Bem-vindo à Comunidade UBNT

Como faço para aumentar o Throughput Rocket M5 - PTMP?

O cenário é o seguinte:
- AirMax ativo;
- Usamos Rocket M5 em nossas torres, em média 30 clientes conectados com bandas de 5Mb e 8Mb;
- CCQ em 90% a 100%;
- Sinais que variam de -50 a -63;
- 40MHz;
- MCS 4 [81/90] nos AP e MCS 1 [27/30] nos Clientes;
- Nos clientes, usamos: NanoBridge M5, AirGrid e LiteBeam;
- Em horário de pico, o TX do Rocket chega a 30Mbps;

Meu problema é justamente no horário de pico, onde muitos dos clientes reclamam que não está chegando sua banda contratada. Realizando testes no local, identificamos que de fato, não chega nesses horários.

Gostaria de saber se há mais algo que posso acrescentar na parte de configuração para aumentar o Throughput do Rocket.
Já alteramos canais, potência, MCS e testamos em 20MHz, porém sem sucesso.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido!

saldanhabr

Comentários

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    editado fevereiro 2017
    Bom, não tem muito mistério aí, é só uma questão de dimensionamento mesmo.
    Se você tem 30 clientes por rádio, mesmo considerando o melhor cenário que seriam todos com planos de 5Mb, já são 150Mbps vendidos, mas teu rocket tem capacidade em torno de 30Mbps de throughput agregado.
    Além do mais, dois dos rádios que você usa, airgrid e litebeam são SISO, apenas a nanobridge é MIMO, e eu desconfio que os rádios SISO sejam a maioria, estou correto?
    Então, não tem nada de anormal, as contas do dimensionamento da rede é que não está fechando, só isso. ;)
  • fazendo milagre em passando 30 megas!!!!
    nos meus nao passa de 20...

• R4V3RR4V3R 8536 Pontos

saldanhabr disse:

fazendo milagre em passando 30 megas!!!!
    nos meus nao passa de 20...

Usando quais CPEs, distâncias e qualidade de sinal? Porque é isso que determina a capacidade geral do access point, não apenas o equipamento que está configurado como AP.
  • Bom, achei que houvesse alguma "CONFIGURAÇÃO MILAGROSA" que ainda poderia ser feita (kkkkkkk).

Muito obrigado pelas respostas!
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    kkkk a configuração milagrosa é:

Criar ERB's (POP) mais próximos dos clientes... 
    fazer instalações com qualidade
    preservar ao máximo a qualidade de sinal 
    usar equipamentos corretos pra cada situação...
    obedecer as Leis... Fresnel, Shannon...
    calcular o downtilt da antena corretamente
    ajustar a potência no limite do que realmente precisa
    ajustar o canal no limite do que realmente vai precisar

e por ai vai... cada coisa feita corretamente... faz a rede melhorar...
    cada gambiarra feita.. faz a rede piorar...
  • ola amigo tudo bem vamos por parte então um rocket bem instalado  com uma boa visada de clientes nos seus melhores momentos de funcionamento consegui atingir uma banda de mais o menos 65 a 70 megas em um bom senário oque fiz no meu caso foi o seguinte tenho uma mini torrre no meu sobrado tomando a torre e a casa da uma altura de 17 metros de altura montei dois rocket m5 com painel setorial de 20 dbi nos meus cliente uso airgrid m5 de 23 dbi qual foi minha jogada para almentar a capacidade de velocidade dos meus rocket comprei duas nanostation m5 de 16 dbi e instalei em duas casa diferentes bem próxima da minha rede ta no máximo 300 metros de distancia da minha casa  o porque disso pra ela alavancar minha rede em mcs 15 para maior velocidade  o meu ccq dos painéis fica travado em 99 porcento minhas nanostation o ccq delas fica com 99.8  meus outros clientes com airgrid minha visada e top aqui aonde eu atendo meus clientes meu maior enlace fica a 2.5 km de distancia com ccq de 97  o outros tbm ficam em 97 a 98 o ccq  instalei as nanostation pra isso pra maior capacidade de megas no rocket testo minha rede aqui as vezes pra ver o desempenho  da rede pelas nanostation minha rede passa de 65 megas brincando isso com os clientes navegando  
    tenho em uma rocket 27 clientes de 2 megas e na outra 15 clientes de 4 megas minha rede ate agora só tive problema  duas vezes por raio que queimou os aparelho tirando isso esta top rodando liso 

não adianta colocar 30 clientes com velocidade de 5 a 8 megas você esta tendo mais de 150 megas de banda todos sabemos que o rocket no máximo no máximo mesmo e 90 a 95 megas

comprei agora uma rocket titanium m5 pra ver seu desempenho pelo fato de ser porta lan /1000

nos meus outros dois rocket não vo mais instalar nem um cliente pra não sofrer gargalo na rede
    esse rocket titanium  quero atenter no máximo 15 clientes de 8 megas
  • Bom, na questão de dimensionamento da rede, temos regiões que a torre parece que vai entortar para um lado só de tanto Rockets que temos apontados para a região atendida. Em alguns casos, chegam a 5 Rockets para a mesma região.
    Meu problema é mesmo a banda agregada (e interferência). Se deixo um Rocket c/ 10 clientes, é claro que consigo passar muita banda em um teste de velocidade. Já vi casos de passar 60Mb em um único cliente conectado em um Rocket com poucas antenas conectadas.

Quando usávamos apenas Nano Bridge (2x2), era excelente! No AirGrid a gente conseguia controlar entre Vertical e Horizontal a polarização, mas e agora com LiteBeam?
  • Outra coisa,
    Estava testando o AirSelect mas tive alguns problemas. Acredito que não estou sabendo configurar da forma correta.
    Fiz um scan para procurar as melhores frequências, selecionei cerca de 3 frequências, ativei o AirSelect e coloquei as frequências.
    As configurações eu deixei a padrão: Hop Interval: 3000 ms - Announce Count: 30.

Problema é que os clientes não mantém conectados. Eles ficam o tempo todo se desconectando.
    Achei até que fosse alguma frequência que eu tinha escolhido era o problema, mas testei todas elas sem o AirSelect e funciona OK.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.