Bem-vindo à Comunidade UBNT

Dúvida UAP-Outdoor+

Este tópico foi criado a partir da divisão de comentários de: Unifi Outdoor +

Comentários

• Boa tarde Felipe, 

Primeiramente parabéns pela competência.
    Você saberia me informar até quantos usuários o UAP-OUTDOOR+ consegue conectar?
    Aqui no Sul de Minas cobrimos diversos eventos, alguns fixos e outros ocasionais, nossa média de usuários é por volta de 200.
    Desde já muito obrigado!
  • fesalatafesalata 2917 Pontos
    Ola  @wsscoelho, eu não tenho muito conhecimento sobre a capacidade de cada Unifi, acredito que o  @R4V3R  seja a melhor pessoa pra informar isso...
    Eu usei apenas 1 Unifi Outdoor+ para atender até 60 conexões com taxa de 2mb download e 1 mb upload...

Acredito que pra cobrir os 200 usuário deveria usar pelo menos 3 Unifi.... é o que eu faria...
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @wsscoelho, para 200 usuários o recomendado seria ao menos 4 rádios(no máximo 50 clientes por rádio), só que neste caso, se você estiver falando do modelo normal(UAP), que tem apenas o rádio de 2.4Ghz, você cria um problema de reuso de canais, pois você tem apenas 3 canais para utilizar, e 4 rádios para instalar, se todos estiverem no mesmo local, vai dar zebra, então, via de regra, quando o número de usuários em um mesmo local ultrapassa 150, o correto é que você parta para uma solução dual band, utilizando pontos de acesso com dois rádios, um em 2,4Ghz, outro em 5Ghz.
    No mercado brasileiro o ponto de acesso UniFi mais barato e que está atualmente disponível é o UAP-PRO, portanto você teria que utilizar ao menos dois destes apenas para cobrir a densidade de usuários.Claro que os usuários tem que ser corretamente balanceados entre os rádios, e também o dimensionamento depente do tipo de evento, se for qualquer coisa voltado para a área de tecnologia e/ou que envolva majoritariamente um público jovem, você tem que relaxar ainda mais o dimensionamento, e neste caso talvez fosse necessário um terceiro UAP-PRO, OK?
    wsscoelhofesalata
  • fesalata e @R4V3R, agradeço muito a ajuda é de grande satisfação poder contar com pessoas como vocês. Então, hoje usamos routersTP-LINK dual band, 99% dos usuários usam 2.4Ghz, mesmo estes routers sendo de boa qualidade ainda sim não conseguem passar dos 40 usuários, navegantes, já testamos DHCP do próprio router e BRIDGE com RB2011, mesmo assim não flui. No sábado atendemos ao show do Gustavo Lima, em um momento que monitoramos havia +300 usuários, claro, ninguém navegava, indicando que os routers não suportam este tipo de uso. Estamos pensando em utilizar Rocket M2 com Base, mas tenho minhas dúvidas sobre sua capacidade, por isso pensei no UAP. Utilizamos apenas 5.8Ghz para atender os clientes residenciais, em uma das bases de um POP vi 78 clientes conectados, de diversos planos, então imaginei que com M2 poderíamos conectar uns 200 usuários com banda simétrica de 1Mbps. Ahh majoritariamente atendemos ao público jovem, bem tenso!
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    wsscoelho disse:

então imaginei que com M2 poderíamos conectar uns 200 usuários com banda simétrica de 1Mbps. Ahh majoritariamente atendemos ao público jovem, bem tenso!

