e permitindo rentabilidade.

A Ubiquiti não teria maior rentabilidade se ela própria homologasse seus produtos no Brasil, visando as empresas locais que se abastecem há anos de seus produtos? Percebo que distribuidoras não homologam mais os produtos. Sendo assim, de linha AC para cliente, apenas a NBE-19 AC...

Comentários

• R4V3RR4V3R 8528 Pontos
    @janig, de um ano pra cá basicamente, a homologação de produtos é solicitada pela própria Ubiquiti, não mais por parceiros como era feita anteriormente. Em tese isso deveria agilizar o processo todo, não ter o efeito oposto. Problema é que dependemos da Anatel pra homologar estes equipamentos, e sinceramente não sei dizer o porque da demora, pois a solicitação foi feita há tempos...
    Vou marcar aqui o @UBNT-Chadi que pode ter mais detalhes à respeito deste assunto, OK?
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Acho que essa pergunta deveria ser feita pra Anatel e para os laboratórios que fazer a certificação...
    porém muitaaa coisa é testada, exatamente pra nossa "tranquilidade"... seja ela a durabilidade, radiação, normas técnicas...
    tudo deve seguir os padrões da Anatel para poderem estar APTAS ao uso no mercado brasileiro...

Infelizmente os trâmites legais e a "burrocracia"fazem isso demorar além do necessário... quem sabe um dia isso mude...
  • janigjanig 4 Pontos
    Interessante. Parece lógico e sensato.

Perdoem o cunho das palavras a seguir: seria exagerado eu especular interesses de terceiros nisso? Vou falar algo engraçado, mas não me ocorre razão para tanta demora: poderia os setores que trabalham com fibra influenciarem nisso? Pois me parece claro que a nova linha de equipamentos que vem surgindo para acesso sem fio faz muitas empresas pensarem duas vezes antes de gastarem em fibra e, fora isso, os mesmos equipamentos permitem um crescimento exponencial de provedores. Me dou o luxo de especular isso após as controversas e comentadas medidas do nosso Ministro das Telecomunicações. É claro que deste parágrafo, qualquer resposta será lida apenas como mera opinião.

Não.. isso não tem muita relação.. o processo de homologação é mesmo muito criterioso... por isso demora... por exemplo, equipamento outdoor, devem passar X dias na câmara de teste UV, condensação.. pra ter um valor aceitável, dentro dos parâmetros da Anatel para a proteção IP67 (no caso),e isso é apenas um dos testes que o produto é submetido...

Agora imagina se o produto reprova nisso? Então tem q refazer todo o processo de fabricação.. etc etc.. por isso as vezes demora...
  • @janig, trabalho na Bradel, um dos distribuidores oficiais Ubiquiti no Brasil. Acompanho a situação com a ANATEL desde o começo.

Alguns produtos, como LBE-5AC-23 e R5AC-Prism, está difícil até encontrar laboratórios pra certificação. Além disso, estes itens demoram mais que o normal na ANATEL, como estamos vendo.

A Ubiquiti está disposta a homologar TODA a linha que faça sentido para o Brasil (produtos 5.8GhZ com boa saída e aceitação no mercado, toda a linha Unifi e EdgeMax. A priori apenas telefones IP e Câmeras não virão, além de produtos de outras frequências).

Atualmente há mais de 20 itens, como Unifi Mesh, AirFiber 11X, EdgeSwitch 12F / Edge Switch 16XG, linha Unifi Switch, etc.

O que temos que fazer é acompanhar as homologações, entendendo essa dificuldade do órgão.
  • Boas

Acho que já até comentei em outro tópico, mas não encontrei resposta, alguém sabe informar o link direto no site da Anatel apontando para todos os produtos AC da ubiquiti já homologados?
    @PortalNET, cara.. no site da Anatel tem tudo isso.. não precisa esperar respostas aqui do fórum... 

• PortalNET disse:

Boas

Acho que já até comentei em outro tópico, mas não encontrei resposta, alguém sabe informar o link direto no site da Anatel apontando para todos os produtos AC da ubiquiti já homologados?
    Da linha AC atualmente só o Rocket AC Lite e a linha Unifi AC.
  • PortalNETPortalNET 9 Pontos
    editado abril 2017
    @PortalNET, cara.. no site da Anatel tem tudo isso.. não precisa esperar respostas aqui do fórum... 

Oba blz.. no mesmo dia eu encontrei o site da anatel com os produtos AC homologados...
    infelizmente não deu tempo de postar antes, mas valeu a ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.