Bem-vindo à Comunidade UBNT

UniFi AC HD

Alguém sabe se já tem o UniFi AC HD Disponível para compra aqui no Brasil? Alguém já testou o equipamento?

Comments

• R4V3RR4V3R 8484 Points
    Hahuahua pô meu, acabaram de anunciar o treco lá nos EUA, nem o pessoal lá consegue comprar ainda...  :))
    Vai levar um tempo pra chegar no Brasil, e não vai ser barato. MSRP é de $350 dólares senão me engano, e o bixo é pesado viu, tipo 4 ou 5x comparando com um UAP-AC-Lite ou LR.
  • kkkkkkkkkkkkkkkk
    Q isso, já tem pra vender na flytec uahuahua
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    Flytec não é Brasil, e mesmo assim, não recomendo comprar este equipamentos neste momento, pelo que me consta a certificação na FCC pra uso de canais DFS ainda não saiu, e não deve haver ainda uma unidade "internacional" ainda, então o rádio de 5Ghz é bastante restrito, muito provavelmente.
    Pra tirar a dúvida, só perguntar no fórum internacional e mencionar @UBNT-Brandon ;)
    Mauricio-Bradel
  • Produto já está para homologação no Brasil com o @UBNT-Chadi. Assim que tiver ANATEL nós da Bradel Networks traremos.

www.bradel.com.br | 62 2764 2764
  • Esse equipamento tem alguma peculiaridade em relação à instalação/configuração? No site diz 500+ clientes, parece que esse equipamento seria bem interesse em ambientes de alta densidade, óbvio que eu não arriscaria a metade dessa quantidade.

Esse Wave 2 é o que específicamente? Protocolo, nome de marketing da UBNT, formato de RF? Qual deve ser a característica dos dispositivos clientes para esse MU-MIMO funcionar de forma adequada? O que acontece se equipamentos SISO estiverem conectados?

Muitas perguntas eu sei, mas alguém tem alguma informação?

Na Flytec (PY) está 321 trumps, será que tem tanto ganho em desempenho/capacidade da rede wireless utilizando um equipamento desses?
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    @Thiemann, nesse caso o "HD" quer dizer high density :)
    Wave 2 é a segunda encarnação do protocolo 802.11ac e é um padrão IEEE, introduzindo novas funcionalidades, como MU-MIMO, obrigatoriedade do uso de beamforming(pois MU-MIMO depende dele), canais com até 160Mhz de largura(ainda não disponível nesses equipamentos, e completamente desnecessários em minha opnião). Não tem nada a ver com a Ubiquiti, 802.11ac Wave2 é um padrão internacional da IEEE, adotado por todos os fabricantes em maior ou menor escala. Esse AP não é 100% "compliant" ainda, pois não implementa 100% das especificações, mas o grosso está aí sim.
    MU-MIMO depende de suporte dos dispositivos cliente sim, mesmo os SISO, e o que ocorre na prática é que um AP MU-MIMO 4x4 pode conversar SIMULTANEAMENTE com até 4 clientes SISO que suportem MU-MIMO, OK? Claro que a maioria dos clientes que suportam isso serão dispositivos high-end, e portando MIMO 2x2, ou 3x3, mas a possibilidade existe.
    Beam-forming também deve funcionar com qualquer cliente em modo VHT, ou seja, mesmo com os clientes 802.11n, mas não tem muitas informações sobre isso, e eu nem tenho o conhecimento necessário pra testar esse tipo de funcionalidade de forma efetiva.

• Boa tarde. aproveitando a pergunta de nosso amigo.
    Gostaria de saber, possuo alguns amiguinhos desse (UBIQUITI AP UNIFI UAP-AC-HD-US MU-MIMO 2.4/5.0GHZ).
    Meu gerente é entusiasta foi ao Paraguai e me trouxe 4 desses.
    Queremos utilizar eles em um evento aqui da cidade, será que todos dispositivos celulares conectam nele ?
    a alguma restrição ? o que me aconselham !?
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    jhonassantos, como assim "todos os dispositivos celulares conectam nele"?
    Eu aconselho não usar esse ou qualquer outro equipamento que você não conheça à fundo. Comece com testes em bancada e em pequena escala antes de implantá-los em produção e acabar aparecendo um problema que você já não consegue resolver, OK?
  • Entusiasta mesmo.. Investiu 1200 trumps no entusiasmo! hehehehehe

Certamente é um bom equipamento (ao menos é o que se espera) mas vejo que sua utilização tem cenário específico, aliás foi pensado para ambientes de alta densidade de conexão como sugere o nome, ou ainda vejo como uma aplicação onde são poucos usuários mas que necessitam um desempenho superior..
  • conectivaconectiva 14 Points
    Fala galera... testaram ??  funciona muito superior que o UAP-AC-PRO MIMO??

