Bem-vindo à Comunidade UBNT

rocket m900

não sei como anda a utilização do sistema 900mhz por aqui, mas se alguém o utiliza, gostaria de algumas dicas!

montei dois painéis da ubiquiti com rocket 900 a cerca de 1 ano para atender setores rurais de difícil acesso, um ficou no canal 922 em 10mhz e o outro no 907 em 10mhz. passado 1 ano, recebi a ilustre visita da Anatel, com uma denuncia da Tim, dizendo que eu estava causando interferência na rede celular deles, no up-link 902,5 - 912,5, que é o canal 907 que estava em operação no rocket. havia 30 clientes neste painel.
os fiscais vieram com um analisador de espectro e pediram pra desligar, levaram esse rocket e fui autuado, ainda não foi emitida nenhuma multa pois entrei com assessoria de Telecom o qual me auxilio e parece que o caso será arquivado.

bom, a questao é a seguinte, a faixa permitida para ISP no brasil é somente 905 e 915 a 928 mhz, sendo somente possivel operar no canal 922 em 10mhz ou 5mhz e 919 em 5mhz ou 905 em 5mhz. os rocket e nano 900 começa em 907 ate 924. no canal 922 não funciona, parece que ha uma interferência oculta que degrada o CCQ e o sinal, mas em 907, parece que num passe de magica fica tudo em 100%. no airview do rocket desliguei todos os APs 900 para varrer o espectro e aparentemente ele não achou sinal forte o suficiente para me gerar esses problemas.

eis a duvida: por que no 922 nao funciona e no 907 funciona perfeito? a ubiquiti nao vai renovar a homologação da linha 900? existe um fw que habilite o canal permitido para o brasil (905)?

os fiscais da anatel foram muito legais e somente levou 1 dos 2 rockets pois o outro, apesar de não ter homologação ativa, estava no canal permitido.

Comentários

• correção, apenas a faixa 915 a 928 é liberada, 905 nao é!
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Bom, não é nem uma questão de homologação... Eu não creio que irá haver novos equipamentos, ou atualizações para equipamentos nesta frequência, pois além de pouquíssima banda disponível, ela está em desuso, sendo substituída por rádios de 2.4Ghz na maior parte das vezes.
    Fora isso, equipamentos de 900Mhz são conhecidos por causar interferência severa em equipamentos próximos, mesmo em frequências bem distantes...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.