Bem-vindo à Comunidade UBNT

Ajuda, Problemas na Config. M5

Olá, boa tarde pessoal!
Tudo bem com vocês? (Espero e desejo que sim)

Bom a princípio quero já agradecer a todos que possam colaborar.
Tenho em minha loja a seguinte configuração, segundo a ordem de conexão:
3 Provedores > 1 Balanceador de Carga Tp-Link ER-5120 > AirGrid M5 (rede bridge e modo AP)
(esquema ainda em elaboração aqui, não consta o AP ainda)

Em outros dois pontos tenho:
1 AirGrid M5 (rede bridge e modo estação)
1 NanoStation M5 (rede bridge e modo estação)

Essa AirGrid até que está legal. As vezes varia um pouco.
Porém a Nano... #-o

Conexão vive caindo.

NOTAS SOBRE INSTALAÇÃO FÍSICA
O equipamento AP está mirando na diagonal entre as duas Estações, enquanto as duas estão alinhadas exatamente para o AP.
Fazendo assim um Y

Estou anexando as imagens dos 3 equipamentos na ordem AP, Airgrid Bridge Legal, NanoStation Qualidade Horrível.
Atentei para o airMAX, não gostei, mas não é meu forte prefiro não mudar até que tenha opinião de profissionais experientes como vocês.
AP001 

Sou inexperiente com sistema wireless (embora trabalhe muito com rede). Fico sempre desconfiado que errei algo aqui.
AP002 

AP003

Limitei a distância para a distância máxima que é a distância da AirGrid que está legal (Devo alterar?). A NanoStation fica a 300m.
AP004

AP005 
AP006
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AirGrid boa:
Algo que me chamou muito a atenção nesse equipamento foi a marca de produto genuíno, é normal essa ter e as outras não?
CLIENTEAIR001
CLIENTEAIR002 

Esse equipamento tem também a interface diferente da outra que não tem selo de produto genuíno :/
CLIENTEAIR003 

Embora ela não esteja tão longe, o ajuste automático deixou ela assim.
CLIENTEAIR004 

CLIENTEAIR005 

CLIENTEAIR006
--------------------------------------------------------------------------------------------
Agora a NanoStation que não está legal.

ECAAAA pra esse airMAX.
CLIENTENANO001 

Estava desmarcado a lista de frequências, eu que marquei visando forçar a comunicação nesta faixa de frequência.
(era a faixa mais clarinha na ferramenta airView)
CLIENTENANO002 

CLIENTENANO003 

EIRP está desativado nessa, na AirGrid boa está marcado, estava marcado quando comprei ela. Devo alterar nessa?
CLIENTENANO004 

CLIENTENANO005 

CLIENTENANO006

Lembro que vi a muito tempo atrás um rádio que vinha já com um gerenciador que até realizava o bloqueio de conexão e tal. Fazia o gerenciamento em geral.
Alguém sabe me dizer se é da Ubiquiti? Se for e alguém souber o nome, eu compro ela pra ficar no AP e passo a AirGrid AP para o lugar da NanoStation.

Obrigado a todos. Esse é meu primeiro post, esqueci de ler as regras. Desculpem aí se quebrei alguma, vou procurar e ler, caso tenha.

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Primeiramente... vc tá fazendo uma Airgrid ser AP?!
  • Sim, eu tinha aqui duas airgrid e uma nano sobrando, daí, porque não neah! rsrsrs

Então, sim ela é o ponto de acesso, funcionava muito bem até uns dias atrás.
    Não sei o que houve, agora começou a ficar ruim. :/
    Na NanoStation chegava cerca de 7 a 10mb... agora mal consegue abrir o google!
    Cara Airgrid num é recomendada pra ver AP de PTMP nunca.... máxima que conseguiria é usar 2 airgrid apontadas uma pra outra (PTP).... o angulo de abertura dela é muito pequeno pra vc querer fazer dela um AP... 
    Captura de Tela 2016-11-17 às 14.51.12
    JonasRESilva
    Ai vc tá usando um canal com largura de 40mhz numa antena aberta... com excesso de potência de saída (24dBm...

tudo tá favorecendo pra não dar certo mesmo...
    JonasRESilva
  • Ai vc tá usando um canal com largura de 40mhz numa antena aberta... com excesso de potência de saída (24dBm...

tudo tá favorecendo pra não dar certo mesmo...