Isso não irá acontecer... Tenha em mente que você é quem tem que dimensionar corretamente o modelo, localização e quantidade de rádios de acordo com público e tipo de tráfego esperado. Não tem milagre aqui, pra coisa funcionar bem, o dimensionamento tem que ser correto, e dito isso, o dimensionamento máximo recomendado para qualquer rádio UniFi é de 50 clientes, e isso considerando navegação leve apenas, se os requisitos de uso de banda forem maiores, este número cai ainda mais...
    Não adianta você usar Rocket M2, o que você precisa é da quantidade correta de rádios para cobrir a densidade de clientes, e pra atender essa quantidade de pessoas com qualidade, o uso da banda de 5Ghz é obrigatório para poder desafogar a banda de 2Ghz aonde o número de canais é muito pequeno. Se for ambiente indoor, use 3 UAP-PROs, no mínimo. Se for oudoor você terá que fazer um mix de UAP-Outdoor+ e UAP-Outdoor5, mantendo a mesma quantidade mínima de rádios: 6.
     @wsscoelho pela facilidade de configuração e administração.. eu iria ainda de Unifi....
    Já pensei em fazer hotspot com o PicoStation.. mas depois de usar o Unifi.. você num vai querer outra solução não...
    Eles valem cada centavo investido...
    Toda dúvida que tiver sobre o Unifi, pergunte pro @R4V3R, é o cara mais ativo nesse fórum e tem uma baita bagagem de conhecimento pra oferecer! 
  • Okok @R4V3R, apesar de ter vindo buscar informações um pouco tarde ainda dá tempo de melhorar, semana passada adquirimos um Rocket M2, mas não chegou para testarmos, agora sei que não vingará, na próxima vamos adquirir o UAP Outdoor. Os eventos rotineiros quase sempre são indoor, então poderemos ver a performance do AP, junto usaremos os routers Tp-Link, pra deixar dimensionado o ambiente. Normalmente usamos o mesmo nome de rede em todos os rádios, seria melhor separar? É mais indicado os rádios em bridge ou roteados? Ainda não tinha esbarrado nesses empecilhos, mas agora a densidade tem aumentado significadamente e não podemos falhar pois temos um nome a zelar!
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @wsscoelho, não é que não dê pra fazer o serviço usando rockets, mas chega uma hora em que você vai ter diversos rádios, e aí pra criar um novo SSID, alterar uma senha ou mudar qualquer configuração, você vai ficar logando em 6, 10, 20, 50 rádios diferentes? Não faz sentido isso e é exatamente pra resolver esse problema que existe o UniFi, você gerencia tudo de um local centralizado e de forma simplificada, pois rádio por rádio, um Rocket M2 é bem semelhante aos UniFis, a maior diferença está no software não no hardware. Equipamentos da linha AirMAX são voltados para soluções PtP/PtMP, não para a rede de acesso, já os equipamentos UniFi são justamente feitos para a rede de acesso, ou seja, para conectar os dispositivos finais.
    Quanto aos SSIDs, sim, você pode e deve usar o mesmo SSID nos rádios, a não ser que tenha um forte motivo para não fazer isso, pois com o mesmo SSID, os dispositivos irão se movimentar e migrar de um ponto de acesso para o outro, preferencialmente permanecendo conectados ao AP mais próximo e inclusive também para fins de balanceamento, isso se chama roaming, e se o SSID e configurações WPA e de criptografia forem idênticos, irá ocorrer naturalmente...
  • Agora entendi sua recomendação do UAP-PRO, li o datasheet completo, não tinha visto que era outdoor também, pena que o alcance seja um pouco curto, pois ocasionalmente atuamos em locais com +150 metros. Muito obrigado pelas respostas e comentários, está sendo de grande ajuda. Tão logo testaremos algumas de suas sugestões e postarei aqui na comunidade os resultados!!!
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    UAP-PRO não é uma unidade outdoor, é indoor apenas!
    Todos os modelos outdoor são claramente diferenciados, e todos possuem "outdoor" no nome. Por isso eu comentei que se for para uso outdoor, você teria que fazer um mix de rádios outdoor 2.4Ghz e 5Ghz, ao invés de usar os UAP-PRO, para assim poder ter qualidade.
    Outra coisa, 150 metros é muita, muita coisa, em ambientes densos você quer instalar o maior número de rádios possível, com cada rádio cobrindo a menor área possível, não o inverso. Lembre-se, seu problema não é cobertura, mas sim densidade, então você não quer todos os clientes enxergando diversos access points com sinal alto, isso causaria um problema enorme fazendo com os clientes ? "saltassem" de um AP para o outro, mesmo estando este mais longe...
    Você deve usar o maior número de rádios possível, espaçados da melhor maneira possível, utilizando os canais da melhor maneira possível, e com a menor potência possível em cada rádio. Para atender até 150 usuários, você pode arriscar apenas 3 rádios de 2,4Ghz, para qualquer coisa acima disso, você precisa "desafogar" a banda de 2,4Ghz com rádios de 5Ghz(a maior parte dos smartphones, tablets e computadores atuais suporta ambas as frequências). Daí em diante é só ir adicionando pelo menos um rádio para cada 50 clientes, a conta é simples, 200 clientes = 4 rádios, 600 clientes = 12 rádios. Daí em diante a coisa fica punk se for um único ambiente, e aí realmente não é para marinheiros de primeira viagem, tem que ter experiência com isso pra poder fazer as coisas funcionarem corretamente..
  • Não entendo porque a UBNT diz que o UAP-PRO é indoor/outdoor, sendo que recomenda sua instalação em local onde o mesmo esteja protegido, ao meu ver marketing enganoso... Pois bem, até semana passada atendíamos locais com baixa densidade usando dois rádios, então era tranquilo, mas durante o show vimos que a coisa tava feia, por isso estamos buscando compreender este tipo de serviço e adquirir equipamentos que possam atender com versatilidade indoor/outdoor sem ter que utilizar muitos equipamentos (considerando proporcionalmente a densidade do ambiente). Esta semana faremos dois eventos e seguiremos sua dica, arriscaremos 3 rádios, sendo dois dual-band e um 2.4Ghz, tudo dimensionado para atender até 150 usuários. Em alguns casos ocorre que aparelhos iphone não se conectam na rede, usamos rede aberta, sem criptografia, pela sua experiência qual ou quais motivos levam a isso?
     @wsscoelho Acredito que vc tenha se equivocado.. pois os modelos OUTDOOR da linha Unifi, já tem isso bem descrito no próprio nome... 

