Bem-vindo à Comunidade UBNT

PPS PowerBeam M5

arkadiusarkadius 24 Pontos
Pessoal, estou com um problema um tanto quanto estranho em minha rede.
O que acontece é o seguinte:
Tenho um PTP com PowerBeam M5 22dbi e ao fazer teste entre os mikrotiks que estão em ambas as pontas passa 80mbps, a noite vejo o enlace passando 50mbps (ambos valores agregados), porém os clientes reclamam muito de lentidão. Vi que fica uma média de 6 mil pps agregado nos 50mbps. Qual o limite desses rádios? Estou usando radome da BRShield nesse enlace.

Sinal em -55/-58 , Noise -98 , 1.7km , 90/162 de tx/rx e 97% de CCQ, usando 40mhz

Alguém pode dar uma ajuda?

Obrigado pessoal.

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Fazendo o Bandwidth Test via Mikrotik, você tá fazendo por UDP ou TCP?!

Pelo que acompanhei a um tempo atras, na comunidade em inglês, a linha M5 tem capacidade de 20 mil pps... 
  • arkadiusarkadius 24 Pontos
    editado junho 2016
    Via UDP dá 100mbps agregado
    Via TCP dá 50~60mbps agregado

EDIT: Agora está passando 12~15mbps agregado e tenho clientes que estão no POP após esse PTP reclamando de lentidão.
    Tenho 100mbps de link dedicado na borda e o consumo agora está em 54mbps.
    Então ta correto amigo.. você num pode se basear na comunicação UDP... UDP sempre vai ser maior.. usa menos processamento.. etc etc...
    Teu enlace tem banda média de 50mbps... e pronto...
    Se você ta chegando nisso a noite.. num é culpa do equipamento.. e sim do mau dimensionamento do teu PTP.... 
    Você ta no limite usando um equipamento de baixo custo ( PowerBeam M5 22)....
    fesalata disse:

Então ta correto amigo.. você num pode se basear na comunicação UDP... UDP sempre vai ser maior.. usa menos processamento.. etc etc...

Teu enlace tem banda média de 50mbps... e pronto...
    Se você ta chegando nisso a noite.. num é culpa do equipamento.. e sim do mau dimensionamento do teu PTP.... 
    Você ta no limite usando um equipamento de baixo custo ( PowerBeam M5 22)....

Tranquilo, porém e agora, passando bem menos dos 50mbps e com lentidão? O que pode ser?
    Se eu trocar para a 25, melhora? Que equipamento indica?

Se você quer estabilidade, não esquentar a cabeça... e ter banda de sobra pro futuro... 
    Rocket AC + RocketDish
    Mas vc pode tentar ajustar o teu PTP.. diminua a largura do canal... faça uma varredura no Airview pra localizar os melhores canais pra vc operar... 
    o alinhamento parece estar correto... -55/-58.. qual a distancia desse enlace?!
    Menos de 2km
    faz com a PowerBeam AC 500 (que logo estará homologada) que vai atender bem.. em 30Mhz +- 200/200Mbps
    Obrigado pela dica. Provavelmente vou descer uma fibra entre os POPs mesmo. Já me acaba com dores de cabeça por interferência, canais, e todo o resto das dores de cabeça devido o uso de rádios.

Caso não dê certo o projeto da fibra, vou cotar as PB AC conforme indicado. Muito obrigado.
    Mas faz o teste diminuindo teu canal de 40MHz pra 20Mhz... Não lembro se a PowerBeam M5 tem a opção de 30Mhz... vai testando... as vezes são pequenos detalhes que podem te resolver muita coisa...
    Passei para MCS10 e fiz o BT em 1 sentido, deu 80mbps já com o tráfego dos clientes. Acredito que melhore levemente a performance.
    não amigo.. não mude MCS... isso vai limitar a conexão entre as PBE a sempre usar o MCS10... perdendo mais modulações e consequentemente mais banda passante...
    Mantenha o MCS automatico, pra que o AP decida qual usar... e diminua o canal... 
    diminuindo o canal de 40MHz pra 20MHz vc terá:
    - "metade" do troughput total...
    - dobro de potencia (melhor sinal)
    - "metade" de interferência.... 
    allopes2014
  • FmanduFmandu 15 Pontos
    fesalata disse:

A recomendação é sempre deixar os PTP modulando em automatico?

fesalata disse:

não amigo.. não mude MCS... isso vai limitar a conexão entre as PBE a sempre usar o MCS10... perdendo mais modulações e consequentemente mais banda passante...

Mantenha o MCS automatico, pra que o AP decida qual usar... e diminua o canal... 
    diminuindo o canal de 40MHz pra 20MHz vc terá:
    - "metade" do troughput total...
    - dobro de potencia (melhor sinal)
    - "metade" de interferência.... 

• janigjanig 4 Pontos
    editado junho 2016
    Amigo, apenas para narrar:

Tenho o mesmo enlace, porém 1.5km . Sinal -58 , canal 5540, PBE 22 dbi, 10 dbm ambas as pontas, -65/-61 e a noite trafega tranquilos 80 mega com CCQ em 99,1% , e sem Radome.

Presumo que é interferência. Também pode ser interferência de Airgrids caso as tenha em suas torres. Também pode ser proximidade de canal entre rádios, por exemplo: você tem na receptora a própria em 5540, e ao lado dela uma emissora (pode ser embaixo, em cima, do lado, se estiver perto dá no mesmo) e esta estiver em 5560 ou 5520, vai dar problema. À noite é que as coisas se revelam de fato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.