Vou instalar em um evento com media de publico 20 mil pessoas, o PRO atenderia ? ou é necessário mesmo o Unifi DH !?
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    @conectiva, com 20 mil pessoas o dimensionamento é extremamente complexo até usando o UAP-AC-HD, quem dirá com os modelos PRO. Com certeza é um cenário pro HD, eu não enfrentaria nem 1/4 disso apenas com os modelos PRO.
    Prepara o bolso pq a ré vai ser grande, dependendo do ambiente e disposição, você vai precisar de algo na casa de 100 destes equipamentos, e você vai ter que buscá-los no Paraguai, pois ainda não estão homologados para venda oficial no Brasil. ;)
  • brunobenayonbrunobenayon 194 Points
    edited abril 2017
    Thiemann said:

Qual deve ser a característica dos dispositivos clientes para esse MU-MIMO funcionar de forma adequada? O que acontece se equipamentos SISO estiverem conectados?

@Thiemann, minimamente todos os equipamentos clientes precisam suportar  beamforming (TxBF). Como o @R4V3R falou, essa tecnologia, que fornece a localização do cliente em relação ao AP, foi lançada no 802.11n, mas poucos equipamentos 802.11n a tem implementada. E, até onde sei , tem equipamento AC, de primeira geração (Wave 1) que ainda não tem, embora seja em menor número. 
    Tem diversas outras questões técnicas, que podem funcionar num POC , mas que são bem complexas pra um ambiente real,  como por exemplo ter um espaçamento razoável entre cada cliente participando de um grupo de transmissão MU-MIMO. Mas sim, clientes SISO podem participar de um grupo como 1x1:1 e o AP falaria com 3 desses simultaneamente.

• brunobenayonbrunobenayon 194 Points
    edited abril 2017
    conectiva said:

Vou instalar em um evento com media de publico 20 mil pessoas, o PRO atenderia ? ou é necessário mesmo o Unifi DH !?

@conectiva, 20 mil pessoas? Pow, tá longe de ter que se preocupar só com Ap.

Infra de cabeamento metálico e ótico , energia/nobreak , switches e roteador de alta capacidade, load balancing, links dedicados minimamente Giga. Dupla abordagem de operadora. Servidores pra infra básica local de rede (DHCP, DNS e mais sei lá o que vc precisará hospedar pra esse evento) ... isso pra dizer o básico.

Quanto ao AP , é claro que é o caso do UAP-AC-HD , mas da sim pra fazer com o AC-PRO... Afinal, como se fazia evento desse porte até o lançamento dos equipamentos 802.11AC wave 2 ??? Mas certamente é uma dor de cabeça a parte... daquelas que dá gosto de resolver! :D
    CarlosB
  • Olá boa tarde, Galera.

Trabalho no setor de T.I. de um determinado Instituto Federal e vamos adquirir alguns pontos de acesso para implantação de rede Wifi na escola e pesquisar preços e especificações de equipamentos, verifiquei que os dispositivos da UBIQUITI são os mais vantajosos (Custo X Benefício) para aquisição. Pergunto, teria uma linha específica da UBIQUITI para o perfil de Escolas Públicas (aproximadamente 500 usuários - 60 % dispositivos móveis)?  
  • R4V3RR4V3R 8484 Points
    @carlos_eduardo, a definição dos modelos corretos pra cada local depende de um estudo específico para cada projeto, OK?
    Para este tipo de ambiente e considerando um local indoor(abrigado), tipicamente conclui-se que o melhor ponto de acesso da linha UniFi(custo/benefício) é o UAP-AC-Lite, mas em casos específicos pode-se eleger o UAP-AC-LR como melhor aquisição, ou ainda para ambiente externos, o UAP-AC-Mesh ou Mesh-PRO
    A escolha depende de diversos fatores, como locais propícios para instalação, quantidade de alunos por sala, distâncias das salas, quantidade, densidade e materiais de construção das paredes, só pra citar alguns fatores que podem influenciar na escolha do modelo do equipamento, assim como localização ideal e também configurações para ele, OK?
  • Muito Obrigado @R4V3R, acredito que vc conseguiu sanar minha dúvida!!!!
Sign In or Register to comment.