ola amigo, hoje tbm tentei conectar a litebeam numa loco 5 (que não tem airmax) e ela tbm não conectou. troquei a loco 5 por um powerbeam M5 e conectou de primeira!!
conclusão:
litebeam não conecta em rádios "legacy" (por natureza já não tem airmax como AP) e em rádios novos com airmax desligado.
Acho que a ubiquiti pecou no projeto desta litebeam, primeiro por ser SISO (1x1), segundo por tirar um item básico do rádio como a função "AP" e por último por limitar o funcionamento e obrigando o provedor a conectar ela somente em rádios da ubiquiti e que usam seu protocolo proprietário airmax!!!
Más dai vem a pergunta que não quer calar: não quer usar a litebeam devido a essas "limitações"? Então use uma powerbeam, nanobeam ou nanostation M.
Imagino que a ubiquiti desenvolveu a litebeam para concorrer com sua "rival" concorrente direta, MikroTik , a RB SXT-5nDr2, que custa em média $59,00 e trabalha MIMO 2x2, porem, perde no ganho da antena, 16dbi.
@ubnt-jaime voce pode dizer se realmente a litebeam nao funciona em modo AP e nao conecta em radios legacy ou que estejam com o airmax desativado? nao tem a funcao "Access Point"!
É isso mesmo @vaquero eu confirmei com o pessoal da ubnt, pelo menos por enquanto esse equipamento está com estas restrições, mas é possível que isso venha a se modificar no futuro. Ele foi feito para ser extremamente barato e para uma aplicação específica, então isso não é para ser um problema de fato.
Bom, na minha opinião, não são equipamentos comparáveis, mas se você já tiver uma quantidade grande de equipamentos mikrotik implantados, talvez a troca realmente não valha a pena...
Analisando do ponto de vista dos fabricantes, cada um tem seus protocolos proprietários de modo a otimizar a qualidade do sinal e aumentar o trafego de dados. A MikroTik tem o Nstreme e a Ubiquiti o airmax, em cada um dos casos, se eles forem ativados, um radio da empresa A não se comunicará com o da empresa B. O diferencial é a compatibilidade de comunicação de rádios diferentes, mesmo que os protocolos proprietários estejam desabilitados, nesse sentido a ubiquiti pecou em restringir a litebeam à apenas lincar com rádios ubiquiti e airmax ativos, pois tenho certeza que a grande maioria dos provedores não se limitam a utilizar apenas uma marca de radio de uma unica empresa.
@vaquero, obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve, lançaremos outro firmware que permite que utilize o LiteBeam sem o airMAX ativo, para quem está com 'rede 802.11 mista'.
O protocolo airMAX não simplesmente otimiza sua rede, mas evita os problemas encontrados pelo 802.11. Um dos grandes problemas que se enfrenta ao desativar o airMAX, é gerar nós ocultos (estações que não enxergam outras na mesma rede).
@vaquero, obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve, lançaremos outro firmware que permite que utilize o LiteBeam sem o airMAX ativo, para quem está com 'rede 802.11 mista'.
O protocolo airMAX não simplesmente otimiza sua rede, mas evita os problemas encontrados pelo 802.11. Um dos grandes problemas que se enfrenta ao desativar o airMAX, é gerar nós ocultos (estações que não enxergam outras na mesma rede).
@UBNT-Jamie a versão 5.6.3 - beta da litebeam funcionou, farei um teste agora para ver se ela conecta em uma torre, poiis vou usar ela em modo cliente e sua autenticação sera por ppoe, igual a airgrid m5 faz.
@azulxp Voce vai testar a litebeam em modo cliente? Com conexao ppoe? Essa litebeam que vou usar vai ser para conectar em uma mikro tik groove 5.8ghz. Sera que vai funcionar com essa versao 5.6.3 - beta?
Conforme solicitado, esta última versão do airOS 5.6.3-beta permite que conecte um LiteBeam a um rádio sem o airMAX habilitado.
Obrigado @UBNT-Jamie mas de nada me resolve ter o firmware se aqui na America latina não estamos encontrando para comprar a litebeam. A unica distribuidora, Excell do Paraguay, NUNCA tem em estoque, chegou 2000 peças, acabaram tudo em um único dia!!!! Estou tentando comprar a pelo menos 1 mês e não consigo. =(
Conforme solicitado, esta última versão do airOS 5.6.3-beta permite que conecte um LiteBeam a um rádio sem o airMAX habilitado.
Obrigado @UBNT-Jamie mas de nada me resolve ter o firmware se aqui na America latina não estamos encontrando para comprar a litebeam. A unica distribuidora, Excell do Paraguay, NUNCA tem em estoque, chegou 2000 peças, acabaram tudo em um único dia!!!! Estou tentando comprar a pelo menos 1 mês e não consigo. =(
Comentários
@vaquero eu tenho algumas peças no Brasil.
@dressa como posso comprar com vc e qnt custa?