Bem-vindo à Comunidade UBNT

Duvidas unifi num ambiente pequeno com 400 usuario

Boa Noite, tenho um avento para atender, onde o ambiente é pequeno (100mts x 80Mts.) e onde calculo um numero de 300-400 usuários simultâneos, 99% Celulares. Tenho 5 Unifi uap. minha duvida é sé posso instalar ele com uma distancia máxima de 30 Mts um de cada. o sistema sera gerenciado por uma RB Mikrotik com queue´s fixos (vou criar um DHCP e um pool contendo no maximo 500 ip´s) cada usuário terá disponível 1MB de um link de 50MB IPDirect Copel. Problema de link acredito que nao vou ter, mas a minha preocupação é a instalação muito perto dos unifi. Alguma dica, sugestão de alguém que já tenha atendido algum evento similar?
Esse evento sera este final de semana, são 5 noites. Queria ter mais tempo para adquirir unifi PRO, mas nao da tempo então teria que me virar com esses 5 Unifi uap que adquiri para um evento menor com no máximo 150 usuário simultâneos e num ambiente maior, que alias funcionou uma maravilha...

Comentários

• fesalatafesalata 2917 Pontos
    Esse é um caso para o super  @R4V3R responder hehehe
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
     @DarioAdaro dá uma olhada nesses post em q o R4V3R deu umas dicas
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Bom, você meio que já sabe a resposta né, embora provavelmente não queria acreditar. Infelizmente a coisa vai desandar possivelmente quando estiver passando dos 250 usuários. Se o público total for de 400 pessoas, no máximo em qualquer dado momento, é provável que dê tudo certo se as coisas estiverem muito bem configuradas, mas se o público será de 400 usuários conectados, aí a conta não vai fechar, 80 usuários por rádio não é algo factível, e os problemas serão grandes, posso garantir.
    Minha recomendação, espace bem os APs, instale-os no teto, não paredes, eles não podem estar muito alto, nem muito baixo, o ideal é na casa de 3 metros, não mais que 4, potência em mínimo(5dBm no UAP), e configure os canais manualmente para que os rádios que tiverem que ficar no mesmo canal fiquem o mais longe o possível um do outro. Canais 1, 6 e 11, apenas, logicamente.
    Fora isso, dois recursos são imprescindíveis pra que a coisa não desande completamente, sendo o mais importante o load-balance, eu configuraria em 50 usuários por rádio e depois MINRSSI, provavelmente configurado em 20 ou 25 em cada rádio, dependendo do local de instalação, distâncias, materiais, barreiras se houver, entre outros...
    A rede também tem que ser "guest", e se for possível não usar captive portal, não use, configure a rede com senha em modo WPA2-Only, AES/CCMP-Only.
    Se for usar captive portal com a rede aberta, faça ele o mais leve o possível, e não esqueça de configurar o lease time do servidor DHCP de acordo com o tempo médio de permanência das pessoas no local.
    Pra quem precisa caçar uma onça só com um canivete, são esses os conselhos que posso dar ;)
  • @R4V3R Muito Obrigado...
    O espacio é todo aberto, a rede sera aberta, colocarei eles onde mais terá aglomeração de usuário e tem umas tendas com pouco mais de três metros de altura na parte mais baixa. dica excelente do uso da potencia baixa e uso no teto.
    Umas duvidas: acredito que os usuários utilizaram na sua maioria aplicativos dos próprios celulares e redes sociais, teria algum veneficio aumentar ou diminuir a banda liberada para cada usuário?
    próxima semana postarei os resultados com algumas fotos e prints. 
    Agradeço novamente.
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    Olha, 50Mbps de banda é bastante coisa, eu liberaria 2Mbps/1Mbps se a conexão for simétrica, ou então 2Mbps/512Kbps se o upload for menor. Pense que quanto mais rápido os usuários conseguirem fazer o que quer que estejam fazendo, menos ocupação dos canais você vai ter, ou seja, eles serão liberados mais rapidamente, deixando os demais usuários utilizarem. Se você tem banda disponível, o ideal é deixar os usuários utilizarem, e ao mesmo tempo tentar garantir que estejam conectados ao access point mais próximo possível, esse é o segredo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.