Captura de Tela 2015-12-29 às 13.24.23
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    wsscoelho disse:

Não entendo porque a UBNT diz que o UAP-PRO é indoor/outdoor, sendo que recomenda sua instalação em local onde o mesmo esteja protegido, ao meu ver marketing enganoso...

Não é bem por aí, você provavelmente está confundindo os modelos. Em toda a extensão desse tópico eu falo apenas do UAP-PRO, modelo atual e disponível no Brasil, apenas para uso indoor, o qual você deve estar confundido com o novo UAP-AC-PRO, modelo recém lançado, não disponível no Brasil ainda, e o qual o fabricante informa ser para uso indoor/outdoor, porém ele não tem nenhum certificação IP, e não pode ter contato direto com a água, por exemplo. Ele é apenas um pouco mais resistente que o modelo anterior, só isso. Não adianta falar do modelo novo aqui pois ele não está disponível ainda, e duvido que seja homologado nos próximo 6 meses...

wsscoelho disse:

Em alguns casos ocorre que aparelhos iphone não se conectam na rede, usamos rede aberta, sem criptografia, pela sua experiência qual ou quais motivos levam a isso?

Apple sendo Apple. Normalmente funciona bem, quando não funciona, não há cristo que resolva a situação, mas neste caso, já vi vários dispositivos Apple que não gostam de redes abertas, sem nenhum tipo de criptografia. Eu tenho apenas uma rede neste estilo, usa o geust portal da própria controladora e fica em um hotel executivo, sempre há diversos dispositivos Apple, e em dois anos nunca recebi uma reclamação neste sentido...
  • kkk, me desculpem, realmente foi isso, estava olhando a linha AC, foi mal Srs... @R4V3R, é exatamente isso que acontece aqui, alguns dispositivos não conectam, vou experimentar abrir a rede guest e testar pra ver se flui. Tudo leva a crer que dispositivos Apple, atrelam criptografia a segurança, ou seja, se está aberto não é seguro e portanto não deve se conectar. Não necessariamente preciso ter uma controladora UniFi para gerir três ou quatro rádios UAP-PRO ou OUTDOOR, correto? Posso configurá-los individualmente e monitorá-los via WEB ou PRTG(neste último latência e tráfego)?
    Vai ter mais trabalho fazendo a gerencia unitária do que usar o Unifi Controller
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @wsscoelho, não há como gerenciar equipamentos UniFi individualmente, eles dependem da controladora para serem configurados e monitorados, não há servidor web embutido neles e você não conseguirá utilizar estes equipamentos sem primeiramente configurá-los usando a controladora.
    Depois de inicialmente configurados, você pode desligar a controladora se não quiser os relatórios que ela fornece, e antes de desligá-la, pode habilitar acesso via SNMP para monitorar com um software externo, mas pra modificar qualquer configuração você precisa da mesma instância da controladora, se não tiver, terá que resetar e reconfigurar novamente os equipamentos.
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @wsscoelho, @fesalata, eu desmembrei a conversa do tópico anterior pois fugiu muito do assunto principal, e por se tratar de uma história, não fazia sentido todos os posts naquele tópico. Continuemos a conversa neste tópico então.
    Perfeitamente  @R4V3R...
  • Uma pergunta (pode parecer até meio idiota). Qual a diferença entre Indoor e Outdoor? Se eu usar um Outdoor em um ambiente "Indoor", terei algum problema? Ou Outdoor quer dizer apenas que dá pra usa-los ao ar livre? Como se fosse mais resistentes às condições climáticas.

Testei um UAP-Outdoor+300M e cara, fiquei muito satisfeito com o desempenho e estou querendo implantar ele em um ambiente Indoor.
    Se vai usar indoor, parta para as novas UAP-AC que são bem melhores...
  • R4V3RR4V3R 8536 Pontos
    @mrdanilotks, não é que você não possa, mas não vale a pena usar um equipamento outdoor(de uso externo) em um ambiente interno(indoor), porque eles sempre serão mais caros.
    Para ambientes internos, use o UAP-AC-Lite ou UAP-AC-LR, vão custar até menos que o UAP-Outdoor+ e são 2x melhores. ;)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.