Certo!
    Indique pra mim a melhor configuração para esta instalação até que eu possa trocar minha AirGrid AP.

E teria algum equipamento com baixo custo para me servir de AP?
    @JonasRESilva, muitos provedores utilizando o NanoStation M5 como AP, não aconselhamos isso... mas muitos usam como alternativa de baixo custo...

Melhorias:
    - Utilize canais de 20mhz, você terá o dobro de potência, metade de interferência e com certeza vai ser mais do que o necessário pra passar banda...
    - Utilizar equipamentos MIMO (2x2) vai dobrar a capacidade do POP...  
    - Airview pra escolher canal com menor interferência e uso
    - Pra AP utilize sempre ROCKET + Basestation
    - Pra CPE (cliente) tente usar equipamentos MIMO
  • @JonasRESilva, muitos provedores utilizando o NanoStation M5 como AP, não aconselhamos isso... mas muitos usam como alternativa de baixo custo...

Melhorias:
    - Utilize canais de 20mhz, você terá o dobro de potência, metade de interferência e com certeza vai ser mais do que o necessário pra passar banda...
    - Utilizar equipamentos MIMO (2x2) vai dobrar a capacidade do POP...  
    - Airview pra escolher canal com menor interferência e uso
    - Pra AP utilize sempre ROCKET + Basestation
    - Pra CPE (cliente) tente usar equipamentos MIMO

Uhuuu.. Obrigado pelas dicas. Beleza, bora por partes:

NanoStation está como estação, o AP sempre foi AirGrid M5 aqui na rede.
    Agora estou testando uma AirGrid aqui em baixo pra colocar no lugar da NanoStation, será que melhora?
    Canais de 20MHz e 40MHz em prática (nessa AirGrid M5 que estou testando em solo):

40MHz (Batendo 35/9 no SpeedTest)
    airgrid3

20MHz (Batendo 22/10 no SpeedTest)

airgrid2

Deixo 20 ou 40? :S

Já referente aos equipamentos, estou correndo de trocar eles por outro que eu não tenha em mãos. É uma rede particular, não trabalho com provedor, embora tenha 3 links diferentes aqui, só estou compartilhando a conexão com meus irmãos ^_^
    Sendo assim quanto menos gastar, melhor.
    Tenho hoje em mãos: AirGrid M5, NanoStation M5, Pro Eletrônic PQWS-5820, IntelBras WOM 5000.
    Posso utilizar qualquer uma caso digam que é melhor, e até posso alterar a ordem se acharem que alguma delas é melhor que outra como AP.

Mas comprar equipamentos pra investir nessa rede seria algo fora do orçamento no momento.
    (Aliás o que eu não usar desse material, estará para venda no ML depois, caso alguém se interesse, não terei o que fazer com isso, estará a preço abaixo do de mercado)

Exceto o Rocket então que não pretendo comprar agora, com esses equipamentos, algo que eu possa fazer?
    - Quanto ao canal... eu continuaria em 20MHz... 
    - Quanto a rede particular, pra Anatel, não importa o que você vai fazer com a radiofrequência, porém você tem q licenciar pra usar, seja provedor, uso doméstico, interligar 2 casas, filiais... todo uso de radiofrequência tem que ser licenciada pela Anatel, 
    - Quanto aos equipamentos, utilize apenas 1 marca... não faça rede frankstein (rede mista) você perde muito desligando o Airmax...
    - Quanto a compra no ML, cuidado apenas por questão de garantia, escolha uma revenda oficial da UBNT, assim vc tem nota fiscal e RMA em caso de defeito....

• Obrigado pelas dicas @fesala aqui está melhor.
    Referente a licença, sem problemas, já está resolvido ^_^
    Estarei dando preferência para uso somente Ubiquiti porque, pelas experiências que me foram relatadas, são as melhores.
    Estarei tomando cuidado com o ML.
    Opa maravilha cara... você até vai encontrar equipamentos bem mais em conta que o Ubiquiti... ja fizemos muitos cálculos, orçamentos e projetos com outras marcas.. mas ainda o custo beneficio continua sendo o melhor com a Ubiquiti... 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.